Foto: Divulgação/LNB
Foto: Divulgação/LNB

O CR Flamengo saiu na frente na série melhor-de-cinco do playoff – final do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2020/2021 ao derrotar o São Paulo FC, neste sábado (22 de maio), por 96 a 93 (42 a 46 no primeiro tempo), em jogo dramático, disputado no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ).

O jogo, que reuniu duas equipes com camisas fortes e representativas, foi digno das grandes finais, com muita emoção e um basquete de alto nível dentro de quadra. O Tricolor começou melhor e levou ligeira vantagem nos dois quartos iniciais – 24 a 25 (primeiro quarto) e 18 a 21 (segundo quarto).

O terceiro período foi determinante para o resultado final, visto que o CR Flamengo conseguiu um rendimento melhor e ficou na frente, passando a comandar o marcador. Já os dez minutos finais foram eletrizantes, especialmente no momento da decisão, quando Georginho de Paula, do representante paulista, aproveitou o erro de lance livre do flamenguista Martinez para converter uma bola sensacional de três pontos, deixando tudo igual. No último lance do jogo, quem brilhou foi o armador Yago Matheus, do Mengão, que chamou a responsabilidade e converteu uma bola de três, igualmente sensacional, para dar o resultado positivo ao CR Flamengo – 30 a 20 (terceiro quarto) e 24 a 27 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Yago Matheus (25 pontos e 07 assistências) e Marquinhos Souza (17 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), pelo time da casa; Lucas Mariano (29 pontos, 16 rebotes, 03 assistências e 02 bloqueios – double-double) e Georginho de Paula (24 pontos, 07 rebotes e 10 assistências – double-double), em favor do visitante.

“No terceiro quarto eles cresceram e a gente não pode deixar. No fim do jogo a gente também cresceu, guerreou, batalhou, e mostramos que não desistimos. Agora é esperar o próximo jogo”, comentou ala/pivô Renan Lenz, do Tricolor.

O segundo jogo está agendado para segunda-feira (24 de maio), às 20h (de Brasília), no mesmo local. De acordo com o regulamento, a equipe que primeiro totalizar três vitórias garante o título.