Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Subiu a bola para o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Nesta quinta-feira (22 de julho), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), cinco jogos agitaram o primeiro. O começo do campeonato Sub-22 (que não é mais base), realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foi marcado pela grande entrega dos jovens jogadores, a confirmação do favoritismo de Sesi Franca Basquete, SC Corinthians Paulista e CA Paulistano e o bom começo do São José Basketball/Atleta Cidadão e do KOT/Caxias do Sul/Recreio.

No primeiro jogo, Sesi Franca Basquete e Stock Med/União Corinthians realizaram um duelo muito disputado. Apesar do início intenso do time visitante, que abriu uma pequena vantagem, o Franca Basquete se recuperou durante o jogo devido à boa marcação pressão que exerceu na saída de bola do União Corinthians e venceu o confronto (68 a 65).

O pivô Márcio Santos, do Sesi Franca, foi o grande destaque com cestas decisivas e terminou a partida com 26 pontos e mais oito rebotes. ‘’Viemos com a cabeça pensando em evolução e foi um passo gigante por conta de que o Adyel, nosso armador, testou positivo para Covid-19 e não conseguiu vir, então jogamos hoje como um time, uma família e essa vitória foi por ele e por todo mundo que ajudou a gente’’, afirmou.

Ainda pelo time francano, os alas Edu Marília (12 pontos e 15 rebotes – double-double) e Léo Abreu (14 pontos e oito assistências) fizeram grande partida. Pelo lado gaúcho, o ala/armador André, com 23 pontos e cinco bolas de três, foi o principal nome.

Na sequência, o KOT/Caxias do Sul/Recreio derrotou com certo domínio do Pato Basquete. Soberana no placar a maior parte rtida, a equipe gaúcha começou a competição com uma vitória importante para a continuidade (76 a 59).

Comandado pelo técnico Ricardo Mancuso, o destaque da partida ficou com o pivô Andrew, o qual protagonizou um fato curioso: o nome em sua camisa é ‘’Zion’’, em referência ao jogador da NBA, Zion Williamson. Ele anotou 20 pontos e 13 rebotes (double-double).

“Iniciar com a vitória foi importante pra gente e para a cidade que depositou confiança. Sobre o apelido, desde que eu comecei a jogar me deram esse apelido então decidi colocá-lo na camiseta’’, afirmou Andrew, o “Zion”, atleta do KOT/Caxias.

Agora, a equipe do Pato Branco busca a recuperação confiando em mais uma boa atuação de Iago, que anotou 16 pontos no duelo inicial. Ainda pelo time do Paraná, quem também se sobressaiu foi o Furlan, com 12 pontos.

No terceiro jogo do dia, o SC Corinthians Paulista abriu a sua participação com vitória sobre o VipTech/Campo Mourão Basquete/Assercam (81 a 53). Apesar do placar elástico, o jogo começou muito equilibrado e assim se manteve durante todo o primeiro e segundo quartos. O Campo Mourão fez frente ao time paulista e foi para o intervalo perdendo por apenas dois pontos.

No decorrer do jogo o físico da equipe paulista prevaleceu, devido ao fato do time paranaense ter apenas quatro reservas à disposição. Com isso, o Timão abriu vantagem já no terceiro quarto e apenas administrou a partida na última parte.

‘’Vitória suada, primeiro tempo foi bem difícil até porque não esperávamos marcação por zona durante os 40 minutos de jogo, mas acho que o time se saiu bem. Óbvio que tem nervos, ansiedade, mas acredito que no final a gente conseguiu implementar nosso jogo”, disse o capitão alvinegro, Pedro Nunes, que anotou um double-double (14 pontos e 11 rebotes).

Além disso, Alê Ludwig (10 pontos e 10 rebotes – double-double), Yan Djalo (11 pontos e 07 rebotes) e Jean (12 pontos e 08 assistências) também se destacaram pela equipe paulista. Já pelo representante de Campo Mourão, os destaques ficaram por conta de Diniz, cestinha da partida com 15 pontos e mais 08 rebotes, Pedro (13 pontos e 08 rebotes) e Wellington (11 pontos).

Continuando a série de jogos, o São José Basketball/Atleta Cidadão superou a ADRM/Maringá (67 a 52) e iniciou a disputa com o pé direito. Em jogo muito físico, o equilíbrio reinou até o fim do terceiro quarto, já que nenhuma equipe conseguia se distanciar no placar. Na última parte da partida, a marcação forte do conjunto joseense prevaleceu e a equipe conseguiu a vantagem necessária para vencer.

O ala/armador Pedro, do São José, foi o cestinha, com 16 pontos e apanhou ainda 08 rebotes. Junto com ele, o armador Paulino, da ADRM/Maringá, anotou os mesmos 16 pontos.

“Sobre a vitória, é muito importante pra gente, ainda mais em um campeonato como a LDB que é muito disputada, 7 jogos seguidos e ganhar a primeira é muito bom”, comentou Pedro, que já havia disputado a LDB pelo Sesi Franca.

Além disso, o pivô Guapi registrou um double-double (13 pontos e 10 rebotes) para o time de Maringá, enquanto Gregate (10 pontos) e Ge (10 pontos e 11 rebotes) também contribuíram para a vitória da equipe do Vale do Paraíba.

No último jogo do dia, o anfitrião CA Paulistano fez valer a vantagem de jogar em casa e venceu o Coritiba Monsters/Thalia (74 a 49). Com muita movimentação no ataque e todos do elenco pontuando, o time paulista controlou a partida desde o início com muita intensidade e garantiu uma boa estreia.

O destaque ficou por conta do pivô Honorato, do time paulista, que anotou 10 pontos e apanhou 10 rebotes (double-double). Pelo Coritiba, Rafinha com 16 pontos e 05 assistências foi o destaque.

O jogo coletivo do time da casa chamou a atenção e foi determinante para a vitória. O treinador do Paulista, Beto Jayme, comentou sobre a atuação do seu time. ‘’O importante é começar a LDB com uma vitória, mas nós como técnico, pensamos como um todo. Toda estreia é difícil, tem meninos que nunca tinham jogado a LDB então passamos por esse momento complicado e eu até entendo. A LDB é uma escada que você tem que subir degrau por degrau, mas se você der um passo para trás, os outros passam por cima de você. Tenho certeza que vamos melhorar, é um time muito aguerrido, que gosto muito. Vamos melhorar a postura defensiva, o banco tem que estar mais falante”, declarou.

A LDB – 2021 prossegue nesta sexta-feira (23 de julho), com mais cinco partidas, que acontecem no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP): KOT/Caxias do Sul/Recreio x SC Corinthians Paulista (09h), Stock Med/União Corinthians x São Paulo FC (11h15), Coritiba Monsters/Thalia x Sesi Franca Basquete (13h30), VipTech/Campo Mourão Basquete/Assercam x São José Basketball/Atleta Cidadão (15h45) e CA Paulistano x ADRM/Maringá (18h). Todos no horário de Brasília (DF).