Representante mineiro cresceu no segundo tempo e conseguiu desgarrar para vencer em casa

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Cruzeiro Basquete-MG manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 ao derrotar a Liga Sorocabana de Basquete-SP, no domingo (19 de março), por 59 a 41 (25 a 26 no primeiro tempo), em jogo válido pelo turno da fase inicial, disputado no realizado no ginásio Poliesportivo Antônio Penido Guimarães, em Itatiaiuçu (MG).

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, visto que as duas equipes tiveram produções parecidas: o representante mineiro foi melhor no quarto inicial, enquanto a Liga Sorocabana de Basquete reagiu e comandou o segundo, ficando na frente pela vantagem mínima, com Leonardo “Lelê” Jacon se destacando – 15 a 11 (primeiro quarto) e 10 a 15 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, o equilíbrio seguiu, mas desta vez com o time da casa ficando na frente ao final do terceiro quarto. Já nos últimos dez minutos, o Cruzeiro Basquete comandou as ações, fazendo a diferença crescer para vencer em casa – 13 a 08 (terceiro quarto) e 21 a 07 (quarto final).

Foto: Divulgação/Cruzeiro Basquete

Os atletas mais efetivos foram Matheus Leoni (18 pontos e 05 rebotes) e Derick Machado (15 pontos e 12 rebotes – double-double), pelo Cruzeiro Basquete; Leonardo “Lelê” Jacon (18 potos,10 rebotes e 03 bloqueios – double-double), Aquiles Novo (06 pontos e 03 rebotes) e Lucas “Fumaça” Marciel (06 pontos e 02 bolas recuperadas), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.

Na classificação geral, o Cruzeiro Basquete lidera a Conferência Cadum, contabilizando três vitórias. Já a Liga Sorocabana de Basquete aparece no quarto lugar, com duas vitórias e três derrotas.

“A equipe de Sorocaba tem uma filosofia de jogo onde eles trabalham bem o ataque, gastando os 24 segundos, sem dar arremessos precipitados e isso faz com que o volume ofensivo das equipes diminua. E foi exatamente isso que aconteceu. Não tivemos um bom aproveitamento de arremessos por isso a pontuação baixa. Estávamos com uma média de 87 pontos por jogo e a estratégia da Liga Sorocabana funcionou, baixando bem essa média. No intervalo, dei uma chamada na equipe e ela correspondeu. Voltamos mais ligados no terceiro quarto e no último quarto conseguimos abrir uma boa vantagem no placar e administramos até o fim”, relatou Thiago Perez, técnico do Cruzeiro Basquete.

“Um jogo muito difícil, sabíamos das dificuldades que teríamos pela frente ao enfrentar o Cruzeiro em sua casa. Fizemos uma boa partida até o segundo tempo, mas deixamos eles distanciarem um pouco, que era o que almejavam. A defesa foi boa, mas no ataque as nossas bolas não caíram e isso decidiu o jogo em favor deles”, comentou o ala/pivô Leonardo “Lelê” Jacon, destaque do time sorocabano.

O Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 prossegue nesta segunda-feira (20 de março), com a partida entre EC Vitória e Basquete Blumenau, às 19h (de Brasília), no ginásio da ADELBA, em Salvador (BA).