Selecionado nacional estreia contra a Turquia

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete 3×3 embarcou, neste sábado (22 de maio), para disputar o Pré-olímpico de Graz, na Áustria. Após duas etapas de treino no Rio de Janeiro (RJ), os atletas rumaram para o local da competição em busca de uma das três vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os quatro jogadores escolhidos para defender o Brasil, em definição do treinador Douglas Lorite ainda no começo de maio, foram Jefferson Socas, Fabrício Veríssimo, André Ferros e Jonatas Mello. Leandro Souza e William Weihermann são os reservas.

“Tudo que foi possível fazer, fizemos. Dentro de tudo que acontece no Brasil, fizemos o possível. Achei que nossa preparação foi muito boa. Tudo programado foi executado. Agora, é chegar lá, executar o que fizemos no treinamento. Com isso, já conseguimos uma vitória. Se for como planejado, vamos passar de fase e brigar por essa vaga. Nossa esperança é passar de fase e brigar por uma vaga nas finais”, disse Lorite.

O Brasil, na primeira fase, integra o Grupo A, ao lado da Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca. Outros três grupos contam com cinco países cada: Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Cazaquistão (Grupo B); Eslovênia, França, Qatar, Filipinas e República Dominicana (Grupo C); e Holanda, Letônia, Canadá, Croácia e Áustria (Grupo D).

 

Foto: Divulgação/CBB

 

Os compromissos do selecionado nacional na fase inicial são estes:

26 de maio (quarta-feira)
Brasil x Turquia, às 14h05
Brasil x República Tcheca, às 16h10

28 de maio (sexta-feira)
Brasil x Polônia, às 13h15
Brasil x Mongólia, às 16h35
(*) Sempre no horário de Brasília

De acordo com o regulamento, os dois melhores de cada chave avançam para o ‘mata-mata’. Os três times que forem ao pódio terão sua vaga em Tóquio 2020.

Delegação

Atletas: André Ferros (São Paulo DC), Jonatas Mello (São Paulo DC), Jefferson Socas (ABAP/Blumenau) e Fabrício Veríssimo (Lendas 3×3 RJ). Reservas: William Weihermann (Basquete Joinville) e Leandro Souza (Murcia 3×3)

Comissão técnica: Francisco Chagas de Oliveira (chefe de equipe), Douglas Lorite Motta (treinador), Thiago Biscuola de Sordi (preparador físico), Henrique Rabelo de Andrade (analista de desempenho), Thiago Rodolpho Ramalho (chefe do departamento de fisioterapia) e Wagner Felipe Campos (fisioterapeuta)

Imagem: Divulgação/FIBA
Imagem: Divulgação/FIBA