“Clássico do Nordeste” marca estreia das duas equipes na edição de 2022 da Liga de Basquete Feminino (LBF)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A primeira rodada do turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 tem sequência nesta sexta-feira (11 de março), ás 20h (de Brasília), com o “Clássico do Nordeste”, envolvendo Sport/Glória do Goitá e Sampaio Basquete, que ocorre no ginásio Marcelino Lopes, em Recife (PE).

O tradicional Sport Recife retorna à competição da elite nacional depois de sete temporadas, precedido pela conquista do título do Campeonato Brasileiro. O comandante é o experiente e competente técnico Roberto Dornelas, que terá em mãos um elenco mesclado, com atletas experimentadas e alguns nomes jovens, que estão procurando o seu espaço no cenário nacional.

“Nossa equipe não está forte este ano e não temos expectativa de brigar, esperamos ficar entre a sexta ou sétima posição. É um momento de volta após sete anos de ausência e não conseguimos as atletas de ponta. Estamos com muitas jogadoras jovens e iremos sofrer bastante no início da competição. Para o segundo turno teremos as chegadas de atletas que estão fora do Brasil e poderemos vencer alguns jogos, mas nosso objetivo esse ano é simplesmente voltar a competição”, relatou Dornelas.

Destaques para a armadora cubana Eneidis Casanova, a ala/pivô Nicole Chirinda, ala Karen Rocha e a ala/armadora Maíra Horford.

Já o Sampaio Basquete, que será comandado pelo técnico estreante Rodrigo Leonardo, mais uma vez conta com elenco forte, com nomes importantes do cenário nacional, além de estrangeiras de qualidade, por isso, já figura de antemão entre os favoritos.

“Estamos superconfiantes para essa estreia, teremos um time jovem nesse primeiro turno, com garotas promissoras. Trabalhamos bem duro nas três semanas de preparação, o clima está muito legal dentro e fora da quadra, com muitas pessoas nos apoiando. Estamos com o time bem equilibrado e isso nos deixa empolgados para esse primeiro desafio, que será difícil, pois enfrentaremos a forte equipe do Sport fora de casa”, comentou o técnico Rodrigo Leonardo, que estreia no comando da equipe maranhense.

“O campeonato será muito equilibrado e não tem nenhum momento que você possa dizer que vai jogar mais leve e descansar. Não tem essa, estamos cientes que cada jogo vai ser uma pequena batalha. Estamos com o time preparado e, independente de como vai ser, iremos buscar o resultado positivo nesse primeiro desafio”, completou o comandante do Sampaio Basquete.

Destaques para a armadora porto-riquenha Jennifer O’Neill, ala dinamarquesa Sofie Tryggedsson, armadora Tainá Paixão, lateral Patty Teixeira e as pivôs Nádia Colhado e Erika de Souza.

As duas agremiações possuem o título da Liga de Basquete Feminino (LBF): o Sport/Glória do Goitá conquistou em 2013, enquanto o Sampaio Basquete foi o ganhador da competição nacional em 2019.