Link para curtirem os highlights da partida. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

28 de junho de 2021

Playoff final da Conferência Oeste – Jogo 5

1 – Los Angeles Clippers 116 x 102 Phoenix Suns

O Phoenix Suns está liderando a série playoff final da conferência oeste por 3 a 2. Com 41 pontos, recorde na sua carreira em jogos de playoff, 13 rebotes, double/double, e 6 assistências, o armador/ala Paul George foi o grande nome da noite e o principal responsável pela permanência do Clippers na competição. Com a vitória, o Clippers diminuiu o prejuízo para 3 a 2 na série playoff final da conferência oeste, estendendo a série.

Além de Paul George, a equipe ainda contou com boas atuações do armador Reggie Jackson (23 pontos, 5 rebotes e 3 assistências), e do ala/pivô Marcus Morris (22 pontos e 3 rebotes).

Mesmo sem poder contar com o ala Kawhi Leonard e o pivô Ivica Zubac, ambos lesionados, o Clippers busca tornar-se a única equipe na história da NBA a sair de uma situação desfavorável de 2 a 0 em playoffs, como na série playoff “first round” contra o Dallas Mavericks e depois na série playoff semifinal contra o Utah Jazz, para a vitória na série.

Com uma atuação bem abaixo da esperada pelos seus fanáticos torcedores, o Suns que começou o jogo perdendo por 20 x 5, teve como destaques o armador/ala Devin Booker com 31 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, e o armador Chris Paul com 22 pontos, 3 rebotes e 8 assistências.

Ao mesmo tempo em que Devin Booker participa com muito destaque do seu 1º playoff na carreira, com médias de 27,3 pontos, 6,4 rebotes e 4,8 assistências, o armador Chris Paul busca chegar a sua primeira final de NBA em 16 anos de carreira.

Este é o 2º playoff entre Suns e Clippers. O 1º foi na temporada 2005/06 com a vitória do Suns por 4 a 3. Foram realizadas até o momento, 12 partidas de playoff com 7 vitórias do Suns e 5 vitórias do Clippers.

As duas equipes nunca foram campeãs da NBA. O Suns chegou em duas finais de NBA (em 1975/76, perdendo para o Boston Celtics por 4 a 2 e em 1992/93 quando foi derrotado pelo Chicago Bulls, de Michael Jordan, por 4 a 2). O Clippers ainda não teve o gostinho de estar numa final de NBA.

O jogo de número 6 será realizado nesta 4ª feira, no Staples Center, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, casa do Clippers.

Playoff final da NBA

Conferência Leste
Milwaukee Bucks 2 x 1 Atlanta Hawks

Conferência Oeste
Phoenix Suns 3 x 2 Los Angeles Clippers

Obs.: As equipes citadas em 1º plano, tem a vantagem de jogar o maior número de partidas em casa, no playoff final de conferência, em virtude de terem obtido uma melhor classificação na “regular season”.

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário
Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário