Premiação tem um cunho educacional, através da parceria da CBB com a UniCesumar

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O troféu de MVP do Campeonato Brasileiro 2024 será muito mais do que uma simples homenagem ao ex-atleta e ídolo João “Pipoka” Vianna. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a UniCesumar, parceira educacional da Basquete Brasil, irão oferecer ao melhor jogador de cada uma das 50 partidas do campeonato a oportunidade de ingressar no ensino superior, unindo mais uma vez os universos do esporte e da educação.

A competição nacional de basquete, que começa em 15 de março, contará com a participação de nove equipes, e o prêmio de MVP será concedido ao destaque de cada jogo. A avaliação levará em consideração não apenas o desempenho em quadra, mas também a eficiência do jogador, sendo o troféu patrocinado pela UniCesumar.

O vencedor de cada partida terá a oportunidade de escolher entre uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação, extensão ou MBA, todos na modalidade de ensino a distância, em uma das principais instituições de ensino do país. No caso de um jogador já ter sido premiado em outra partida, o prêmio será destinado ao segundo atleta mais eficiente do jogo, e assim por diante, garantindo o benefício a um número maior de pessoas. Caso o atleta vencedor opte por não utilizar a bolsa, ela será repassada a outro jogador da mesma equipe.

Imagem: CBB

Dados recentes do Censo da Educação Superior, de 2022, revelam que apenas cerca de 20% da população brasileira possui ensino superior, enquanto o país ocupa a segunda posição no mundo em jovens na condição de “nem estudar, nem trabalhar”, afetando um em cada cinco jovens entre 15 e 29 anos.

Nos últimos anos, a parceria entre a CBB e a UniCesumar tem beneficiado não apenas os atletas em destaque, mas também colaboradores da entidade, atletas da base e membros das comissões técnicas.

O patrocínio entre a CBB e a UniCesumar foi intermediado pelo Educa Esporte, projeto da UniCesumar que estabelece parcerias com clubes de diversas modalidades esportivas em todo o país.

“Compreendemos a importância da educação aliada ao esporte e estamos comprometidos em trilhar esse caminho junto à CBB”, afirmou o diretor de relações institucionais da UniCesumar, José Henrique Saviani.

“Estudo e ensino nunca devem caminhar separados. A CBB se orgulha dessa parceria com a UniCesumar. Em um país como o Brasil, onde a educação ainda é um luxo para muitos, um prêmio como este é verdadeiramente inspirador”, finalizou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.