EC Pinheiros, CA Paulistano e Bauru Basket também vencem na rodada

O Cerrado Basquete-DF conseguiu a recuperação no turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 ao derrotar o São Paulo FC-SP, na noite desta quinta-feira (15 de dezembro), atuando no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), por 101 a 94 (48 a 44 no primeiro tempo). O time brasiliense quebrou uma série negativa de cinco jogos.

Foto: Rodrigo Abdalla/Cerrado

A equipe da casa comandou o segundo e terceiro períodos, depois da igualdade nos primeiros dez minutos, e ficou na frente no placar. O Tricolor tentou a recuperação no quarto final, mas não conseguiu se aproximar do rival para buscar a recuperação – 17 a 17 (primeiro quarto), 31 a 27 (segundo quarto), 28 a 24 (terceiro quarto) e 25 a 26 (quarto final).

Os maiores pontuadores os norte-americanos Keyron Sheared (21 pontos, 04 rebotes e 07 assistências) e Rashaun Mc Lemore (18 pontos e 06 rebotes), pelo Cerrado Basquete; Betinho Duarte (22 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e o norte-americano Malcolm Miller (20 pontos e 05 rebotes), em favor do São Paulo FC.

Na classificação geral, o Cerrado Basquete subiu para o 15º lugar, contabilizando duas vitórias e dez derrotas. O São Paulo FC segue na terceira colocação, agora com nove vitórias e duas derrotas.

Foto: Gerson Areias/ECP

O EC Pinheiros-SP manteve o bom momento ao suplantar o Basquete Unifacisa-PB, por 100 a 86 (46 a 46 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP). O primeiro tempo foi equilibrado, pois cada uma das equipes venceu um quarto. O crescimento do representante paulista se deu nos dois períodos finais, quando ficou na frente, passou a comandar o placar e abriu vantagem para vencer em casa – 22 a 16 (primeiro quarto), 24 a 30 (segundo quarto), 28 a 25 (terceiro quarto) e 26 a 15 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Jonas Buffat (21 pontos, 06 rebotes e 06 assistências) e Rafael Munford (19 pontos, 10 rebotes e 03 assistências – double-double), pelo EC Pinheiros; Antonio Jr (31 pontos e 08 rebotes) e o norte-americano Trevor Gaskins (13 pontos e 04 assistências), em favor do Basquete Unifacisa.

“Foi um jogo difícil e muito equilibrado, nós conseguimos jogar bem durante grande parte da partida, eles atacaram muito bem e tem o mérito de sair com essa vitória. O placar ampliou um pouco no final do jogo porque nós tivemos que buscar o resultado. Acredito que jogamos com muita raça e força de vontade, lutamos até o fim, mas infelizmente não deu para sair com o resultado positivo”, comentou o ala da Unifacisa, Antônio Jr.

Com este resultado, o EC Pinheiros ocupa a sexta colocação na classificação geral, com oito vitórias e cinco derrotas. O Basquete Unifacisa aparece no 10º lugar, com cinco vitórias e sete derrotas.

Foto: Matheus Maranhão/Brasília

O CA Paulistano-SP derrotou o BRB/Brasília-DF, por 82 a 72 (44 a 45 no primeiro tempo), mesmo jogando na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). O primeiro tempo foi equilibrado, com a equipe da casa ficando na frente com vantagem mínima. Mas, o time visitante cresceu bastante de produção no terceiro quarto, comandando as ações nos dois lados da quadra e passou a comandar o placar, abrindo vantagem. O representante brasiliense ficou na frente no período final, mas sem conseguir mudar o panorama da partida – 28 a 27 (primeiro quarto), 16 a 18 (segundo quarto), 26 a 09 (terceiro quarto) e 12 a 18 (quarto final).

Os máximos anotadores foram Ricardo “The Killer” Fischer (18 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Luis “Gemadinha” Sacco (15 pontos e 04 rebotes), pelo BRB/Brasília; Adyel Borges (28 pontos, 07 rebotes e 04 assistências) e Victão Silva (21 pontos e 07 rebotes), em favor do CA Paulistano.

O CA Paulistano é o sétimo colocado, com oito vitórias e cinco derrotas. O BRB/Brasília aparece no 12º lugar, com quatro vitórias e sete derrotas.

O Bauru Basket-SP se reabilitou ao superar o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, por 82 a 50 (45 a 26 no primeiro tempo), jogando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Foi jogo de um time só, em que o representante paulista esteve na frente em todos os períodos, construindo uma vitória tranquila e merecida ou dominar as ações nos dois lados da quadra – 23 a 12 (primeiro quarto), 22 a 14 (segundo quarto), 20 a 16 (terceiro quarto) e 17 a 08 (quarto final).

Foto: Fernando Vieira Sá/Bauru Basket

Os destaques foram os norte-americanos Dontrell Brite (21 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Larry Taylor (14 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo Bauru Basket; o norte-americano Dexter McClanahan (13 pontos e 03 rebotes) e o argentino Patricio Piñero (11 pontos e 06 rebotes), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

“Entrei na partida determinado a organizar o time, cobrando concentração de todos. Se tratava de um jogo fundamental para nossa recuperação e conseguimos uma boa vitória. Agora é descansar e já se preparar, afinal teremos três jogos em um intervalo de cinco dias antes de encerrar o ano, todos eles como visitantes, onde as dificuldades são maiores”, analisou o armador argentino Jony Machuca, do Bauru Basket.

Com o resultado positivo, o Bauru Basket ocupa a oitava colocação na classificação geral, com cinco vitórias e cinco derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense aparece no 16º lugar, com duas vitórias e dez derrotas.

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 prossegue no sábado (17 de dezembro), com o duelo isolado entre BRB/Brasília e São Paulo FC, às 15h (de Brasília), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF).