Time maranhense venceu o disputado ‘Clássico do Nordeste’ e fechou as quartas com duas vitórias e nenhuma derrota, diante do Sport/Glória do Goitá

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sampaio Basquete fechou a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022, com duas vitórias e nenhuma derrota, ao superar o Sport/Glória do Goitá, no bom ‘Clássico do Nordeste’, disputado neste domingo (03 de julho), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), por 83 a 70 (36 a 42 no primeiro tempo), na segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final.

O primeiro tempo foi muito bom e disputado, com a equipe maranhense, que usou a força do seu conjunto, ficando ligeiramente na frente no quarto inicial e o time pernambucano crescendo e rendendo bem no segundo período. Com isso, o Leão reagiu e conseguiu a virada, assumindo o comando do placar, graças aos rendimentos favoráveis da armadora cubana Ineidis Casanova e da lateral norte-americana Jade Phillips – 21 a 20 (primeiro quarto) e 15 a 22 (terceiro quarto).

Na volta do intervalo, logo o Sampaio reequilibrou o clássico e, posteriormente, reassumiu o comando do marcador, com boa presença da pivô Gabriela Guimarães e da ala/armadora porto-riquenha Jennifer O’neill, enquanto pelo Sport, a ala/armadora Maíra Horford apareceu bem. No período final, o time da casa manteve o ritmo e desgarrou para vencer em casa e fechar a série, se garantindo na semifinal da LBF 2022. Vale ressaltar a atuação aguerrida da equipe pernambucana que lutou até o fim – 19 a 10 (terceiro quarto) e 28 a 18 (quarto final).

As maiores pontuadoras da partida foram Jennifer O’neill (16 pontos e 03 rebotes) e Gabriela Guimarães (15 pontos e 07 rebotes), pelo time da casa; Jade Phillips (23 pontos e 15 rebotes – double-double) e Ineidis Casanova (20 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), em favor do visitante.

“Jogo duro, como já esperávamos, o Sport fez uma excelente reta final na primeira fase do campeonato, quando chegou a Phillips e com a Horford, esperávamos que seria mais duro que aconteceu em Recife, até pela questão de sobrevivência na série, elas tinham que dar tudo. Na minha visão, essa foi a melhor partida do time pernambucano no campeonato. Foi importante para o nosso time entender que a cada jogo é a vida diante da torcida, as jogadoras estavam muito incomodadas que o jogo não estaca encaixando, mas não desistiram e lutaram até o final”, comentou o técnico Rodrigo “Galego” Leonardo, técnico do Sampaio Basquete.

“Como sempre digo, todos os méritos para as atletas. A dureza e batalha delas até o final, acreditando e dando um jeito de resolver o jogo quando as coisas não estão dando certo e a bola não está caindo conforme o esperado. Elas vão e encontram uma maneira de resolver o jogo. Muito feliz com a vaga na semifinal. Vamos assistir o duelo entre Santo André e Ituano para já iniciar os estudos do nosso próximo adversário”, completou o comandante do time maranhense.

No playoff – semifinal, o Sampaio Basquete vai enfrentar o vencedor da disputa semifinal entre AD Santo André e Ituano Basquete, que está empatada (1 a 1).

Segunda Rodada

02 de julho (sábado)
AD Santo André 80 x 72 Ituano Basquete, em Santo André (SP)
Sesi Araraquara 93 x 65 Sodiê Doces/Mesquita/LSB, em Araraquara (SP)

03 de julho (domingo)
Sampaio Basquete 83 x 70 Sport/Glória do Goitá, em São Luís (MA)
17h: Vera Cruz/Campinas x Unisociesc/Blumenau, em Campinas (SP)

Terceira rodada

04 de julho (segunda-feira)
19h: AD Santo André x Ituano Basquete, em Santo André (SP)
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – semifinal.