O CR Flamengo é o primeiro finalista da Basketball Champions League Americas – 2019/2020. O Rubro Negro derrotou o Instituto, na noite de quinta-feira (12 de março), por 66 a 64 (21 a 41 no primeiro tempo), em duelo realizado no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ), pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal.

Com esta vitória emocionante o CR Flamengo fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota. Mas, não foi nada fácil, pois a agremiação argentina dominou as ações nos dois quartos iniciais, abrindo uma vantagem de 20 pontos no final do primeiro tempo – 12 a 19 (primeiro quarto) e 09 a 22 (segundo quarto).

O intervalo fez bem para o Mengão, visto que o técnico Gustavo De Conti conseguiu modificar o panorama da partida no segundo tempo, pois os seus comandados retomaram do vestiário com outra postura, o que permitiu, primeiro, a retirada de boa parte da vantagem, do rival do terceiro quarto e, posteriormente, conquistar a virada brilhantemente no período derradeiros, conquistando um resultado positivo difícil e emocionante – 19 a 11 (terceiro quarto) e 26 a 12 (quarto final).

Os destaques da partida foram Alexandre Olivinha (20 pontos e 07 rebotes) e Marquinhos Sousa (18 pontos), pelo time da casa; Santiago Scala (18 pontos) e Martin Cuello (13 pontos e 04 assistências), em favor do visitante.

 

Foto: FIBA
Foto: FIBA

 

“Foram dois tempos distintos. No primeiro não deu nada certo, tivemos uma defesa ruim, e o Instituto encaixou uma boa defesa, isso nos complicou. Mas, voltamos com uma outra atitude para o segundo tempo. Focamos bastante, tentamos fazer o que tínhamos feito na Argentina e tivemos um segundo tempo impecável. Agora é comemorar essa classificação à final”, comentou Alexandre Olivinha.

Na outra série semifinal, que reúne dois times argentinos, está tudo igual (1 a 1). Na segunda rodada, o San Lorenzo derrotou o Quimsa, por 100 a 87 (56 a 43 no primeiro tempo), atuando no em Santiago Del Estero, na Argentina.

Com isso, a decisão do segundo finalista vai ocorrer no terceiro jogo, que ainda não data confirmada, visto que a Federação Internacional de Basketball (FIBA) determinou a suspensão dos jogos, devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Felipe Luis, Gabigol e o técnico Jorge Jesus acompanharam de perto a vitória emocionante do Mengão / Foto: FIBA
Felipe Luis, Gabigol e o técnico Jorge Jesus acompanharam de perto a vitória emocionante do Mengão / Foto: FIBA