Time comandado pelo técnico João Camargo Neto passou pelo Unisociesc/BF Blumenau jogando em casa

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sesi Araraquara-SP derrotou o Unisociesc/BF Blumenau-SC, neste domingo (19 de março), por 76 a 55 (28 a 33 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio do Sesi, na cidade de Araraquara (SP), no complemento da segunda rodada do turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF 2023). Com este resultado, o time comandado pelo técnico João Camargo Neto é um dos líderes da competição, com duas vitórias – AD Santo André e Sampaio Basquete realizam campanhas similares.

O primeiro tempo, entretanto, foi comandado pelo time catarinense que ficou em vantagem nos dois quartos iniciais, assumindo o comando do placar e ficando ligeiramente na frente. A recuperação da equipe paulista se deu nos períodos finais, quando cresceu bastante de produção, acertou a mão e foi senhora absoluta das ações, levando vantagem nos dois lados da quadra, em especial no terceiro quarto. Com isso, conseguiu aplicar à virada e abrir vantagem para vencer bem dentro de casa – 11 a 14 (primeiro quarto), 17 a 19 (segundo quarto), 18 a 03 (terceiro quarto) e 30 a 19 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Aline Moura (15 pontos,14 rebotes e 05 bolas recuperadas) e Beatriz Aneas (14 pontos e 03 rebotes), pelo Sesi Araraquara; Kawanni Firmino (16 pontos e 06 rebotes) e Leila Zabani (12 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), em favor do Unisociesc/BF Blumenau.

 

Foto: Paulo Mantoanelli/SESI Araraquara

 

“Nossa equipe fez um jogo regular no primeiro tempo, mas a defesa ficou pouco aquém daquilo que havíamos treinado, ou seja, uma defesa mais agressiva e mais expandida em quadra. Trabalhamos bem ao longo de uma semana e meia, mas não foi o que aconteceu no primeiro tempo”, comentou o técnico João Camargo Neto, do Sesi Araraquara.

“Conversamos no intervalo e disse para as jogadoras que se quiséssemos conquistar o resultado positivo, deveríamos começar pela defesa, pois é ali que as coisas acontecem. E foi o que realmente sucedeu, a nossa equipe limitou o adversário a três pontos no terceiro quarto e as meninas voltaram a ter mais confiança, cuidando melhor da bola e tomando melhores decisões. E isso culminou com a vitórias, que para nós é muito importante para seguirmos nesse processo, já que temos uma tabela bem difícil pela frente”, complementou Camargo.

“Começamos jogando como a equipe que queremos ser. Defesa forte, rodando a bola e na medida do possível buscando os melhores momentos para finalizar. Sabíamos que a volta para o segundo tempo não seria fácil. Deixamos eles ditarem o ritmo do jogo no segundo tempo, paramos de marcar como havíamos feito no começo e, consequentemente, perdemos segurança no ataque, passamos a tomar más escolhas e isso nos custou o jogo. Agora é buscar corrigir o máximo de falhas possíveis para chegar melhor no próximo jogo”, analisou a atleta Kawanni Firmino, do Unisociesc/BF Blumenau.

A classificação de momento da Liga de Basquete Feminino (LBF 2023) é esta: 1º) Sesi Araraquara, AD Santo André e Sampaio Basquete – 02 vitórias; 4º) Unimed/Campinas e BAX Catanduva – 01 vitória e 01 derrota, 6º) Ituano Basquete, Sodiê Mesquita e Unisociesc/BF Blumenau – 02 derrotas.

A competição prossegue nesta segunda-feira (20 de março), às 19h30 (de Brasília), com a partida isolada entre Ituano Basquete e Sampaio Basquete, no ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes, em Itu (SP), abrindo a terceira rodada.