O Iberostar Tenerife, do armador Marcelinho Huertas, derrotou o norte-americano Rio Grande Valley Vipper, por 110 a 89 (51 a 48 no primeiro tempo), nesta sexta-feira (07 de fevereiro), atuando no Pabellón Insular Santiago Martín, em San Cristóbal de La Laguna (ESP), pela semifinal da FIBA Intercontinental Cup – 2020.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio nos três períodos iniciais, com o representante espanhol dominando dois deles e a equipe norte-americana um – 26 a 24 (primeiro), 25 a 24 (segundo) e 19 a 20 (terceiro). No período final, o Tenerife cresceu bastante de produção, especialmente no setor ofensivo, e dominou por completo as ações, sem dar chances ao rival; com isso, fez a diferença crescer bastante para vencer de forma convincente (40 a 21).

“Conseguimos uma vitória elástica no final, depois de sofrer durante três períodos, pois enfrentamos um time que joga diferente do que estamos acostumados, com outro ritmo e outro estilo, além disso, não conseguimos encaixar o jogo, especialmente contra a defesa deles, devido as trocas constantes. No último quarto melhoramos um pouco o rebote e conseguimos correr mais, criando também situações de mismatch, com os nossos jogadores grandes”, comentou Huertas, que esteve em quadra por 24min28, anotando sete pontos, apanhando um rebote e dando nove assistências.

“Também melhoramos os arremessos de fora e conquistamos uma vitória até mais tranquila do que poderíamos esperar”, completou Marcelinho.

Os outros nomes importantes da partida foram Santi Yusta (31 pontos e 07 rebotes) e Gabriel Lundberg (18 pontos e 03 rebotes), pela equipe espanhola; Jabari Akil Brown (15 pontos), Jarrel Martin (13 pontos e 06 rebotes), Kerwin Roach JR (13 pontos e 03 rebotes) e Isaiah Taylor (13 pontos e 07 rebotes), em favor do time norte-americano.

Na decisão, o Iberostar Tenerife vai enfrentar o italiano Segafredo Virtus Bologna, que eliminou o argentino San Lorenzo, no jogo que abriu a competição (75 a 57). A grande final será disputada no domingo (09 de fevereiro), às 16h (de Brasília), no Pabellón Insular Santiago Martín, em San Cristóbal de La Laguna (ESP).