Byra Bello é professor, comentarista e técnico

06 de março de 2024 (09 jogos do dia 05)

1 – Orlando Magic 101 x 89 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 15.928 (83%).

Na coletiva de imprensa, o técnico do Magic, Jamahl Mosley, atribuiu o bom momento da equipe, com a conquista da 9ª vitória nos últimos 11 jogos, a uma mudança de mentalidade do grupo. “Estamos mantendo um padrão mais elevado”, disse Mosley. “Esses caras comunicaram qual é esse padrão em ambos os lados do basquete. Ofensivamente, queremos ter certeza de que estamos movendo e compartilhando, jogando coletivamente, e defensivamente, queremos ter certeza de que estamos trabalhando com pressão na bola, ajudas constantes e muita comunicação.”

Com o triunfo, o Magic subiu duas posições na tabela de classificação da Conferência Leste, onde no momento está fechando o G4 com 36 vitórias e 26 derrotas.

O Hornets amargou a 5ª derrota consecutiva e continua na 13ª posição, da mesma conferência, com 15 vitórias e 47 derrotas.

O ala/pivô Paolo Banchero, do Magic, com 22 pontos, 5 rebotes e 3 assistências, e o armador Vasilije Micic, do Hornets, com 21 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, foram os destaques da partida.

Os 2 times serão visitantes na próxima partida e enfrentarão o mesmo adversário, o Washington Wizards. O Orlando Magic jogará na quarta-feira, enquanto o Charlotte Hornets jogará na sexta-feira.

2 – Boston Celtics 104 x 105 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).

Numa partida espetacular com um final dramático, o Cavaliers superou uma desvantagem de 22 pontos no período final, a maior recuperação no quarto período na história da franquia, e bateu, diante de sua torcida, o Celtics.

O grande nome do jogo saiu do banco de reservas do Cavaliers, o ala Dean Wade com 23 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 9 tentadas (66,6%). Wade anotou 20 dos seus 24 pontos no quarto final, superando a contagem do rival que chegou a minguados 17 pontos. A excelente performance de Wade, contribuiu para o encerrando da mais longa sequência de vitórias da NBA nesta temporada do Celtics, com 11 jogos.

O trio do Celtics formado pelo pivô Kristaps Porzingis com 24 pontos, 9 rebotes e 3 assistências, pelo ala Jayson Tatum com 26 pontos e 13 rebotes, caracterizando o double-double, e o armador/ala Jaylen Brown com 21 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, foi o destaque da equipe.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes na Conferência Leste, onde o Celtics continua liderando com 48 vitórias e 13 derrotas, e o Cavaliers é o 3º colocado com 40 vitórias e 21 derrotas.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regula season” da atual temporada, com duas vitórias do Celtics.

Os 2 times serão mandantes na próxima partida, o Cleveland Cavaliers na quarta-feira, contra o Atlanta Hawks, e o Boston Celtics na sexta-feira, contra o Denver Nuggets.

3 – Philadelphia 76ers 107 x 112 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 17.086 (93%).

Depois de entrar nos 12 minutos finais da partida com prejuízo de 3 pontos (83 x 80), o Nets fez um quarto derradeiro de muita eficiência nos dois lados da quadra, com uma parcial de 24 x 32, virando o jogo e obtendo a 3ª vitória nos últimos 4 jogos, o que valeu a manutenção da 11ª colocação da Conferência Leste com 25 vitórias e 37 derrotas.

O 76ers sofreu a 3ª derrota nos últimos 5 jogos e sem poder contar com os dois melhores jogadores na temporada, o pivô Joel Embiid e o armador Tyrese Maxey, ambos lesionados, perdeu duas posições na tabela de classificação da mesma conferência com 35 vitórias e 26 derrotas.

O armador Denis Schroder e o ala/pivô Dorian Finney-Smith, ambos com 20 pontos, foram os destaques do Nets. Vale registrar a boa partida do ala Lonnie Walker Jr, vindo do banco, com 19 pontos e 4 rebotes.

No 76ers, o destaque veio do banco, o ala Kelly Oubre Jr com 30 pontos, 6 rebotes e 4 assistências.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas forças do leste, na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias do Nets. O jogo 4 acontecerá no dia 14 de abril, na cidade de Philadelphia, casa do 76ers.

O Philadelphia 76ers receberá na quarta-feira, o Memphis Grizzlies, e o Brooklyn Nets viajará até a cidade de Detroit, para enfrentar na quinta-feira, o Detroit Pistons.

4 – Detroit Pistons 110 x 118 Miami Heat
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Florida. Público: 19.724 (100%).

Apenas em duas ocasiões durante todo o jogo, o Pistons esteve no comando do placar: no começo da partida, quando colocou 5 a 0, e no retorno do vestiário, quando esteve 4 pontos à frente (69 x 65). No restante da partida, o Heat comandou o placar e conquistou, com certa tranquilidade, a 11ª vitória nos últimos 14 jogos. Isso manteve a equipe na 6ª colocação da Conferência Leste com 35 vitórias e 26 derrotas, enquanto o Pistons amargou a 9ª derrota nos últimos 10 jogos e continua carregando a lanterna da mesma conferência com 9 vitórias e 52 derrotas.

Este foi o segundo dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias do Heat. O jogo 3 acontecerá no dia 15 de março e o jogo 4 no dia 17 de março, ambos na cidade de Detroit, casa do Pistons.

Ao final da partida, o Heat teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala Jimmy Butler com 26 pontos, sendo 15 no último quarto, 6 rebotes e 8 assistências. O pivô Bam Adebayo e o ala Duncan Robinson, ambos com 18 pontos, foram importantes para o triunfo do Heat.

No Pistons, os armadores Cade Cunningham com 23 pontos, 4 rebotes e 8 assistências; e Simone Fontecchio, vindo do banco, com 22 pontos – sendo 15 em 5 bolas de três pontos convertidas em 12 tentativas (41,6%), além de 4 rebotes e duas assistências – foram os destaques da equipe.

Os dois times estarão de volta ao batente na próxima quinta-feira: o Detroit Pistons receberá o Brooklyn Nets; e o Miami Heat viajará até a cidade de Dallas para enfrentar o Dallas Mavericks.

5 – Atlanta Hawks 116 x 100 New York Knicks
Local: Madison Square Garden, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, no estado de Nova York. Público: 19.812 (100%).

Sem jamais ter perdido a dianteira do placar, o Hawks venceu fora de casa o Knicks, obtendo a 3ª vitória nos últimos 5 jogos, o que valeu a manutenção do 10º lugar na Conferência Leste com 27 vitórias e 34 derrotas, enquanto o Knicks sofreu a 3ª derrota nos últimos 4 jogos e perdeu uma posição na tabela de classificação da mesma conferência, estando no momento na 5ª posição com 36 vitórias e 26 derrotas.

O ala Jalen Johnson com 26 pontos, 9 rebotes e 7 assistências, ficando por um rebote e 3 assistências para o triple-double, o ala De’Andre Hunter, vindo do banco, com 22 pontos e 3 rebotes, e o armador/ala Dejounte Murray com 21 pontos, 9 rebotes e 6 assistências foram os destaques do Hawks.

No Knicks, que jogou sem o armador Jalen Brunson, lesionado, o armador/ala Donte DiVincenzo com 21 pontos, sendo 15 com 5 bolas de 3 pontos convertidas em 17 tentativas (29,4%), além de 4 rebotes e duas assistências, e o ala Bojan Bogdanovic, vindo do banco, com 19 pontos e 3 rebotes foram os destaques da equipe.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias do Knicks.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Atlanta Hawks na quarta-feira contra o Cleveland Cavaliers e o New York Knicks na sexta-feira contra o Orlando Magic.

6 – New Orleans Pelicans 139 x 98 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontário, no Canadá. Público: 18.864 (95%).

Vencendo todos os quartos da partida, o Pelicans não teve dificuldades para derrotar, fora de casa, o Raptors por 41 pontos de diferença, mantendo a 7ª colocação da Conferência Oeste, com 37 vitórias e 25 derrotas, enquanto o Raptors amargou a 3ª derrota nos últimos 4 jogos e continua na 12ª posição na Conferência Leste com 23 vitórias e 39 derrotas.

Ao final da partida, o Pelicans teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador Trey Murphy III com 34 pontos, sendo 30 em 10 bolas de 3 pontos convertidas em 14 tentadas (71,4%), além de 6 rebotes.

No Raptors, o destaque ficou com o armador Immanuel Quickley com 17 pontos, sendo 12 em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 7 tentadas (57,1%), além de 7 rebotes e 7 assistências.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias do Pelicans.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Toronto Raptors na quinta-feira contra o Phoenix Suns e o New Orleans Pelicans na sexta-feira contra o Philadelphia 76ers.

7 – San Antonio Spurs 101 x 114 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 16.734 (93%).

O esperado duelo entre os 2 pivôs e sensações da atual temporada, com toda certeza, valeu o ingresso. Pelo Rockets, o pivô turco Alperen Sengun marcou 45 pontos, 16 rebotes, 3 assistências e 5 roubadas de bola, superando o calouro Victor Wembanyama, do Spurs, que registrou um double-double com 10 pontos e 11 rebotes, além de 7 tocos.

Na sua terceira temporada na NBA, Sengun se tornou o quinto jogador, desde 1973-74 quando os roubos de bola começaram a ser monitorados, a alcançar pelo menos 45 pontos, 15 rebotes e 5 roubadas de bola em uma partida. Ele se junta a Anthony Davis, que fez isso duas vezes, Joel Embiid, James Harden e John Drew, que fizeram uma vez cada. Com 21 anos e 224 dias, Sengun é o jogador mais jovem a registrar esta marca.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes na Conferência Oeste: o Houston Rockets é o 12º colocado com 27 vitórias e 34 derrotas, e o San Antonio Spurs é o lanterna com 13 vitórias e 49 derrotas.

O Houston Rockets receberá na quarta-feira o Los Angeles Clippers, e o San Antonio Spurs viajará até a cidade de Sacramento para enfrentar na sexta-feira o Sacramento Kings.

8 – Indiana Pacers 137 x 120 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.200 (100%).

A mudança de postura defensiva na volta do vestiário, resultando numa corrida de 20 a 6, foi fundamental para a parcial de 32 x 18 no terceiro quarto da partida, na qual o Pacers se aproveitou e entrou no último quarto com uma vantagem de 18 pontos (106 x 88).

No último quarto, as equipes trocaram cestas e isso acabou beneficiando o Pacers, que conquistou a segunda vitória sobre o rival nesta temporada. Ao meu ver, uma nova partida entre as duas equipes na temporada só ocorrerá numa improvável final de NBA.

Ao final da partida, o Pacers teve 9 jogadores com dígitos duplos em pontos, sendo 5 deles vindos do banco, o que contribuiu com 69 pontos para a equipe contra os 32 do Mavericks.
Os destaques do Pacers foram o pivô Myles Turner com 20 pontos e 4 rebotes, e o armador Tyrese Haliburton, que alcançou o double-double com 19 pontos e 11 assistências.

No Mavericks, o armador Luka Doncic atingiu seu 14º triple-double na temporada e o de número 70 em sua carreira na NBA, com 39 pontos, 10 rebotes e 11 assistências.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes em suas respectivas conferências: o Dallas Mavericks é o 8º colocado na Conferência Oeste com 34 vitórias e 28 derrotas, e o Indiana Pacers é o 8º colocado na Conferência Leste com 35 vitórias e 28 derrotas.

Os dois times serão mandantes na próxima quinta-feira: o Indiana Pacers contra o Minnesota Timberwolves e o Dallas Mavericks contra o Miami Heat.

9 – Phoenix Suns 117 x 107 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.589 (100%).

Numa partida com 2 tempos bem distintos, o primeiro pertencendo ao Suns com uma parcial de 65 x 50 e o segundo tempo com domínio do time mandante, com uma parcial de 37 x 52. Ao final do tempo regulamentar, tivemos um empate em 102 pontos, sendo necessária a prorrogação para ser conhecido o vencedor. Na prorrogação, o Suns fez uma corrida de 10 a 2 e não deu a mínima chance ao rival.

Com o triunfo, o Suns subiu uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, onde no momento é o 6º colocado com 36 vitórias e 26 derrotas, enquanto o Nuggets é o 3º colocado da mesma conferência, com 42 vitórias e 20 derrotas.

O ala Kevin Durant, com 35 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, e o armador/ala Grayson Allen, com 28 pontos, sendo 24 em 8 bolas de 3 pontos convertidas em 12 tentadas (66,6%), além de 5 rebotes e 4 assistências, foram os destaques do Suns.

No Nuggets, a dupla formada pelo armador Jamal Murray, com 28 pontos, 7 rebotes e 9 assistências (ficando por 3 rebotes e uma assistência para o triple-double), e o pivô Nikola Jokic, com 25 pontos, 16 rebotes e 5 assistências, foram os destaques da equipe.

Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para cada lado sempre como visitante. O jogo 3 acontecerá no dia 27 de março, na cidade de Denver, casa do Nuggets.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Phoenix Suns na quinta-feira, contra o Toronto Raptors; e o Denver Nuggets na sexta-feira, contra o Boston Celtics.