Byra Bello é professor, comentarista e técnico

22 de março de 2024 (07 jogos do dia 21)

1 – Sacramento Kings 102 x 109 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 14.495 (71%).

Com uma ótima atuação do ala Kyle Kuzma, que voltou de lesão no ombro direito após 2 jogos ausentes e marcou 31 pontos, pegou 6 rebotes e deu 5 assistências, o Wizards conseguiu quebrar uma sequência de 5 derrotas consecutivas, mesmo não tendo chances de participar dos playoffs. No entanto, a equipe continua na última colocação da Conferência Leste com 12 vitórias e 58 derrotas. Enquanto isso, o Kings teve sua série de duas vitórias consecutivas interrompida e caiu duas posições na tabela de classificação da Conferência Oeste, ocupando agora a 8ª colocação com 40 vitórias e 29 derrotas.

Pelo Kings, o armador De’Aaron Fox se destacou com 25 pontos, sendo 15 deles em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 15 tentativas (33,3%), além de pegar 5 rebotes e dar 5 assistências. Já o pivô Domantas Sabonis contribuiu com 14 pontos, 14 rebotes e 6 assistências, alcançando seu 52º double-double na temporada.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado atuando como mandante.

Os dois times voltarão à quadra no próximo sábado: o Washington Wizards enfrentará o Toronto Raptors em casa; enquanto o Sacramento Kings viajará até a cidade de Orlando para enfrentar o Orlando Magic.

2 – New Orleans Pelicans 106 x 121 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Flórida. Público: 17.094 (91%).

Entrando nos últimos 12 minutos com uma ótima vantagem de 20 pontos (75 x 95), o Magic conquistou a quinta vitória consecutiva e ganhou uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, estando agora na 4ª colocação com 42 vitórias e 28 derrotas. O Pelicans teve sua sequência de 3 vitórias consecutivas interrompida e continua na 5ª colocação da Conferência Oeste com 42 vitórias e 27 derrotas.

O ala/pivô Paolo Banchero, do Magic, com 20 pontos, 10 rebotes e 11 assistências, alcançando o seu segundo triple-double na carreira na NBA, e o armador Trey Murphy, do Pelicans, vindo do banco, com 21 pontos e 3 rebotes foram os destaques da partida.

Este foi o primeiro dos 2 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para o Magic. O jogo 2 será realizado no dia 3 de abril em New Orleans, casa do Pelicans.

O New Orleans Pelicans viajará até Miami para enfrentar o Miami Heat na sexta-feira; e o Orlando Magic receberá o Sacramento Kings no sábado.

3 – Brooklyn Nets 108 x 115 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.341 (100%).

Levando uma vantagem de 16 pontos para o vestiário (44 x 60), o Bucks soube controlar o jogo na etapa complementar e obter a terceira vitória nos últimos 4 jogos, mantendo a vice-liderança da Conferência Leste, enquanto o Nets amargou a quinta derrota consecutiva e continua na 11ª colocação da mesma Conferência com 26 vitórias e 44 derrotas.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias para o Bucks.

O armador Damian Lillard, com 30 pontos e 12 assistências, caracterizando o double-double, foi o destaque do Bucks e do jogo. Lillard fez seu terceiro jogo consecutivo com pelo menos 30 pontos.

Vale citar o retorno do ala/pivô Giannis Antetokounmpo após 2 jogos ausente com uma lesão na coxa esquerda. Ele anotou 21 pontos, pegou 9 rebotes e distribuiu 5 assistências.

No Nets, o ala Mikal Bridges, com 24 pontos, 6 rebotes e duas assistências, o pivô Nic Claxton, com 22 pontos e 9 rebotes, e o armador/ala Cam Thomas, com 21 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, foram os destaques da equipe.

O Brooklyn Nets viajará até a cidade de Nova York, no bairro de Manhattan, para enfrentar no sábado o New York Knicks; e o Milwaukee Bucks receberá o Oklahoma City Thunder no domingo.

4 – Chicago Bulls 117 x 127 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 17.016 (94%).

Nas 10 partidas realizadas no mês de março, o Rockets venceu 9 delas e vai segurando a possibilidade de classificação para os playoffs. No momento, a equipe é a 11ª colocada da Conferência Oeste, com 34 vitórias e 35 derrotas.

O Bulls teve quebrada uma sequência de duas vitórias consecutivas e continua na 9ª posição da Conferência Leste, com 34 vitórias e 36 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado atuando como mandante.

O armador/ala Jalen Green, do Rockets, com 26 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, e o armador Ayo Dosunmu, do Bulls, com 35 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 6 tentadas (83,3%), foram os destaques da partida.

Os dois times serão mandantes no próximo sábado: o Chicago Bulls contra o Boston Celtics, e o Houston Rockets contra o Utah Jazz.

5 – Utah Jazz 97 x 113 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.277 (100%).

Após perder o primeiro quarto por 27 x 26, o Mavericks foi aos poucos se acertando nos dois lados da quadra e fechou o jogo com certa tranquilidade, obtendo a sétima vitória nos últimos oito jogos e subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, estando agora na 6ª colocação com 41 vitórias e 29 derrotas.

O Jazz sofreu a quarta derrota consecutiva e continua ocupando a 12ª colocação da mesma Conferência, com 29 vitórias e 41 derrotas.

Este foi o terceiro dos quatro jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Mavericks. O jogo 4 será realizado no dia 25 de março na cidade de Salt Lake, casa do Jazz.

O armador Luka Doncic, do Mavericks, com 34 pontos, 9 rebotes e 8 assistências, ficou por um rebote e duas assistências para o triple-double, e o ala Lauri Markkanen, do Jazz, com 21 pontos, 3 rebotes e duas assistências foram os destaques da partida.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Utah Jazz no sábado contra o Houston Rockets; e o Dallas Mavericks na segunda-feira contra o Utah Jazz.

6 – New York Knicks 100 x 113 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.811 (100%).

Vencendo todos os quartos da partida, o Nuggets emplacou a sétima vitória nos últimos 8 jogos e manteve a vice-liderança da Conferência Oeste com 49 vitórias e 21 derrotas.

O Knicks teve quebrada uma sequência de 4 vitórias consecutivas e perdeu uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, estando no momento na 5ª colocação com 41 vitórias e 28 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado atuando como mandante.

O pivô Nikola Jokic, com 34 pontos, 14 rebotes e 11 assistências, alcançou o seu 22º triple-double na temporada e o de número 127 em sua carreira na NBA. O ala Michael Porter Jr., com 31 pontos e 8 rebotes, e o armador Jamal Murray, com 23 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, estiveram em uma grande noite.

No Knicks, o grande nome da equipe foi o armador Jalen Brunson, com 26 pontos, 2 rebotes e 9 assistências.

As duas equipes estarão de volta ao trabalho no próximo sábado: o New York Knicks receberá o Brooklyn Nets; e o Denver Nuggets viajará até a cidade de Portland para enfrentar o Portland Trail Blazers.

7 – Atlanta Hawks 115 x 128 Phoenix Suns
Local: Footprint Center, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Público: 17.071 (100%).

Após 3 quartos de muito equilíbrio, o Suns fez um último quarto de muita eficiência nos dois lados da quadra e, com uma parcial de 22 x 32, conquistou a terceira vitória nos últimos 4 jogos, mantendo a 7ª colocação da Conferência Oeste com 41 vitórias e 29 derrotas.

O Hawks sofreu a quinta derrota nos últimos 6 jogos e permanece na 10ª colocação da Conferência Leste com 30 vitórias e 39 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado atuando como mandante.

O armador Devin Booker, do Suns, com 30 pontos, 4 rebotes e duas assistências, e o armador/ala Dejounte Murray, do Hawks, com 29 pontos, 9 rebotes e 10 assistências (ficando por um rebote para o triple-double), foram os destaques da partida.

Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo sábado: o Atlanta Hawks receberá o Charlotte Hornets; e o Phoenix Suns viajará até a cidade de San Antonio para enfrentar o San Antonio Spurs.