Antes, o selecionado já havia anunciado a presença no Boomers x World, em Melbourne

Imagem: Divulgação

O Brasil terá pela frente Itália e Sérvia como preparação para a FIBA World Cup 2023. Dois países tradicionais e que chegam forte na disputa no Japão, Indonésia e Filipinas, a partir de 25 de agosto. Os duelos amistosos serão jogados na Solidarity Cup, em Shenzhen, na China, nos dias 20 e 21 de agosto. Antes, a Seleção já havia anunciado a presença no Boomers x World, em Melbourne, de 14 a 17 de agosto, contra Austrália, Sudão do Sul e Venezuela.

O Brasil se apresenta no dia 27 de julho, quando treina no país até a viagem para a Austrália. Depois parte para Shenzhen, e então voa para Jacarta, onde tem os jogos da primeira fase da FIBA World Cup 2023 contra Irã, Espanha e Costa do Marfim.

Imagem: Divulgação/CBB

Integrando o Grupo G na fase inicial, o Brasil começa sua caminhada no dia 26 de agosto, às 06h45 (de Brasília), diante do Irã. No dia 28, joga às 10h30 contra a Espanha. E no dia 30 fecha a primeira fase, às 6h45, diante da Costa do Marfim.

Pelo o regulamento, duas equipes avançam por grupo. Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1º e 03 de setembro. Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º. Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, completando três partidas. Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, a Seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Para garantir uma vaga em Paris 2024 através da FIBA World Cup 2023, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: EUA, Canada, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Boomers x World
14 de agosto: Brasil x Sudão do Sul, às 03h30
16 de agosto: Brasil x Austrália, às 05h45
17 de agosto: Brasil x Venezuela, às 03h30
(*) No horário de Brasília (DF)

Solidarity Cup
20 de agosto: Brasil x Itália, às 04h
21 de agosto: Brasil x Sérvia, às 09h
(*) No horário de Brasília (DF)