Link para curtirem os highlights da partida. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

22 de junho de 2021 – Playoff Final da Conferência Oeste – Jogo 2

1 – Los Angeles Clippers 103 x 104 Phoenix Suns

Ainda sem poder contar com o armador principal Chris Paul, afastado da equipe pelos protocolos de prevenção e saúde da COVID-19, o Suns bateu o Clippers, que também teve um sério desfalque, o ala Kawhi Leonard, e abriu 2 a 0 na série playoff final da conferência oeste.

O jogo foi simplesmente de arrepiar. Faltando 0,9 décimos de segundo para terminar a partida, o Suns estava perdendo por 103 x 102 e tinha direito a repor a bola em jogo atrás da linha de fundo. Numa estratégia muito bem montada, a bola foi passada para o pivô Deandre Ayton, que numa ponte aérea deu números finais a partida. A jogada foi maravilhosa e, é claro, que causou muita polêmica. A arbitragem precisou usar o “replay center” para esclarecer melhor a finalização e o tempo restante de jogo.

Primeiro com relação a finalização, a arbitragem viu e reviu a jogada reforçando a ideia inicial da legalidade da mesma, pois a bola veio, claramente, de um passe e não de um arremesso, não cabendo neste caso aplicar a regra do cilindro imaginário. Restou apenas definir o tempo restante da partida, no qual o relógio foi ajustado para 0,7 décimos de segundo. O Clippers ainda teve o último arremesso mas sem sucesso.

O Suns teve 3 jogadores com 20 ou + pontos, a saber: o armador Cameron Payne (29 pontos, recorde na sua carreira na NBA, 9 assistências), o pivô Deandre Ayton (24 pontos e 14 rebotes, double/double) e o armador/ala Devin Booker (20 pontos, 4 rebotes e 5 assistências). Assim como acontece no Brasil, lá as coisas não são diferentes. O Devin Booker é um ótimo jogador, sem dúvida alguma, mas tem gente afirmando e assinando embaixo, que é o novo Kobe Bryant. Calma minha gente, calma! Deixa o garoto jogar e se divertir.

Pelo Clippers que mais uma vez começa uma série playoff, nesta temporada, perdendo por 2 a 0, foi assim contra o Mavericks, quando virou para 4 a 3 e assim contra o Jazz quando venceu por 4 a 2, o destaque foi o armador/ala Paul George com 26 pontos, 6 rebotes e 6 assistências. Ironicamente, Paul George perdeu 2 lances livres quando o time tinha a vantagem de 103 x 102 e faltavam 8 segundos para o encerramento da partida. Aliás o aproveitamento de 50% na linha de lance livre (5 em 10) do Paul George, não passa nem perto dos 85% que ele carrega na sua carreira na NBA. O Clippers perdeu o jogo por 1 ponto desperdiçando 6 lances livres (18 em 24 – 75%), enquanto o Suns venceu o jogo desperdiçando apenas 2 lances livres (16 em 18 – 88,9%).

Nos últimos 3 ou 4 dias, não tenho certeza, mas é por aí, equipes deixaram de vencer as suas partidas pelo baixo aproveitamento na linha de lance livre. Olha eu aí, mais uma vez: “Lance livre ganha jogo”. Prestem a atenção para este simples e fundamental detalhe do jogo.
O jogo de número 3 será realizado na próxima 5ª feira, no Staples Center, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, casa do Clippers.

Playoff Final das Conferências Leste e Oeste

Conferência Leste
Milwaukee Bucks x Atlanta Hawks

Conferência Oeste
Phoenix Suns 2 x 0 Los Angeles Clippers

Obs.: As equipes citadas em 1º plano, tem a vantagem de jogar o maior número de partidas em casa, no playoff final de conferência, em virtude de terem obtido uma melhor classificação na “regular season”.

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário
Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário