Byra Bello é professor, comentarista e técnico

28 de março de 2024 (12 jogos do dia 27)

1 – Cleveland Cavaliers 111 x 118 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 15.303 (80%).

Emplacando a quarta derrota nos últimos 5 jogos, o Cavaliers perdeu uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste. No momento, é o 4º colocado com 44 vitórias e 29 derrotas. Enquanto isso, o Hornets, já eliminado da fase de playoffs, quebrou uma sequência de 5 derrotas consecutivas e ocupa a 13ª colocação da mesma Conferência, com 18 vitórias e 54 derrotas.

Ao final da partida, o Hornets teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala Brandon Miller, que marcou 31 pontos e obteve 6 rebotes. Já no Cavaliers, o destaque foi o pivô Jarrett Allen, com 24 pontos, 8 rebotes e 3 assistências.

Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre com mando de quadra. O jogo 3 será realizado no dia 14 de abril na cidade de Cleveland, casa do Cavaliers.

Na próxima sexta-feira, os dois times serão mandantes: o Cleveland Cavaliers enfrentará o Philadelphia 76ers; e o Charlotte Hornets jogará contra o Golden State Warriors.

2 – Golden Sate Warriors 101 x 93 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Flórida. Público: 19.210 (100%).

Numa partida muito equilibrada, o Warriors aproveitou o bom momento no primeiro tempo de jogo, já que o segundo tempo terminou empatado, para obter a segunda vitória consecutiva e manter a 10ª colocação na Conferência Oeste, com 38 vitórias e 34 derrotas. Enquanto isso, o Magic sofreu a segunda derrota consecutiva, mas conseguiu manter a 5ª posição na Conferência Leste, com 42 vitórias e 30 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Warriors.

O ala canadense Andrew Wiggins, com 23 pontos e 6 rebotes, foi o destaque do Warriors. Vale citar os 17 pontos e 10 assistências (caracterizando o double-double), além de 4 rebotes do armador Stephen Curry, e os 15 pontos e duas assistências do armador/ala Klay Thompson.

No Magic, o armador reserva Cole Anthony, com 26 pontos, 8 rebotes e 4 assistências, e o ala/pivô Paolo Banchero, com 15 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, foram os destaques da equipe.

Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima sexta-feira: o Golden State Warriors viajará até a cidade de Charlotte para enfrentar o Charlotte Hornets; e o Orlando Magic receberá o Los Angeles Clippers.

3 – Brooklyn Nets 122 x 119 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 15.159 (75%).

Faltando 9 jogos para encerrar a participação na primeira fase da competição, o Nets, que no momento ocupa a 11ª colocação da Conferência Leste com 28 vitórias e 45 derrotas, ainda nutre esperanças de classificação para o “Play-In Tournament”, já que o 10º colocado é o Hawks, com 33 vitórias e 39 derrotas. As chances são poucas, mas o time continuará lutando pela última vaga para a próxima fase.

O Wizards sofreu a sexta derrota nos últimos 9 jogos e já está eliminado da fase de playoffs, ocupando a 14ª e penúltima colocação da mesma Conferência, com 14 vitórias e 59 derrotas.

Este jogo, onde houve a necessidade da prorrogação para ser conhecido o vencedor, foi o quarto e último confronto entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Nets.

O armador/ala Cam Thomas, do Nets, com 38 pontos, 2 rebotes e 7 assistências, e o armador Jordan Poole, do Wizards, com 38 pontos, 7 rebotes e 8 assistências, foram os destaques da partida.

Os dois times serão mandantes na próxima sexta-feira: o Brooklyn Nets contra o Chicago Bulls; e o Washington Wizards contra o Detroit Pistons.

4 – Portland Trail Blazers 106 x 120 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Geórgia. Público: 16.059 (97%).

Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma vantagem de 14 pontos (86 x 100), o Hawks obteve a terceira vitória consecutiva e manteve a 10ª colocação da Conferência Leste com 33 vitórias e 39 derrotas. Enquanto o Blazers amargou a oitava derrota consecutiva e já eliminado da fase de playoffs ocupa a 14ª e penúltima posição da Conferência Oeste com 19 vitórias e 54 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre com mando de quadra.

O armador Dejounte Murray com 30 pontos, sendo 12 em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentadas (50%), 3 rebotes e 7 assistências foi o nome do Hawks e do jogo.

No Blazers o armador/ala Dalano Banton, vindo do banco, com 31 pontos, 5 rebotes e 9 assistências foi o destaque da equipe.

O Atlanta Hawks receberá na quinta-feira o Boston Celtics; e o Portland Trail Blazers viajará até a cidade de Miami para enfrentar na sexta-feira o Miami Heat.

5 – Los Angeles Clippers 108 x 107 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pensilvânia. Público: 21.022 (100%).

Numa partida com um final dramático e muita polêmica, o Clippers quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas e conseguiu manter a 4ª colocação na Conferência Oeste, somando 45 vitórias e 27 derrotas. Enquanto isso, o 76ers sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua ocupando a 8ª posição na Conferência Leste, com 39 vitórias e 34 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, ambas jogando como visitante.

O “Big Three” do Clippers, formado pelo armador/ala Paul George com 22 pontos, 10 rebotes e 4 assistências, pelo ala Kawhi Leonard com 17 pontos, 9 rebotes e 3 assistências, e pelo armador James Harden com 16 pontos, 5 rebotes e 14 assistências, foi o diferencial da partida.
Vale ressaltar que Kawhi Leonard aplicou um toco espetacular no ala Kelly Oubre Jr., com o cronômetro praticamente zerado, gerando uma tremenda polêmica no final da partida. Tire suas dúvidas no vídeo abaixo.

No 76ers, o armador Tyrese Maxey com 26 pontos, 7 rebotes e 8 assistências, e o ala Kelly Oubre Jr com 17 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double-double, foram os destaques da equipe.

Na próxima sexta-feira, ambos os times serão visitantes: o Los Angeles Clippers contra o Orlando Magic; e o Philadelphia 76ers contra o Cleveland Cavaliers.

6 – New York Knicks 145 x 101 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontário, no Canadá. Público: 19.133 (97%).

Com supremacia total na partida, vencendo todos os quartos, o Knicks simplesmente não tomou conhecimento do rival e conquistou a sétima vitória nos últimos 8 jogos, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, onde no momento é o 3º colocado com 44 vitórias e 28 derrotas.

O Raptors amargou a 12ª derrota consecutiva e está eliminado da fase de playoffs, mantendo a 12ª colocação da mesma Conferência com 23 vitórias e 50 derrotas.

Agora temos 8 equipes eliminadas da fase de playoffs: Raptors, Hornets, Wizards e Pistons pelo Leste; Jazz, Grizzlies, Blazers e Spurs pelo Oeste.

Os armadores Miles MacBride, com 29 pontos, 3 rebotes e 7 assistências, e Jalen Brunson, com 26 pontos, 4 rebotes e 7 assistências, foram os destaques do Knicks.

Este foi o quarto e último jogo entre as equipes na “regular season”, com 4 vitórias do Knicks.

O New York Knicks viajará até a cidade de San Antonio para enfrentar na sexta-feira o San Antonio Spurs; e o Toronto Raptors receberá no domingo o Philadelphia 76ers.

7 – Indiana Pacers 99 x 125 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 20.018 (100%).

Com uma boa distribuição dos pontos, onde os 5 titulares terminaram a partida com dígitos duplos e principalmente com uma defesa muito forte impondo ao rival a sua menor pontuação, ficando abaixo dos 100 pontos pela primeira vez na temporada, o Bulls quebrou uma sequência de 3 derrotas consecutivas e manteve a 9ª colocação da Conferência Leste com 35 vitórias e 38 derrotas.

O Pacers amargou a segunda derrota nos últimos 3 jogos, mas conseguiu segurar a 6ª colocação da mesma Conferência com 41 vitórias e 33 derrotas.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Bulls.

O ala DeMar DeRozan, com 27 pontos, 6 rebotes e duas assistências, e o pivô Nikola Vucevic, com 22 pontos e 12 rebotes, caracterizando o double-double, foram os destaques do Bulls. No Pacers, o armador/ala Andrew Nembhard, com 18 pontos, 5 rebotes e duas assistências, foi o destaque da equipe.

Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima sexta-feira: o Chicago Bulls viajará até a cidade de Nova York, no bairro do Brooklyn, para enfrentar o Brooklyn Nets; e o Indiana Pacers receberá o Los Angeles Lakers.

8 – Los Angeles Lakers 136 x 124 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 17.794 (100%).

Vindo de uma vitória na segunda prorrogação sobre o Bucks no dia anterior, o Lakers encontrou pernas para vencer com muita facilidade o Grizzlies, obtendo a quinta vitória consecutiva e mantendo a 9ª colocação da Conferência Oeste com 41 vitórias e 32 derrotas. O Grizzlies amargou a sexta derrota nos últimos 7 jogos e, já eliminado da próxima fase, continua na 13ª colocação da mesma Conferência com 24 vitórias e 49 derrotas.

O astro LeBron James, com 23 pontos, 14 rebotes e 12 assistências, obteve o seu 4º triple-double na temporada e o de número 111 na sua carreira na NBA. Vale citar o bom trabalho do ala Rui Hachimura, com 32 pontos, sendo 21 em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentativas (87,5%), e 10 rebotes, atingindo o double-double. O time teve 7 jogadores com dígitos duplos ao final da partida, jogando sem o ala/pivô Anthony Davis, que teve uma lesão no joelho esquerdo no jogo contra o Bucks.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Lakers. O jogo 4 acontecerá no dia 12 de abril na cidade de Memphis, casa do Grizzlies.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Los Angeles Lakers na sexta-feira contra o Indiana Pacers; e o Memphis Grizzlies no sábado contra o Orlando Magic.

9 – Detroit Pistons 91 x 106 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).

Após um primeiro tempo de muito equilíbrio, quando o Timberwolves levou para o vestiário uma vantagem pequena de 2 pontos (45 x 47), o bom desempenho nos dois lados da quadra na etapa complementar, com uma parcial de 46 x 59, foi o suficiente para garantir a sexta vitória nos últimos 7 jogos e subir uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, estando no momento na vice-liderança com 50 vitórias e 22 derrotas. O Pistons continua na lanterna da Conferência Leste com 12 vitórias e 61 derrotas, a pior campanha da competição.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na temporada regular, com duas vitórias do Timberwolves.

Os internos Naz Reid, com 21 pontos e 10 rebotes, e Rudy Gobert, com 11 pontos e 14 rebotes, ambos atingindo o double-double, foram os destaques do Timberwolves. O armador/ala Anthony Edwards teve uma noite muito econômica com 9 pontos, 3 rebotes e 5 assistências. O destaque do Pistons foi o excelente armador Cade Cunningham com 32 pontos e duas assistências.

Os dois times serão visitantes na próxima sexta-feira: o Detroit Pistons contra o Washington Wizards; e o Minnesota Timberwolves contra o Denver Nuggets.

10 – Houston Rockets 132 x 126 Oklahoma City Thunder
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 17.438 (96%).

Numa partida espetacular, com a necessidade de uma prorrogação para ser conhecido o vencedor, o Rockets venceu na noite desta quarta-feira o Thunder e conquistou a décima vitória consecutiva. Com o triunfo, o Rockets manteve a 11ª colocação da Conferência Oeste, com 37 vitórias e 35 derrotas, estando na briga por uma das vagas para o “Play-In Tournament”.

Com o insucesso, o Thunder, que jogou sem o seu principal pontuador, o armador Shai Gilgeous-Alexander, com média de 30,4 pontos por partida, perdeu uma posição na tabela de classificação da mesma Conferência e no momento é o 3º colocado com 50 vitórias e 22 derrotas.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para cada lado.

O armador Jalen Green, do Rockets, com 37 pontos, 10 rebotes e 7 assistências, ficando por 3 assistências para o triple-double, e o também armador Josh Giddey, do Thunder, com 31 pontos, 7 rebotes e 4 assistências foram os destaques da partida.

Os dois times estarão de volta ao batente na próxima sexta-feira: o Houston Rockets viajará até a cidade de Salt Lake para enfrentar o Utah Jazz; e o Oklahoma City Thunder receberá o Phoenix Suns.

11 – San Antonio Spurs 118 x 111 Utah Jazz
Local: Delta Center, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (100%).

Sofrendo a sétima derrota consecutiva, o Jazz está eliminado da próxima fase. Com 29 vitórias e 44 derrotas, é o 12º colocado da Conferência Oeste. O Spurs, que foi eliminado recentemente, e continua na lanterna da mesma Conferência com 17 vitórias e 56 derrotas.

São duas franquias de muita tradição na NBA, mas que infelizmente, para os seus torcedores, nesta temporada não conseguiram apresentar bons resultados. Paciência, fica para a próxima temporada.

O armador Devin Vassell, do Spurs, com 31 pontos, 4 rebotes e 6 assistências, e o também armador Collin Sexton, do Jazz, com 26 pontos, 2 rebotes e 9 assistências foram os destaques da partida.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Jazz.
Os dois times serão mandantes na próxima sexta-feira: o San Antonio Spurs contra o New York Knicks; e o Utah Jazz contra o Houston Rockets.

12 – Phoenix Suns 104 x 97 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.827 (100%).

Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma diferença de 10 pontos (83 x 73), o Suns bateu o Nuggets e obteve a quarta vitória nos últimos 5 jogos, segurando a 7ª colocação da Conferência Oeste com 43 vitórias e 30 derrotas. Mesmo com a derrota, o Nuggets, que teve quebrada uma sequência de 4 vitórias consecutivas, não perdeu a liderança da mesma Conferência com 51 vitórias e 22 derrotas.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Suns.

O ala Kevin Durant, do Suns, com 30 pontos, 13 rebotes e 3 assistências, e o pivô Nikola Jokic, do Nuggets, com 22 pontos, 9 rebotes e 10 assistências, ficando por um rebote para o triple-double, foram os destaques da partida.

Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima sexta-feira: o Denver Nuggets receberá o Minnesota Timberwolves; e o Phoenix Suns viajará até a cidade de Oklahoma para enfrentar o Oklahoma City Thunder.