Foi tão acirrado que só terminou após uma prorrogação. Em um dos melhores jogos da temporada, o São Bernardo conquistou sua terceira vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2019 ao bater o Ituano FC, por 74 a 72 (65 a 65 no tempo normal), atuando no ginásio do CREC Baetinha, em São Bernardo do Campo (SP).

Larissa e Glenda mostraram que vivem uma boa fase no time do ABC e comandaram o triunfo. A armadora foi a cestinha do jogo, com 21 pontos – igualando seu recorde pessoal em cinco anos – enquanto a ala/pivô somou mais 20 pontos, 09 rebotes, 05 assistências e 05 bolas roubadas com 25 de eficiência para ficar com o troféu de MVP da partida.

“Essa vitória significa uma chance da gente chegar mais longe no campeonato, mostrar para nós o quanto somos capazes e acreditar mais na força que o nosso time tem. Agora é focar no próximo jogo”, disse a MVP Glenda, que recebeu o prêmio pela primeira vez na temporada.

O Ituano Basquete estreava Izabella Sangalli, que retornou ao país após duas temporadas na Espanha. E ala foi bem em sua primeira partida, com um double-douboe de 17 pontos e 15 rebotes com mais 5 assistências, mostrando que veio para ser protagonista no ataque do galo. Gabriela também anotou dois dígitos em dois fundamentos com uma atuação de 15 pontos e 13 rebotes em 39 minutos na quadra.

“É uma pena. Triste pela derrota, mas o time me acolheu muito bem. Acho que aos poucos a gente vai entrosando melhor, com tempo de treinamento. A gente lutou bastante, foi um jogo interessante. Eu estava um pouco ansiosa pela estreia, mas acho que consegui dar 100%. Em algumas coisas é normal falhar, mas vou treinar mais para estar sempre melhor”, declarou a estreante da tarde, Iza Sangalli.

Foi a primeira prorrogação da temporada e em mais de um ano na LBF. A última havia sido em 12 de abril de 2018, quando o mesmo Ituano (sob o nome Funvic/Ituano) derrotou o Sampaio Basquete pelo placar similar de 74 a 73 após 45 minutos.

O resultado não mexeu com as posições das equipes na classificação. O Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip segue na oitava posição, agora com três vitórias em oito jogos e 37,5% de aproveitamento. Já o Ituano está duas colocações acima, no sexto lugar, com quatro vitórias em nove jogos e 44,4% de aproveitamento.

A partida começou com o time mandante ligeiramente melhor e abrindo uma vantagem de 6 pontos nos minutos iniciais, mas o Ituano buscou a reação ainda no primeiro quarto e foi melhor no segundo, quando trouxe a vantagem para seu favor – 36×30 para as visitantes no intervalo.

No terceiro período o Ituano manteve a ponta com as são-bernardenses à espreita, com uma Larissa inspirada – 10 dos seus 21 pontos saíram no período- e que ajudou a reduzir o déficit. No quarto período, nova vitória do Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip por três pontos de diferença que levou o jogo para o tempo extra.

Se em 40 minutos o jogo foi disputado, não seria diferente nos últimos 5. As equipes se revezaram na liderança sem que uma delas abrisse vantagem. Faltando 17 segundos, Sosô converteu uma bola de três após rebote ofensivo de Juliana para colocar um ponto de vantagem para o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip. Kelly ainda teve a chance de ganhar o jogo para o time de Itu com dois lances livres, mas a pivô desperdiçou ambos e a festa foi das donas da casa.

O São Bernardo encerra o primeiro turno na quinta-feira (02 de maio), fora de casa, contra o Pró-Esporte/Sorocaba (19h), em jogo com transmissão pela ESPN Extra e do WatchESPN. O Ituano FC, que já fez todos os nove jogos da fase, joga apenas no dia 08 de maio, em casa, contra o Basketball Santo André/APABA, às 19h30 (de Brasília), com transmissão pela LBF LIVE.

Sangalli estreou bem com a camisa do Ituano FC / Foto: Juca Ferreira/Divulgação
Sangalli estreou bem com a camisa do Ituano FC / Foto: Juca Ferreira/Divulgação