Splitter será assistente do Houston Rockets

O basquete brasileiro terá três representantes na Summer League 2023 da NBA, a partir desta semana, nos Estados Unidos. Yago Mateus (Chicago Bulls), Márcio Santos (Atlanta Hawks) e Gui Santos (Golden State Warriors). Gui Santos, draftado no ano passado pelo Golden State Warriors, vai para a sua segunda edição do torneio. E Yago e Márcio fazem suas estreias.

Gui Santos / Foto: Divulgação

Guilherme e Márcio, inclusive, são frutos da última geração da base. Ambos foram campeões Sul-americanos Sub-17 em 2019, no Chile, com a Seleção Brasileira. Depois, subiram para o adulto das suas equipes (Minas e Sesi Franca) e passaram a frequentar a Seleção Brasileira adulta com o técnico Alexsandar Petrovic e depois Gustavo De Conti. Ambos também foram valorizados pelo Camp da CBB ao lado da FIBA, em Campinas, o FIBA Youth Development, quando estiveram juntos.

Gui foi draftado pelos Warriors na última temporada, na 55ª posição, jogou também a G-League pelo Santa Cruz Warriors, e agora volta para o Golden State para tentar uma vaga na franquia na próxima temporada da NBA. Na G-League, fechou o ano com médias de 12.6 pontos, 5.9 rebotes e 2.,6 assistências, retornando para a Seleção na última janela das Eliminatórias.

Márcio Santos / Foto: Divulgação

Já Márcio colocou seu nome no Draft deste ano, mas acabou não ficando entre os nomes selecionados. Pelo Sesi Franca Basquete, onde passou por toda a base, foi campeão bicampeão nacional e da Basketball Champions League Americas. Agora, aposta na Summer League para tentar um contrato na NBA.

Yago, por sua vez, fez outro caminho. Jogando em São Paulo desde os Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais, passou por Jequié, SE Palmeiras, CA Paulistano, CR Flamengo e agora por último foi campeão e MVP das finais da liga alemã no RatioPharm Ulm. Campeão Sul-americano sub-21 com a Seleção Brasileira, tem no currículo uma Copa do Mundo, Copa Intercontinental e Basketball Champions League Americas com o CR Flamengo, além de títulos nacionais com o CA Paulistano e o próprio rubro-negro. Na última semana, foi confirmado na lista do Chicago Bulls para a Summer League.

Imagem: Divulgação

Splitter
Já o ex-jogador Tiago Splitter, que fez carreira brilhante no basquete espanhol e norte-americano, foi anunciado como assistente técnico do Houston Rockets. O brasileiro vinha desempenhando a mesma função no Brooklin Nets, desde 2019.