Serão oito equipes lutando por duas vagas na Fase Final

Imagem: Divulgação/CBB

A Arena Jacaraípe, em Serra (ES), será a sede da Classificatória B do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 Masculino 2022, competição realizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O Instituto Viva Vida, que já havia recebido uma etapa do Sub-17, será mais uma vez o anfitrião.

Participam da etapa oito equipes, que na fase inicial foram divididas em dois grupos:

Grupo A: Cetaf/Instituto Viva Vida-ES, Botafogo FR-RJ, Barra do Garças-MT e Aeroclube-RN
Grupo B: Álvares Cabral-ES, Fluminense FC-RJ, Basquete Paraíba-PB e Basket Osasco-SP

De acordo com o regulamento, na fase inicial, as equipes jogarão dentro dos seus respectivos grupos, em turno único, e todas as agremiações avançam para as quartas-de-final, que terá esses confrontos: 1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 1º colocado do Grupo B x 4º colocado do Grupo A e 2º colocado do Grupo B x 3º colocado do Grupo A.

Os vencedores se qualificam para a semifinal da seguinte forma: vencedor do confronto ‘1º colocado do A x 4º colocado do Grupo B’ enfrentando o ganhador do duelo ‘2º colocado do Grupo B x 3º colocado do Grupo A’. Vencedor do duelo ‘2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B’ encarando o vencedor do ‘1º colocado do Grupo B x 4º colocado do Grupo A’. Posteriormente, ocorre a grande final, com os dois vencedores das semifinais, que também garantem vaga na Fase Final.

Já estão garantidos na etapa que vai decidir o campeão, o Foz Basquete e a Sociedade Thalia, pela Classificatória A. Já pelo Ranking do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC): CA Paulistano, EC Pinheiros, Minas Tênis Clube, Tijuca Tênis Clube, SE Palmeiras, CR Flamengo, LDPG Ponta Grossa e Clube do Remo.

A Fase Final será jogada de 12 a 19 de setembro, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).