Memorial/Fupes/Santos, Basket Osasco e São José Basketball venceram na jornada do Conferência Amaury Pasos

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A terceira rodada do returno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022, aconteceu nesta segunda-feira (04 de abril), com três duelos, ocorrendo nos ginásios Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), e Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O Memorial/Fupes/Santos, Basket Osasco e São José Basketball venceram na jornada.

Foto: @mauricioalmeida03 /CBB

O Memorial/Fupes/Santos conseguiu um resultado importante ao derrotar o AEGB/Vila Nova, no ginásio Geodésico, em Osasco (SP), por 93 a 89 (41 a 52 no primeiro tempo). O time santista foi ligeiramente melhor no quarto inicial, mas a equipe goiana reagiu prontamente no segundo e passou a comandar o marcador. Na volta do intervalo, o representante paulista devolveu na mesma moeda e manteve o ímpeto nos dez minutos finais para confirmar o resultado positivo – 29 a 26 (primeiro quarto), 12 a 26 (segundo quarto), 28 a 17 (terceiro quarto) e 24 a 20 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Jonatan de Oliveira (25 pontos, 07 rebotes e 03 assistências), Guca Ceccato (14 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Jefferson Campos (14 pontos), pelo representante paulista; Alef Cesar (24 pontos, 07 rebotes e 06 assistências) e Zé Mauro Jr (13 pontos, 11 rebotes e 04 assistências – double-double), em favor da agremiação goiana.

“Grande vitória, que mostra a nossa qualidade técnica, raça e vontade dentro de quadra. Buscamos uma diferença de 11 pontos, sabíamos a importância dessa vitória para buscar a classificação no fim da semana. Esse é o caminho”, comentou o ala/armador Guga Ceccato, do Memorial/Fupes/Santos.

Foto: Bruno Uliveri/Basket Osasco

O Basket Osasco conseguiu um grande resultado ao suplantar o Praia Clube/Gabarito, no mesmo local, por 81 a 79 (34 a 39 no primeiro tempo), em duelo extremamente equilibrado. Líder da Conferência, o time mineiro foi melhor no primeiro tempo, liderando os dois quartos iniciais. A recuperação da equipe paulista se deu nos períodos finais, momento que assumiu o comando do placar para vencer de forma emocionante – 18 a 19 (primeiro quarto), 16 a 20 (segundo quarto), 26 a 23 (terceiro quarto) e 21 a 17 (quarto final).

Os destaques foram Yan Djalo (21 pontos, 08 rebotes e 03 assistências) e Alexei Patrício (17 pontos), em favor com o time da casa; Patrick Vieira (21 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Raffael Mencarini (18 pontos e 07 assistências), em favor do visitante.

“Muito importante, pois foi a segunda vitória diante do primeiro da chave, conseguimos superá-los duas vezes. Temos um bom time, que acredito que possa chegar ao Final Four. Quando atuamos concentrados e como uma equipe conseguimos liderar o placar, abrir diferença contra todo mundo e fazer bons jogos. Mas, se não melhorarmos essa concentração e a energia em alguns momentos do jogo teremos mais emoções como essa, com a partida sendo decidida no final. Hoje, foi para o nosso lado, mas já tivemos o gosto amargo de algumas derrotas em casa”, analisou o ala/armador Paulinho Boracini, do Basket Osasco.

Mariana Luz/Agência NTZ

Por fim, o São José Basketball manteve o bom momento ao derrotar o Botafogo FR, por 69 a 66 (35 a 41 no primeiro tempo), em mais um jogo acirrado, realizado no ginásio Linneu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP). O Fogão iniciou melhor, mas o time joseense se recuperou nos dois períodos seguintes, assumindo o comando do placar, mas sem desgarrar muito. Nos dez minutos finais, a igualdade não modificou o panorama do jogo – 16 a 23 (primeiro quarto), 19 a 18 (segundo quarto), 19 a 10 (terceiro quarto) e 10 a 10 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Alex Oliveira (15 pontos), Arthur Pecos (13 pontos, 11 rebotes e 07 assistências – double-double) e Abner Moreira (13 pontos e 14 rebotes – double-double), pelo time paulista; Nathal Lourenço (20 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Luiz Felipe do Espírito Santo (14 pontos e 09 rebotes), em favor da equipe carioca.

“Feliz com a vitória, pois foi um jogo difícil e muito físico. Agora, é descansar para a sequência deste returno”, explicou o armador Arthur Pecos, do São José Basketball.

A classificação da Conferência Amaury Pasos está assim:

1º) Praia Clube/Gabarito (06 vitórias e 03 derrotas)
2º) São José Basketball (06 vitórias e 02 derrotas)
3º) Memorial/Fupes/Santos (05 vitórias e 04 derrotas)
4º) Basket Osasco (05 vitórias e 04 derrotas)
5º) AEGB/Vila Nova (04 vitórias e 05 derrotas)
6º) Sodiê Salgados/Mesquita/LSB (02 vitórias e 06 derrotas)
7º) Botafogo FR (02 vitórias e 06 derrotas)

A quarta rodada do returno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos acontece na quarta-feira (06 de abril), toda no ginásio Geodésico, em Osasco (SP): AEGB/Vila Nova x Botafogo FR, às 15h, Praia Clube/Gabarito x São José Basketball, às 17h15, e Basket Osasco x Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, às 19h30 – todos no horário de Brasília (DF).