O Projeto Basquete Cidadão do Campo Mourão Basquete e da Prefeitura de Campo Mourão, através da Fundação de Esportes (Fecam), vive um momento de grande expectativa, visto que definições importantes irão acontecer em breve, fortalecendo ainda mais o esporte na cidade. Tudo isso, graças a organização e ao planejamento, além da união de forças, que mantém o projeto de Campo Mourão com grandes chances de voltar a disputar o Novo Basquete Brasil (NBB) e agora também jogar as competições nacionais de base.

Trabalhando no retorno à elite há vários meses, o técnico e coordenador do projeto do basquete na cidade, Emerson de Souza juntamente com os direitos da Associação Mourãoense de Basquete (Amobasquete), Fundação de Esportes (Fecam) e patrocinadores, seguem confiantes.

“Estamos trabalhando muito para retornar ao Novo Basquete Brasil (NBB), a competição de elite nacional, pois temos a franquia e estamos iniciando a reforma do ginásio Municipal JK, entre outras ações. O passo seguinte é conseguir o número necessário de parceiros para viabilizar financeiramente este retorno”, comentou.

Em relação à base, a Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, divulgou recentemente uma parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que vai auxiliar no custeio de algumas desesperas dos clubes que jogarão a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Só que para este auxílio ocorrer, a equipe precisa estar filiada ao CBC.

“Essa notícia foi muito boa para o Campo Mourão Basquete, que está filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes desde janeiro deste ano. Vejo isso como um prêmio pelo esforço grande que todos nós estamos fazendo para engrandecer o basquete da cidade, desde a base até o alto rendimento, seguindo à risca o planejamento que elaboramos”, explicou Emerson, lembrando que os times que jogarão o Novo Basquete Brasil terão que disputar obrigatoriamente a Liga de Desenvolvimento.

“Esse é outro ponto que favorece o nosso retorno”, acrescentou Souza.

O momento especial vivido pelo Campo Mourão Basquete só está acontecendo pelo trabalho de todos os envolvidos com a modalidade, começando pelo prefeito Tauillo Tezelli. “Não posso deixar de destacar o apoio e o incentivo da Fundação de Esportes (Fecam,) Associação dos Servidores Municipais de Campo Mourão (Assercam) e o Atletismo da cidade, uma vez que iniciamos juntos o projeto para entrarmos no CBC e conseguimos a filiação. Agora, esta ação que seria direcionada à base, pode nos ajudar a retornar ao Novo Basquete Brasil (NBB); ainda não está 100% certo, mas estamos viabilizando”, explicou o técnico e coordenador.

“Além disso, quero agradecer aos nossos parceiros e patrocinadores que se mantiveram ativos conosco mesmo nesse momento complicado da pandemia. Isso viabilizou o projeto seguir vivo na cidade”, acrescentou Emerson.

Com essas possibilidades, Campo Mourão terá a chance de desenvolver e ampliar o basquete na cidade. “Tendo uma equipe adulta de alto rendimento jogando competições importantes, como o Campeonato Paranaense e o NBB, nos ajudará a fortalecer a base, servindo como ‘espelho’ e incentivo aos jovens. E a base passa a ter as competições do CBC para aumentar a sua gama de jogos e realizar um importante intercâmbio, além de dar força para a nossa liga regional que vem crescendo ano a ano, visando crescimento”, finalizou Emerson de Souza.

O técnico Edson de Souza está confiante e acredita no retorno à elite / Foto: Divulgação/LNB
O técnico Edson de Souza está confiante e acredita no retorno à elite / Foto: Divulgação/LNB