AZ Araraquara, Grupo BT/Clube de Campo Tatuí e Brusque/FME/Aradefe venceram na estreia da Conferência Jathyr Schall

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O Campeonato Brasileiro Masculino – 2022 foi aberto nesta sexta-feira (18 de fevereiro), na Arena Multiuso, em Brusque (SC), com a realização de três partidas, válidas pelo turno da fase inicial da Conferência Jathyr Schall.

A AZ Araraquara bateu o Flamengo/Blumenau, por 79 a 70 (43 a 36 no primeiro tempo), no jogo inaugural. E foi um duelo bem disputado e com muitas alternâncias no comando do marcador. Depois de um primeiro quarto igual, a equipe paulista foi melhor no seguinte, mas o time catarinense reagiu na volta do intervalo, reequilibrando. Só que nos dez minutos finais, o representante de Araraquara usou a experiência dos seus principais jogadores e cresceu de produção, desgarrando no placar para vencer na estreia – 23 a 23 (primeiro quarto), 20 a 13 (segundo quarto), 12 a 22 (terceiro quarto) e 24 a 12 (quarto final).

Os destaques foram Lucas Vezaro (28 pontos e 06 rebotes) e Rafael Stabile (15 pontos, 04 rebotes e 03 bolas recuperadas), pelo representante paulista; Gabriel Henrique (15 pontos e 09 rebotes) e Gui Bento (14 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor da agremiação catarinense.

“Claro que estrear com uma vitória e sempre bom, a equipe oscilou bons e maus momentos, mas teve a tranquilidade e experiência para assumir o comando do jogo. O Nezinho conseguiu controlar bem, colocando os jogadores no lugar rapidamente. E isso acaba sendo um diferencial e eu fiquei bem satisfeito, especialmente com a parte defensiva. Estamos cientes que tem muita coisa a melhorar, por isso, vamos manter a tranquilidade, os pés no chão e seguir trabalhando”, comentou o técnico Fabio Apolinário, da AZ Araraquara.

O Grupo BT/Clube de Campo Tatuí derrotou o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia, por 66 a 57 (33 a 27 no primeiro tempo), em duelo amarrado. Depois de um primeiro quarto igual, os dois times se alternaram no comando do placar no segundo e terceiro períodos. Já nos dez minutos finais, a equipe paulista foi melhor e conseguiu desgarrar para vencer – 18 a 18 (primeiro quarto), 15 a 09 (segundo quarto), 15 a 19 (terceiro quarto) e 18 a 11 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Gabriel Soldi (12 pontos e 03 bolas recuperadas), Rafinha Silva (09 pontos e 05 assistências) e João Camargo (09 pontos), pela equipe paranaense; Rafael Castellon (16 pontos e 03 assistências) e William Drudi (12 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do time paulista.

“Não foi uma vitória fácil, o Coritiba é uma equipe jovem e que vem jogando a LDB. Sabíamos que não poderíamos acelerar muito o jogo, porque o que eles fazem de melhor é correr. Conseguimos uma ótima vitória na estreia, que é o mais importante e agora é pensar no próximo adversário”, analisou o lateral Rafael Castellón, do Grupo BT/Clube de Campo Tatuí.

Por fim, o anfitrião Brusque/FME/Aradefe superou a ADRM/Maringá, por 82 a 59 (48 a 19 no primeiro tempo). O representante catarinense foi senhor absoluto das ações, comandando o marcador em todos os períodos, construindo assim, uma vitória convincente – 22 a 14 (primeiro quarto), 26 a 05 (segundo quarto), 17 a 17 (terceiro quarto) e 23 a 17 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Gabriel Assunção (19 pontos), Matheus Bernardo (10 pontos), Erik Camilo (10 pontos e 05 rebotes) e Lucas Brito (10 pontos), todos pelo time catarinense; Matheus Diniz (21 pontos, 04 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Jamison Jr (19 pontos e 07 rebotes), pela equipe paranaense.

A competição prossegue neste sábado (18 de fevereiro), no mesmo local, com mais três jogos, válidos pela segunda rodada do turno da Conferência Jathyr Schall: Liga Sorocabana de Basquete x AZ Araraquara (15h), Grupo BT/Clube de Campo Tatuí x ADRM Maringá (17h15) e Brusque/FME/Aradefe x Coritiba Monster/Thalia (19h30) – todos no horário de Brasília (DF).