Em jogo truncado, equipe brasileira supera a Argentina e segue invicta na competição

A Seleção Brasileira manteve o 100% de aproveitamento na FIBA Womens Americup 2023 ao derrotar a Argentina, nesta segunda-feira (03 de julho), por 56 a 55 (29 a 26 no primeiro tempo), pela terceira rodada, atuando no Domo de la Feria, na cidade e León, no México. O time comandado pelo técnico José Neto chegou ao terceiro resultado positivo, seguindo na liderança do Grupo A.

O tradicional clássico sul-americano foi muito bem em equilíbrio e emoção, mas foi fraco tecnicamente e contou com baixo aproveitamento por parte das duas equipes. Com isso, as alternâncias no comando do marcador foram constantes. O time argentino foi melhor no quarto inicial, mas o time brasileiro reagiu prontamente e conseguiu o comando do placar logo no segundo – 09 a 14 (primeiro quarto) e 20 a 12 (segundo quarto).

Nos dois períodos seguintes, mais alternâncias, desta vez com o Brasil sendo mais efetivo no terceiro quarto e a Argentina reagindo e deixando o final de jogo dramático, pois conseguiu a virada nos minutos finais. Mas, o selecionado nacional teve a força para retomar à dianteira nos segundos derradeiros, graças aos dois lances livres certeiros de Emanuely de Oliveira. A argentina Julieta Mungo ainda teve o arremesso final para tentar, mas não obteve sucesso – 21 a 15 (terceiro quarto) e 06 a 14 (quarto final).

Os dois times apresentaram aproveitamento baixo nos arremessos de três pontos: 20% (sete bolas convertidas em 35 tentadas), pelo Brasil; 24% (seis bolas convertidas em 25 tentadas). Nos lances livres, 60% para o Brasil e 75% para a Argentina. Nos erros, 16 para o selecionado nacional e 14 para a equipe portenha.

 

Foto: FIBA

 

As atletas mais efetivas foram Damiris Dantas (13 pontos e 05 rebotes) e Tainá Paixão (11 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), pelo Brasil; Andrea Boquete (14 pontos e 04 rebotes) e Florencia Chagas (12 pontos), em favor da Argentina.

“Existem jogos que você vai bem e jogos que você vence. Apesar de todas as dificuldades, em todos os momentos tivemos a busca pela vitória e a atitude de vitória. Isso fez a diferença. São três vitórias, muito importantes. E agora temos que comemorar, mas já virar a página para pensar nos Estados Unidos, onde queremos a vitória para fechar com o primeiro lugar do grupo”, comentou o técnico José Neto.

A classificação de momento do Grupo A está assim: 1º) Brasil (03 vitórias), 2º) Estados Unidos (02 vitórias), 3º) Venezuela (01 vitória e 02 derrotas), 4º) Argentina (02 derrotas) e 5º) Cuba (02 derrotas).

Na quarta rodada da fase inicial da FIBA Womens Americup 2023, a Seleção Brasileira enfrenta os Estados Unidos, já nesta terça-feira (04 de julho), às 17h40 (de Brasília), atuando no mesmo local.

Formato de disputa: as equipes jogam dentro dos seus grupos, em turno único e as quatro nações avançam para as quartas-de-final (1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B, 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B). Em seguida, ocorrem a semifinais e a grande final. De acordo com o calendário, a primeira fase será jogada de 1º a 05 de julho. As quartas-de-final serão jogadas no dia 07, a semifinal no dia 08, enquanto a grande final acontece em 09 de julho.

Além disso, a FIBA Womens AmeriCup 2023 dá ao campeão e ao vice-campeão uma vaga direta para o Pré-olímpico Mundial. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados vão para o Pré-olímpico das Américas, uma etapa anterior à disputa mundial.

Jogos do Brasil

1º de julho (sábado): Brasil 92 x 53 Cuba
02 de julho (domingo): Brasil 90 x 76 Venezuela
03 de julho (segunda-feira): Brasil 56 x 55 Argentina
04 de julho (terça-feira): Brasil x Estados Unidos, às 17h40
(*) No horário de Brasília (DF)