Competição de aspirantes ocorre pela primeira vez na Serra Gaúcha e terá entrada gratuita no ginásio do Sesi

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Serra Gaúcha receberá a competição de aspirantes. A partir de 16 de junho (sexta-feira), até o dia 21, o ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS), será o palco da primeira fase da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB) – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), torneio que reúne equipes na categoria sub-22. O Caxias do Sul Basquete, em parceria com o Recreio da Juventude, será uma das sedes da primeira fase. Essa é a primeira vez na história que o time sedia o campeonato e será a terceira participação de forma consecutiva no torneio.

A LDB de 2023 reunirá 24 equipes, divididas em dois grupos. Na chave do Caxias Basquete/Recreio, estão: Thalia/Coritiba Monsters-PR, Joinville-SC, Pato Basquete-PR, EC União Corinthians-RS, Cetaf/Vila Velha-ES, CA Paulistano-SP, Sesi Franca-SP, São Paulo-SP, Rio Claro-SP, Vasco/Tijuca-RJ e SC Corinthians Paulista-SP.

O Caxias Basquete e o Recreio da Juventude fortalecem a sua parceria, iniciada em 2018, e mostram um crescimento relevante no número de praticantes da modalidade, que passou de 46 para 215 atletas nas escolinhas e equipes de competição, aumentando em 367% o número de participantes. A parceria busca levar o nome da cidade pelo país, além de dividir a expertise dos mais de 15 anos dedicados ao basquete para os jovens atletas da categoria de base do Clube.

Foto: Divulgação

“O Caxias do Sul Basquete vem evoluindo a cada ano. O objetivo é evolução, crescer dentro da LDB e melhorar a nossa estrutura. E quando falamos em melhorar a nossa estrutura, ter um parceiro como o Recreio é extremamente importante. É um diferencial para o nosso projeto”, avaliou Rodrigo Barbosa, técnico e gestor do Caxias Basquete, valorizando a importante troca de experiências desse apoio recebido: “São duas grandes entidades e é a oportunidade para ambas crescerem no cenário nacional e do basquete. O Recreio tem uma história no esporte e agora consegue, junto com Caxias do Sul Basquete, vivenciar esse universo da LDB. É uma parceria em que todo mundo cresce”.

O presidente executivo do Recreio da Juventude, Diego Biglia, ressalta o fortalecimento da colaboração entre as entidades: – A parceria já proporcionou um grande crescimento das categorias de base do Recreio/Caxias Basquete, fomentado o esporte na cidade, por meio de um ecossistema muito favorável. Aliado a isso, é evidente que o time profissional estimula o interesse pela modalidade. Trazermos uma etapa da LDB movimentará ainda mais a cidade, com atletas sub-22 de equipes que disputam o NBB, que além de nos brindarem com os jogos, movimentarão a economia de Caxias do Sul por uma semana, levando o nome da cidade para o Brasil.

Serão cinco dias de jogos, com três partidas por rodada. O primeiro jogo do dia sempre iniciando às 14h30 (de Brasília), e o último começando às 19h. A entrada para todos os confrontos será gratuita.

Jogos do time da casa
Sexta-feira (16 de junho), às 19h: Caxias Basquete/Recreio x CETAF/Vila Velha-ES
Sábado (17 de junho), às 16h45: Caxias Basquete/Recreio x EC União Corinthians-RS
Domingo (18 de junho), às 16h45: Caxias Basquete/Recreio x Thalia/Coritiba Monsters-PR
Terça-feira (20 de junho), às 19h: Caxias Basquete/Recreio x Joinville-SC
Quarta-feira (21 de junho), às 19h: Caxias Basquete/Recreio x Pato Basquete-PR
(*) Todos no horário de Brasília (DF)