O técnico João Camargo Neto chamou 14 jogadoras

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira feminina sub-19 está convocada para os treinos visando à Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, em agosto, entre os dias 07 a 15. As 14 convocadas se apresentam no dia 19 de julho, quando iniciam os trabalhos sob o comando do técnico João Camargo Neto. Os treinos serão no Sportville Centro de Treinamento, em Barueri (SP).

As 12 selecionadas viajam para Debrecen em 03 de agosto e treinam na Hungria entre os dias 04 a 06. A estreia está marcada para 07 de agosto, diante da França. Completam o grupo do Brasil a Espanha e a Coreia do Sul.

Pela fórmula de disputa, os 16 times jogam dentro das suas chaves para definir o cruzamento das oitavas-de-final. Nesse estágio, o Grupo C, do Brasil, cruzaria as Seleções do Grupo D, que conta com Mali, Canadá, Japão e República Tcheca, da seguinte forma: 1C x 4D, 2C x 3D, 3C x 2D e 4C x 1D. os vencedores se garantem nas quartas-de-final. Depois, acontece a fase semifinal e, posteriormente, a grande final, agendada para 15 de agosto.

O Brasil disputaria a AmeriCup sub-19 para conquistar a vaga na Copa do Mundo. A pandemia da Covid-19, porém, fez com que a Federação Internacional de Basketball (FIBA) cancelasse a competição e desse a classificação para o Mundial através do seu ranking. Assim, o Brasil se garantiu diretamente no torneio.

Entre dezembro de 2020 e o início de 2021, as meninas chegaram a se reunir em duas oportunidades para os treinamentos visando a disputa da competição continental. Os 20 dias de trabalho, contudo, serviram já como um primeiro estágio de preparação para a Copa do Mundo.

Convocadas

Armadoras: Ana Paula de Oliveira Dias (Basketball Santo André/APABA), Beatriz Aneas (SESI Araraquara) e Maria Eduarda Autran (KTO/Blumenau)

Alas/armadoras: Bianca Darrigo Soares (SESI Araraquara), Stephany Caroline Gonçalves (Basketball Santo André/APABA) e Vitória Moura Santana (ADC Bradesco)

Alas: Allanis Delboni da Silva (ABASFI/Basquete Foz do Iguaçu), Geovana Thaina Neves de Oliveira (São José Desportivo), Maísa Pereira Dias (APAGEBASK/De Melo) e Raiane Dias dos Santos (ADC Bradesco)

Ala/pivô: Maiara Pereira Dias (APAGEBASK/De Melo)

Pivôs: Adrielly Francisco de Oliveira – Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ), Ana Luiza da Silva Paulino (Basquete Jaraguá) e Rhayssa Jennyfer Braz de Souza (ADC Bradesco)

Comissão técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez (gerente técnica), Igor Borges da Silva (coordenador), Mônica Junqueira Atílio (administradora), João Almeida Camargo Neto (técnico), Dyego Maranini Cavalcanti e Alessandra Minati (assistentes técnicos), Rafael Bernardelli de Azevedo Marinho (preparador físico), Sanna Roque Pinheiro (médica) e Ariane Lopes dos Santos (fisioterapeuta)

Jogos

07 de agosto (sábado): Brasil x França, às 07h30
08 de agosto (domingo): Brasil x Espanha, às 07h
10 de agosto (terça-feira): Brasil x Coreia do Sul, às 04h30
11 de agosto (quarta-feira): oitavas-de-final
13 de agosto (sexta-feira): quartas-de-final e disputa do 9º ao 16º lugar
14 de agosto (sábado): semifinais e disputa do 9º ao 16º lugar
15 de agosto (domingo): final e definição do 9º ao 16º lugar