Tudo igual no topo da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2019. Com mais uma atuação dominante, o Vera Cruz Campinas venceu a sétima partida na temporada e mantém-se na liderança isolada e invicta do nacional. A vítima de sexta-feira (26 de abril) foi a LSB RJ/Sodiê Doces, com o placar de 89 a 51, na Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ).

A ala Patty Teixeira foi o principal nome da vitória campineira, responsável por 23 pontos, 06 assistências, 04 bolas de três e 27 de eficiência nos menos de 26 minutos que esteve em quadra. A pivô Mari Dias fez mais 16 pontos e Karla adicionou outros 12 em outras 04 bolas de três. Pelo time carioca, que segue fora da zona de playoff (9º) com apenas um triunfo em nove jogos, a ala/pivô Juliana Ribeiro anotou 15 pontos.

“Muito feliz de ter contribuído pro time. A gente vem se mantendo bem no campeonato e isso vai dando força para seguirmos buscando as vitórias”, declarou a MVP Patty.

As visitantes confirmaram o favoritismo desde o começo e ditaram o ritmo nos 40 minutos. Com um jogo interno muito forte, o time paulista já tinha no intervalo 22 pontos de vantagem, que foi administrada e ampliada na segunda etapa, mesmo com os esforços da LSB em reduzir a diferença no terceiro período, quando Ribeiro anotou metade de seus pontos na partida.

Forte também do perímetro, o Vera Cruz Campinas converteu 11 bolas de fora com apenas três jogadoras: Karla e Patty (quatro bolas cada uma) e Carla Lucchini (três convertidas), que teve sua melhor atuação em duas temporadas na Liga.

O time de Campinas segue na liderança por mais uma semana e o próximo compromisso é na sexta-feira (03 de maio), quando vai até o nordeste, para enfrentar a Uninassau (19h, LBF LIVE) e o Sampaio Basquete (05 de maip, 17h, LBF LIVE), na primeira reedição das Finais de 2018. Já a LSB RJ/Sodiê Doces joga apenas no dia 09 de maio, também contra a Uninassau, na Arena da Juventude (19h, LBF LIVE).

Uninassau joga bem e desbanca o Blumenau
Em um jogo de alta tensão no Recife (PE), a Uninassau mostrou sua força dentro de casa. Impulsionada pela torcida e por outra grande atuação de Ronni Williams, a equipe pernambucana bateu também na sexta-feira (26 de abril) o vice-líder Blumenau Basquete, por 86 a 75, no ginásio Wilson Campos. A ala/pivô norte-americana fez 25 pontos, 65,8% de aproveitamento, 09 rebotes, 04 bolas roubadas e 30 de eficiência, sendo a MVP do jogo. A cubana Ineidis Casanova também contribuiu bem, com 19 pontos, 08 assistências, 04 roubos de bola e 04 bolas de três convertidas. Leila Zabani adicionou outros 18.

A vitória sobre uma equipe da parte de cima dá moral, mas não faz a Uninassau subir na tabela. A equipe segue na 7ª posição, com 03 vitórias em 7 jogos e 43% de aproveitamento, um triunfo a menos que o 6º Ituano. Pelo Blumenau, a pivô Gil Justino (ex-Uninassau) anotou 17 pontos e apanhou 07 rebotes, enquanto Carina anotou 14 pontos e pegou 08 rebotes.

Com a derrota, a equipe catarinense encerra sua melhor sequência de vitórias (04) em quatro temporadas na LBF e cai para a terceira posição, agora com 75% de aproveitamento e 06 vitórias em 08 jogos. O jogo de domingo (28 de abril) será contra o rival direto Sampaio Basquete, que voltou à vice-liderança com o resultado.

As equipes entraram com muito ímpeto em quadra, com a Uninassau se colocando na frente do placar, mas Blumenau virou com duas bolas de três de Lays e o período terminou 22 a 17 para as visitantes. No segundo período de jogo, a equipe pernambucana voltou melhor, empatou no placar parcial, mas ainda foi para o vestiário perdendo por 43 a 38.

O jogo seguiu disputado no segundo tempo, quando as pernambucanas apertaram ainda mais o cerco ao Blumenau. A chave para a virada veio no período final, quando as comandadas de Roberto Dornelas fizeram 28×17 nos dez minutos finais, puxadas pelas estrangeiras Williams e Casanova.

Para a capitã Leila, o período de folga foi crucial para a Uninassau voltar melhor para a competição. “No começo (da liga) treinamos pouco e perdemos jogos importantes. Nessas duas semanas, demos duro e está aí a recompensa. Essa vitória nos serve como um norte pro restante da competição”, disse a ala.

O Blumenau Basquete enfrenta o Sampaio Basquete neste domingo (28 de abril), às 11h (LBF LIVE), na briga direta pela vice-liderança. A vitória desta sexta deixa a Uninassau animada para o próximo compromisso, quando recebe o líder Vera Cruz Campinas na sexta-feira (03 de maio), às 19h (LBF LIVE).

Foto: Robson Neves/Divulgação
Foto: Robson Neves/Divulgação