O Vera Cruz/Campinas derrotou o Pró-Esporte/Sorocaba, na noite de quinta-feira (12 de março), por 98 a 85 (49 a 31 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio e Esportes Gilman José Jorge Farah (AA Ponte Preta), em Campinas (SP), marcando a estreia dos dois times na Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2020.

Usando bem o fator quadra, o time campineiro conseguiu vantagem nos dois períodos iniciais, variando bolas no garrafão, com bons arremessos de média e longa distância, a equipe da casa fechou o primeiro tempo com 18 pontos de diferença – 24 a 15 (primeiro quarto) e 25 a 16 (segundo quarto). No segundo tempo, o ritmo foi mais lento e o representante de Sorocaba conseguiu equilibrar as ações, chegando a ficar na frente no quarto final, mas sem alterar o panorama da partida, visto que a equipe campineira controlou bem essa tentativa de recuperação do rival – 26 a 26 (terceiro quarto) e 23 a 28 (quarto final).

Patty Teixeira recebeu o Troféu GOL / Foto: Fábio Leoni/Divulgação
Patty Teixeira recebeu o Troféu GOL / Foto: Fábio Leoni/Divulgação

As atletas mais efetivas foram Patty Teixeira (22 pontos, 08 rebotes e 11 assistências – double-double) e Licinara Rodrigues (20 pontos e 15 rebotes – double-double), pelo time da casa; Aruzha Michaski (25 pontos e 05 rebotes) e Letícia Senff (21 pontos e 03 rebotes), em favor do visitante.

“É sempre bom estrear com vitória. Hoje o time estava bastante aguerrido, foi um jogo bem coletivo e o placar foi muito alto. A gente tem que melhorar alguns aspectos, mas estrear com vitória é a melhor coisa”, disse a lateral Patty Teixeira, que foi eleita a melhor do jogo e, por isso, recebeu o Troféu GOL.

Aruzha Michaski foi a cestinha da partida / Foto: Fábio Leoni/Divulgação
Aruzha Michaski foi a cestinha da partida / Foto: Fábio Leoni/Divulgação

“É ruim (o resultado) porque a gente perdeu. Nós deixamos elas abrirem uma larga vantagem e corremos atrás. Fico feliz que a gente conseguiu tirar uma diferença de quase 30 pontos das atuais campeãs paulistas, já que nós começamos a treinar há uma semana, praticamente, e por ser um time muito novo”, opinou a armadora Aruzha.

O próximo compromisso do time campineiro será contra o BF Blumenau, no domingo (15 de março), às 14h (de Brasília), atuando novamente em seu ginásio, com transmissão ao vivo pela TV Cultura. O Pró-Esporte/Sorocaba buscará a recuperação enfrentando o Ituano Basquete, no dia 28 de março (sábado), às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).