Time comandado pelo técnico Gustavo De Conti se impôs desde o começo

A Seleção Brasileira derrotou o México, nesta terça-feira (31 de outubro), por 74 a 54 (42 a 23 no primeiro tempo), em jogo válido pela rodada inicial da competição de Basquete Masculino dos Jogos Pan-americanos 2023, disputado no Polidesportivo 1, na cidade de Santiago, no Chile.

O selecionado nacional logo se impôs e ficou na frente nos três primeiros quartos, comandando as ações, liderando o marcador e desgarrando. Apenas nos dez minutos finais o time mexicano buscou a recuperação, mas sem alterar o panorama da partida – 19 a 10 (primeiro quarto), 23 a 13 (segundo quarto), 18 a 13 (terceiro quarto) e 14 a 18 (quarto final).

Os maiores pontuadores do Brasil foram Gabriel “Jaú” Galvanini (14 pontos e 06 rebotes), Gui Deodato (13 pontos e 03 assistências) e Marcio Santos (13 pontos e 04 rebotes). Já pelo conjunto mexicano, Victor Valdes e Fabian Jaimes, ambos com nove pontos, foram os destaques.

Foto: Wander Roberto/COB

“Primeiramente, queria reforçar que é gratificante para qualquer atleta representar a Seleção Brasileira aqui. Estou feliz de participar do meu primeiro Pan e ajudar o time em busca do ouro. Tivemos poucos dias de treinos, mas estava todo mundo bem concentrado no que precisava ser feito”, comentou o ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini.

Todos estavam com a confiança grande no que precisava ser feito, tanto na defesa como no ataque, então a equipe toda está de parabéns. Acho que fizemos um excelente trabalho dentro do que planejamos”, completou o jogador do CR Flamengo, que foi o cestinha da partida.

A Seleção Brasileira volta à quadra já nesta quarta-feira (1º de novembro), ás 20h (de Brasília), para enfrentar o anfitrião Chile, no mesmo local.

Jogos do Brasil
31 de outubro (terça-feira): Brasil 74 x 54 México
1º de novembro (quarta-feira): Brasil x Chile, às 20h
02 de novembro (quinta-feira): Brasil x Porto Rico, às 17h30
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

Forma de disputa: na fase inicial são dois grupos com quatro equipes em cada um deles. As nações jogam entre si, dentro das suas respectivas chaves, e as duas melhores avançam às semifinais.