Links para curtirem os highlights das partidas. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

28 de maio de 2021 – Playoffs “first-round”

1 – New York Knicks 94 x 105 Atlanta Hawks
O Atlanta Hawks lidera a série playoff por 2 a 1.
Depois de ter passado por uma cena lamentável ao ser atingido por uma cusparada de um fã indisciplinado no jogo 2 no Madison Square Garden, em New York, o armador Trae Young com 21 pontos e 14 assistências, caracterizando o double/double, foi o nome do jogo, na noite desta sexta-feira, diante de aproximadamente 15.000 pessoas, que empurraram o Hawks para a 2ª vitória na série playoff “first round”. Visando dar mais segurança aos jogadores e comissão técnica, a NBA tem agido com firmeza contra atitudes totalmente fora do espírito esportivo. Na rodada de 4ª feira, 5 torcedores foram banidos das arenas por mau comportamento. Com 10 trocas de comando no placar e por 10 vezes empatado, o jogo foi muito equilibrado, exceto no 2º quarto quando o Hawks venceu por 13 x 29, residindo aí o diferencial do jogo. Pelo Knicks, o destaque ficou com o armador Derrick Rose com 30 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. Este é o 3º playoff entre as equipes na história da NBA, com a realização de 12 jogos com 3 vitórias para o Hawks e 9 para o Knicks. As duas equipes estão de volta aos playoffs, depois de algumas temporadas de ausência. O Knicks que tem 2 títulos da NBA (1970 e 1973), ficou 7 temporadas na espera, enquanto o Hawks que tem uma conquista na temporada de 1958, como St. Louis Hawks, esperou por 3 temporadas. O jogo de número 4 será realizado no domingo, na State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Georgia, casa do Hawks.

2 – Brooklyn Nets 119 x 125 Boston Celtics
O Brooklyn Nets lidera a série playoff por 2 a 1.
Depois de anotar 50 pontos no Play-in Tournament contra o Wizards, garantindo a 7ª colocação do Celtics na conferência leste, o ala Jayson Tatum não esteve bem no 2 primeiros jogos do playoff, onde registrou uma média de 15,5 pontos por partida. Com vontade de mostrar que ainda pode ajudar o Celtics na caminhada rumo ao título, o ala Jayson Tatum voltou a marcar 50 pontos, estabelecendo o recorde de pontos na carreira, num jogo de playoff. Com a belíssima marca, Tatum tornou-se o 6º jogador da franquia Celtics a atingir 50 pontos numa partida de playoff. Além da incrível performance de Jayson Tatum, o Celtics ainda contou com uma noite inspirada do armador/ala Marcus Smart com 23 pontos, sendo 15 em 5 bolas convertidas de 3 pontos em 8 tentadas (62,5%), 3 rebotes e 6 assistências. Pelo Nets que não jogou uma boa partida, o armador James Harden (41 pontos, 10 assistências, double/double e 7 rebotes, e o ala Kevin Durant (39 pontos e 9 rebotes), combinaram para 80 pontos, ou seja, 67,2% dos pontos da equipe. Este é o 3º playoff entre as duas potências do leste. A vitória do Celtics quebrou uma escrita de 9 vitórias consecutivas do Nets em jogos de playoff. Foram disputadas até o momento, em se tratando de playoff, 13 partidas entre as equipes, com 10 vitórias do Nets e 3 do Celtics. O jogo de número 4 será realizado no domingo, no TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts, casa do Celtics.

3 – Los Angeles Clippers 118 x 108 Dallas Mavericks
O Dallas Mavericks vai liderando a série playoff por 2 a 1.
Numa reação sensacional, o Clippers fez uma corrida de 14 a 0 em dois minutos, e trouxe a partida de 11 x 30 para 25 x 30, mantendo o jogo sob controle, mesmo estando em desvantagem no placar. Com pouco mais de 7 minutos jogados no 2º quarto, o time do técnico Tyronn Lue, virou o jogo para 53 x 50, não perdendo mais a dianteira do placar até finalizar a partida. O ala Kawhi Leonard com 36 pontos, 8 rebotes e 3 assistências, e o armador/ala Paul George com 29 pontos, 7 rebotes e 4 assistências, combinaram para 65 pontos, 15 rebotes e 7 assistências, ou seja, 55% dos pontos, 38,4% dos rebotes e 29,1% das assistências da equipe. O time mandante teve como destaque o armador Luka Doncic com 44 pontos, 9 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por 1 rebote e uma assistência para o triple/double. Este é o 2º playoff entre as equipes na história da NBA. Curiosamente, no 1º playoff, em 2020, as duas equipes estiveram frente a frente e o Clippers eliminou o Mavericks no “first round” por 4 a 2. Até o momento foram realizadas 9 partidas de playoff com 4 vitórias do Mavericks e 5 do Clippers. O jogo de número 4 será realizado no domingo, na American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas, casa do Mavericks.

 

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário
Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário