Time francano e o Clube Campineiro de Regatas e Natação, segundo colocado, já haviam garantido vaga na Fase Final da competição

Foto: Julie Marques

O Franca Basquete garantiu a conquista da Classificatória B do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base Sub-17 Masculino 2022 ao derrotar o Clube Campineiro de Regatas e Natação-SP, na noite deste sábado (02 de julho), por 81 a 80 (37 a 41 no primeiro tempo), em jogo eletrizante, disputado no ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Tartarugão), na cidade de Vila Velha (ES).

O primeiro tempo foi equilibrado, mas com a equipe campineira ficando ligeiramente na frente nos dois quartos iniciais – 20 a 22 (primeiro quarto) e 17 a 21 (segundo quarto). Na volta do intervalo, o panorama seguiu o mesmo e o Clube Campineiro de Regatas e Natação aumentou um pouco a sua vantagem – 19 a 24 (terceiro quarto).

Nos dez minutos finais, o Franca Basquete partiu para a recuperação e conseguiu a virada, mas o time de Campinas teve a força necessária para voltar ao comando do marcador. Desta forma, o momento de definição do jogo foi eletrizante, uma vez que o representante francano anotou a cesta da vitória, convertida por Vinicius Eduardo, no último segundo – 25 a 13 (quarto final).

“Viemos para esse campeonato com o objetivo de classificação para a Fase Final e conquistamos essa meta ao vencer a semifinal. Viemos para essa final um pouco mais tranquilos para realizar uma partida, que ficou aberta, com os dois times tendo a chance de conquistar a vitória. Isso foi até o último segundo. Tivemos o sucesso da finalização do Vinicius, que trouxe essa grande vitória para nós”, comentou o técnico do Franca Basquete, Nilton Gonçalves.

O jogo foi decidido na última bola e qualquer um dos times poderia sair com o resultado positivo que seria merecido. As duas equipes fizeram um bom jogo e o Regatas está de parabéns, assim como a CBB, o CBC e a Federação Capixaba, além dos demais envolvidos na organização dessa competição”, complementou o comandante do time francano.

Clube Campineiro de Regatas e Natação / Foto: Julie Marques

Já o técnico Marcelo Bandieri enalteceu o objetivo conquistado pela equipe campineira, numa competição forte. “Tem sido bem legal de participar destes campeonatos, que a cada ano contam com mais times e estão crescendo, assim como vem ocorrendo com a qualidade técnica. Essa classificatória B foi bem forte, com pelo menos oito times em condições de chegar à final. No ano passado batemos na trave para conseguir a vaga na Fase Final, então esse ano viemos com muita vontade e focados. Na primeira fase tínhamos que sair em primeiro para não correr riscos. Nas quartas jogamos com Tijuca, num jogo muito difícil. A semifinal foi a partida mais importante, já que só a vitória nos classificaria para a etapa decisiva. Entramos com uma defesa alta e forte e deu certo”, relatou.

“A final era a cereja do bolo. Um nome jogo decidido na última bola, do jeito que quem ama basquete quer ver. Franca ganhou e parabenizamos. Conseguimos o nosso objetivo de garantir a vaga na Fase Final. Parabéns a CBB e aos organizadores locais. Saímos daqui muito felizes pelo que conquistamos e sabendo que precisamos continuar trabalhando duro para formar os atletas”, completou o técnico da agremiação campineira.

Franca Basquete: 09. Lyedson César (02 pontos e 01 rebote), 13. Luis Eduardo Colinski (13 pontos, 01 rebote e 03 bloqueios), 16. Vitor Hugo Cardoso (17 pontos, 10 rebotes, 02 assistências, 02 bolas recuperadas e 05 bloqueios – double-double), 21. Miguel França (11 pontos, 04 rebotes, 06 assistências e 03 bolas recuperadas), 26. Pedro Cintra, 27. Elias Gabriel, 28. João Padilha (14 pontos, 05 rebotes, 07 assistências e 05 bolas recuperadas), 32. Raphael Augusto (04 pontos, 01 rebotes e 02 bolas recuperadas), 34. Vinicius Eduardo (20 pontos, 12 rebotes, 04 assistências, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio – double-double), 48. Gabriel Antonio (03 assistências). Técnico: Nilton Gonçalves

Clube Campineiro de Regatas e Natação: 04. Caio Damasceno (08 pontos, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), 06. Alec Chamom, 08. João de Oliveira (01 rebote, 01 assistência e 01 bola recuperada), 12. João Succi (01 ponto e 01 assistência), 14. Matheus Henrique (01 rebote), 23. Pedro Pastre (08 pontos, 11 rebotes, 04 assistências e 06 bolas recuperadas), 25. Vitor Rocha (15 pontos, 06 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas), 29. Isaac Menese (18 pontos, 06 rebotes, 07 assistências, 04 bolas recuperadas e 01 bloqueio), 45. Antonio Gomes (23 pontos, 05 rebotes, 05 assistências e 02 bolas recuperadas), 73. Eduardo Fryszer, 74. Victor Alexandre (04 pontos, 06 rebotes, 01 assistência, 03 bolas recuperadas e 03 bloqueios) e 77. Pedro Willians (03 pontos, 05 rebotes, 01 bola recuperada e 08 bloqueios). Técnico: Marcelo Bandiera

Classificação Final: 1º) Franca Basquete-SP, 2º) Clube Campineiro de Regatas e Natação-SP, 3º) CR Flamengo-RJ, 4º) Instituto Viva Vida-ES, 5º) Tijuca TC-RJ, 6º) Mogi das Cruzes Basquete-SP, 7º) Botafogo FR-RJ, 8º) Praia Clube-MG, 9º) Abasfi/Foz Basquete-PR, 10º) Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, 11º) Mackenzie EC-MG, 12º) EC Ginástico-MG, 13º) Associação Adrianinha de Basketball (AADB)-PE, 14º) Paysandu SC-PA, 15º) Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo-SP, 16º) Cube Paineiras do Morumby-SP, 17º) Barrado do Garça-MT, 18º) Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral -ES, 19º) ABC Basquete Cearense-CE, 20º) Campo Mourão Basquete-PR, 21º) MoveOn Basket -DF, 22º) CSFN-RJ, 23º) Associação Paraibana de Basquetebol -PB e 24º) Clube Campestre-PB

Já os destaques individuais foram esses:

Destaques individuais / Foto: Julie Marques

Jogador Mais Valioso (MVP): Grigor Viera (Barra do Garças)
Assistência: Arthur Machado (Instituto Viva Vida) e Arthur Medeiros (AADB)
Rebotes: Natã Nascimento (Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo)
Cestinha: Luis Eduardo Colinski (Franca Basquete)

Para Alex Oliveira, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a competição foi de alto nível. “Uma grata surpresa este campeonato. Esta é uma categoria que a CBB via com bons olhos. Tivemos 24 equipes, com 72 jogos realizados e um nível muito alto. Deu para observar que ainda temos muitos jogadores de 15 e 16 anos, que ficaram um tempo parados por conta da pandemia, atuando. Só temos que agradecer o Governo do Estado do Espírito Santo, a Prefeitura Municipal de Vila Velha e ao CETAF, que sediou três grupos. Quero salientar também a boa presença de público, já que faz muito tempo que não vejo um campeonato de base com um comparecimento tão grande de pessoas”, relatou.

“Na rodada final ocorreram grandes jogos, especialmente na definição do terceiro colocado, que o time da casa perdeu por apenas um ponto para o Flamengo no último lance. E, o jogo final foi de emoção total, uma vez que o time francano ficou atrás em boa parte do jogo e no final conseguiu igualar. Na última bola passou um ponto na frente e fechou a competição com o título”, complementou Alex.

A Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base Sub-17 Masculino 2022 já tem os times que vão lutar pelo título: São Paulo FC, Minas Tênis Clube, EC Pinheiros, SE Palmeiras, SC Corinthians Paulista, São José Basketball, Clube Esperia e Olympico Club garantido pelo ranking do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O CA Paulistano e o EC União Corinthians, que se qualificaram pela Classificatória A, e o Franca Basquete e o Clube Campineiro de Regatas e Natação, se garantiram agora pela Classificatória B. A etapa decisiva será aberta no dia 27 de setembro (terça-feira), em São José dos Campos (SP).

“Tenho certeza que a Fase Final será muito difícil, com a tendência de jogos interessantes e uma etapa muito acirrada. Agradecimento especial ao Comitê Brasileiro de Clubes, que segue apoiando a base, fazendo que cada vez mais tenhamos diversos estados representados, como ocorreu com a entrada do Barra do Garças e o Paysandu voltando a disputar uma competição nacional depois de muitos anos. Enfim, foi um sucesso total”, completou Alex Oliveira.

A Classificatória B do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base Sub-17 Masculino 2022 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).