Time paulista venceu o duelo dos invictos, mesmo jogando fora de seus domínios

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sesi Araraquara-SP se tornou na única equipe invicta no turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF 2023), ao derrotar o Sampaio Basquete-MA, nesta quinta-feira (30 de março), por 58 a 55 (22 a 26 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Ademais, o representante paulista se isolou na primeira colocação na classificação geral.

O jogo começou amarrado, com o time da casa melhor ao liderar os primeiros dez minutos e fechar o primeiro tempo na frente, pois o segundo quarto foi igual. Já o segundo tempo foi comandando pelo representante paulista, que ficou na frente nos dois períodos finais, em especial no último, para aplicar à virada e vencer este duelo equilibrado, que reuniu dois times invictos. O técnico Cristian Santander, do Sampaio, rodou apenas sete jogadoras do seu elenco em quadra e o desgaste certamente pesou no momento decisivo – 14 a 18 (primeiro quarto), 08 a 08 (segundo quarto), 19 a 17 (terceiro quarto) e 17 a 12 (quarto final).

Foto: João Marcos/Sampaio Basquete

As atletas mais efetivas foram Gabriela Guimarães (13 pontos, 17 rebotes e 03 assistências – double-double) e Alana Gonçalo (13 pontos e 03 rebotes), pelo Sampaio Basquete; Gabriella “Sosso” Soares (17 pontos e 05 rebotes) e Vitória Marcelino (17 pontos e 09 rebotes), em favor do Sesi Araraquara.

“Foi um jogo difícil e muito disputado, literalmente foi uma batalha. Acredito que tecnicamente a partida ficou abaixo do esperado. No primeiro tempo jogamos aquém daquilo que tínhamos planejado. É obvio que isso ocorre também porque a equipe adversária impede. No intervalo nós conversamos em fazer as nossas coisas melhor, sermos mais agressivos e mais incisivos”, relatou o técnico João Camargo Neto, do Sesi Araraquara.

“E conseguimos melhorar a defesa no terceiro quarto e corremos melhor a quadra, além disso, realizamos um jogo de mais intensidade e ritmo, fazendo a bola movimentar mais a defesa delas para acharmos uma jogadora numa melhor situação. Com isso, abrimos uma vantagem. Até poderíamos ter mantido essa diferença, mas cometemos algumas falhas. No geral, foi uma vitória muito importante, pois contra uma equipe forte como o Sampaio Basquete é importante vencer, mesmo não jogando na plenitude, para mostrar o espírito de luta e comprometimento das jogadoras. Estou feliz por isso”, completou o comandante do time paulista.

A atual classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF 2023) está desta maneira: 1º) Sesi Araraquara (04 vitórias), 2º) Sampaio Basquete e AD Santo André (03 vitórias e 01 derrota), 4º) BAX Catanduva (02 vitórias e 02 derrotas), 5º) Sodiê Mesquita e Unimed/Campinas – 01 vitória e 02 derrotas, 7º) Unisociesc/BF Blumenau e Ituano Basquete – 03 derrotas.

O turno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF 2023) tem sequência nesta sexta-feira (31 de março), com a partida isolada entre Unisociesc/BF Blumenau e Unimed/Campinas, às 19h30 (de Brasília), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC).