Link para curtirem os highlights da partida. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

24 de junho de 2021 – Playoff Final da Conferência Oeste – Jogo 3

Phoenix Suns 92 x 106 Los Angeles Clippers

Todos nós sabemos que uma partida de basquetebol é feita de bons e maus momentos. Pois bem, o Clippers soube aproveitar muito bem um desses bons momentos, quando no 3º quarto, fez uma corrida de 21 a 3, em aproximadamente 7 minutos, segundo o armador Reggie Jackson, “de muito coração e luta”, para sair de um placar desfavorável de 53 x 50 para uma vantagem de 15 pontos (56 x 71). O Suns acusou o golpe e foi para o último quarto com um prejuízo de 11 pontos (69 x 80). Empurrado pela sua fanática torcida que está sedenta por uma final de conferência e a possibilidade de conquista do seu 1º título da NBA em 51 anos de existência, o Clippers bateu o Suns e diminuiu a vantagem do rival para 2 a 1 na série playoff final da conferência oeste.

O ala Terance Mann, que iniciou a partida no lugar do titular ala/pivô Marcus Morris, acertou 5 arremessos de quadra em 6 tentados (83,3%), totalizando 10 pontos nesses 7 minutos frenéticos do Clippers, contribuindo de forma decisiva para a virada da equipe e a quebra da invencibilidade do Suns em 9 jogos consecutivos nos playoffs desta temporada.

O armador/ala Paul George (27 pontos, 15 rebotes e 8 assistências, batendo na trave por duas assistências para o triple/double) e o armador Reggie Jackson (23 pontos e 3 assistências), combinaram para 50 pontos, ou seja, 47,1% dos pontos da equipe. O pivô croata Ivica Zubac tornou-se o 1º jogador do Clippers a alcançar um double/double com 11 pontos e 12 rebotes na 1ª metade de uma partida de playoff desde que DeAndre Jordan chegou a mesma marca em 30 de abril de 2017, na derrota para o Utah Jazz por 104 x 91 na série playoff “first round”.

Pelo Suns, os destaques foram o armador Chris Paul (15 pontos e 12 assistências, double/double), liberado pela liga depois de um período afastado pelos protocolos de saúde e prevenção da COVID-19, e o pivô Deandre Ayton (18 pontos e 9 rebotes). O armador/ala Devin Booker (15 pontos, 5 rebotes e 5 assistências), não conseguiu repetir as excelentes atuações dos dois jogos iniciais da série, com médias de 30 pontos, 8,5 rebotes e 8 assistências, devido à forte defesa exercida pelo armador Patrick Beverly, e talvez, por experiência própria, pelo uso da máscara, que atrapalha bastante, para proteção de 3 fraturas no nariz.

Este é o 2º playoff entre Los Angeles Clippers e Phoenix Suns, na história da NBA. O primeiro foi na temporada 2005/2006, quando o Suns venceu por 4 a 3. Será que teremos mais uma vez 7 jogos entre as duas forças do oeste? Vamos torcer para que sim. As equipes merecem, e, é claro, nós agradecemos!
O jogo de número 4 será realizado neste sábado, no Staples Center, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, casa do Clippers.

Playoff Final das Conferências Leste e Oeste

Conferência Leste
Milwaukee Bucks 0 x 1 Atlanta Hawks

Conferência Oeste
Phoenix Suns 2 x 1 Los Angeles Clippers

Obs.: As equipes citadas em 1º plano, tem a vantagem de jogar o maior número de partidas em casa, no playoff final de conferência, em virtude de terem obtido uma melhor classificação na “regular season”.

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário
Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário