Vasco/Tijuca, Coritiba Monsters e Caxias do Sul vencem na estreia da competição de Aspirantes, na sede de Santa Cruz do Sul (RS)

Imagem: Divulgação

A bola subiu, na segunda-feira (18 de julho), para três primeiros jogos do Grupo B da fase inicial do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2022, que está sendo disputada no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frant (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS).

A estreia da LDB 2022 não poderia ter sido melhor. Logo de cara, duas das equipes mais tradicionais do esporte brasileiro se enfrentaram em um clássico pegado, intenso e muito estudado. O Vasco/Tijuca largou na frente, utilizando muito da força dos seus pivôs Cassio e Daniel, que conseguiram boa vantagem sobre seus adversários.

No segundo tempo, apesar do crescimento do Botafogo dentro da partida e até, em certo momento, o jogo chegar a estar em apenas dois pontos de diferença, Matheusinho – um dos nomes mais experiente da equipe Vascaína – tomou conta do jogo. O armador anotou 26 pontos, conseguiu converter lances livres decisivos e garantiu a vitória por 60 a 52.

“Sabíamos que seria um jogo duro e, começar com um clássico não é fácil. Todo mundo vai se jogar na bola, buscar o resultado e a partida pode fluir a qualquer momento, assim como também pode pesar. Estávamos preparados, nosso time tem eu e o Daniel como jogadores mais experientes, tentamos passar essa experiência para os meninos”, afirmou Matheusinho, cestinha da partida com 26 pontos”.

“Faltou capricho, foi no detalhe mesmo. Erramos muitos lances livres, teve nervosismo e assim, o pessoal também é muito novo, na garra de querer jogar, acaba faltando o detalhe. São dois times grandes no Rio, qualquer jogo vai ser um jogo disputado e difícil. Hoje não foi como esperamos, mas sempre vamos dar o nosso melhor”, disse Joãozinho, um dos destaques do Botafogo com 10 pontos e três assistências.

O segundo jogo foi um embate de alto nível técnico e tático entre Cerrado/Assel e Coritiba Monthers, com as equipes se entregando na marcação e sempre escolhendo o melhor momento para arremessar. O Cerrado/Assel largou na frente graças à um bom início de João Camargo, que anotou 13 pontos no primeiro quarto. Além disso, a dupla de pivôs Ruan e Augusto fecharam o garrafão e forçaram o adversário a tentar bolas de três pontos.

Na volta do intervalo, porém, as bolas de três pontos do Coritiba foram peças essenciais para garantir a vitória da equipe paranaense. Com direito a 25 pontos no último quarto, o Coxa conseguiu uma virada sensacional contra a forte equipe brasiliense e garantiu seu primeiro triunfo na competição (70 a 64).

“Depois que nosso técnico pediu para fazer uma defesa diferente, conseguimos tirar o Robsinho (armador do Cerrado) do jogo, ele estava puxando muito as jogadas, então foi mais fácil de pegar rebotes também. Conseguimos fazer o que já devíamos ter feito antes, com a defesa encaixando e o ataque fluindo. Foi o esforço do time que trouxe essa vitória”, comemorou Matheus, do Coritiba. O armador anotou 21 pontos, três rebotes e três assistências na partida, enquanto Magno, ala do Coxa, também foi um dos destaques, conseguindo 15 pontos, 13 rebotes e três roubos de bola.

“Sofremos muito nas bolas de três pontos. Apostamos muito, pagamos alguns arremessos, mas eles estavam matando, principalmente no final. Faltou um trabalho melhor da nossa defesa”, afirmou o ala/armador João Camargo.

Os destaques do Cerrado ficam para João Camargo, que conseguiu 20 pontos e nove rebotes, além da dupla de pivôs Augusto, que converteu sete pontos e pegou 12 rebotes, e Ruan, que anotou sete pontos e 11 rebotes.

E, fechando a jornada, grande vitória do Caxias no clássico diante do anfitrião União Corinthians, por 77 a 62. O primeiro tempo de jogo foi de extrema dominância do Caxias dentro da partida, que conseguiu abrir uma vantagem de 10 pontos no começo do primeiro quarto e segurar durante toda a primeira etapa. A dupla de armadores Elias e Gabrielzinho foram fundamentais na criação de jogadas com suas infiltrações, deixando 16 pontos de vantagem no marcador.

No retorno do intervalo, o União Corinthians ensaiou uma reação, muito por conta do armador Gabriel Camargo, que conseguiu diminuir para apenas 10 pontos a diferença após duas enterradas seguidas e uma bola de três pontos. Apesar da diferença cair durante o terceiro quarto, no período decisivo o Caxias voltou a encaixar a sua marcação, acertou as bolas do perímetro e conseguiu criar mais infiltrações, retomando o controle da partida e garantindo o triunfo.

“Nosso diferencial foi a intensidade. Sinto que nosso time é muito intenso e precisamos disso até o fim, porque no terceiro e no último quarto eles conseguiram apertar um pouco também. Essa vitória foi muito importante, primeiro por ser nossa primeira partida na LDB, mas também por ser um clássico, torna a vitória muito importante para o Caxias. Cheguei confiante aqui, sabia da importância que teria para e equipe e hoje saio feliz com nosso jogo e com nossa vitória”, disse Gabrielzinho, armador do Caxias.

No Gambá, três jogadores assumiram a responsabilidade na pontuação: Gabrielzinho, cestinha com 18 pontos, sete rebotes e quatro assistências; Luan que conseguiu 13 pontos, nove rebotes e 20 de eficiência e Elias que marcou 15 pontos e alcançou 5 rebotes.

Pelo lado do time da casa, o grande destaque do dia vai para Gabriel Camargo que, além de puxar uma possível reação da equipe, anotou 24 pontos e deixou a sua marca registrada: enterradas brutais. Gabriel, com 15 pontos e três assistências, também ajudou a puxar a equipe.

“O time deles é muito alto, essa foi a maior diferença. Mas mesmo assim, não podemos usar isso como desculpa, a maior parte dos pontos deles foram de rebotes que não conseguimos pegar e de pontos dentro do garrafão. Isso foi o principal”, afirmou Camargo. “Eu fiquei impressionado hoje, não esperava tanta gente, a energia estava surreal. Isso traz uma experiência diferente, nos dá um gás a mais e é algo que eu vou levar para minha vida. Foi muito legal”, completou o armador do União Corinthians.

Próxima rodada

Sede: Santa Cruz do Sul (RS) – Grupo B

19 de julho (terça-feira)
14h30: Vasco/Tijuca x Coritiba Monsters
16h45: Cerrado x Caxias do Sul
19h: Botafogo FR x EC União Corinthians
(*) Todos no horário de Brasília (DF)