Byra Bello é professor, comentarista e técnico

04 de novembro de 2023 (07 jogos do dia 03)

1 – Cleveland Cavaliers 116 x 121 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 16.744 (93%).

Na partida de abertura do “In-Season Tournament”, o Indiana Pacers depois de fazer um primeiro tempo espetacular com 17 pontos de vantagem (53 a 70), não teve um bom retorno para a etapa complementar e acabou se complicando. Com uma bela reação baseada num sistema defensivo agressivo e consistente o Cavaliers entrou nos últimos 12 últimos apenas com um ponto de desvantagem (87 x 88).

No quarto derradeiro o que não faltou foi emoção. As 2 equipes se revezaram no comando do placar e com pouco mais de 6 minutos para o encerramento do jogo o Cavaliers virou o jogo, colocando 4 pontos de frente (105 a 101). O Pacers, que fez uma ótima partida, não se abalou e aos poucos foi reassumindo o comando do jogo para passar à frente de forma definitiva, rumo a sua primeira vitória no torneio e a segunda vitória sobre o Cavaliers na atual temporada, já que os jogos desse torneio também contam para a “regular season”, da temporada 2023/24.

O pivô Myles Turner com 27 pontos e 9 rebotes, e o armador Tyrese Haliburton com 18 pontos e 13 assistências, caracterizando o double/double, foram os destaques do Pacers, que teve ainda mais 4 jogadores com dígitos duplos na partida.

Pelo Cavaliers, o armador Donavan Mitchell com 38 pontos, 5 rebotes e 9 assistências, e o pivô Evan Mobley com 14 pontos e 10 rebotes, atingindo double/double, além de 5 assistências, foram os grandes nomes da equipe.

Na história da NBA, as equipes já se enfrentaram, em se tratando de “regular season”, 209 vezes, com 108 vitórias do Pacers e 101 vitórias do Cavaliers.

As duas equipes estarão como mandantes na próxima partida. O Cavaliers, no domingo contra o Warriors, e o Pacers, no sábado, na 2ª partida do seu 1º back-to-back, contra o Hornets.

2 – New York Knicks 105 x 110 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.717 (100%).

A parcial de 10 pontos (46 x 56), no primeiro tempo de partida, acabou sendo o grande diferencial do jogo, apesar do bom segundo tempo do Knicks que venceu por 59 a 54. Com o resultado, o Bucks emplacou a sua 3ª vitória contra 2 derrotas, enquanto o Knicks tem agora 2 vitórias e 4 derrotas na “regular season”. Esta foi a 1ª partida das duas equipes no “In Season Tournament”.

O armador Damian Lillard com 30 pontos, sendo 12 lances livres convertidos em 12 cobrados (100%), 4 rebotes e 4 assistências, foi o grande nome do Bucks. A equipe ainda contou com os 22 pontos, 8 rebotes e 6 assistências do ala/pivô Giannis Antetokounmpo, e 12 pontos, 9 rebotes e 4 assistências do ala Khris Middleton.

Pelo Knicks o grande destaque foi o excelente armador Jalen Brunson com 45 pontos, 5 rebotes e 4 assistências. Brunson ficou 3 pontos abaixo do seu recorde de 48 pontos na sua carreira, na NBA. O ala/pivô Julius Randle anotou 16 pontos e pegou 12 rebotes, caracterizando o double/double, além de 5 assistências.

Nos últimos 7 jogos, em se tratando de “regular season”, o Bucks venceu todas as partidas. Na história da NBA, também em se tratando de “regular season”, foram até o momento 228 jogos com 123 vitórias do Bucks e 105 vitórias do Knicks.

Um detalhe. A marcação da quadra do Bucks, para este torneio, com tinta branca no piso claro, ficou muito ruim, pois é difícil enxergar a linha de 3 pontos, entre outras.

Os 2 times estarão de volta na próxima segunda-feira. O Knicks, em casa, contra o Clippers, e o Bucks, fora de casa, contra o Nets.

3 – Washington Wizards 114 x 121 Miami Heat
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Florida. Público: 19.660 (100%).

Depois de um empate em 34 pontos ao final do primeiro quarto, o Heat entrou nos 12 minutos finais com uma bela vantagem de 20 pontos (81 x 101). No quarto derradeiro, a equipe soube segurar a pressão e fechar o jogo com uma certa tranquilidade.

O Heat alcançou a sua 2ª vitória, contra 4 derrotas, enquanto Wizards tem apenas uma vitória em 5 jogos. O início de temporada para as 2 equipes, com toda certeza, não está dentro do esperado pelos seus torcedores. Esta partida também foi válida pelo “In-season Tournament”.

O Heat teve ao final da partida, 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaques para: o armador/ala Tyler Herro com 24 pontos, 10 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por uma assistência para o triple/double, e o ala Jimmy Butler com 20 pontos e 7 rebotes.

Pela equipe da capital americana, o grande destaque foi o ala Kyle kuzma com 22 pontos, 4 rebotes e 3 assistências.

Os 2 times estarão de volta ao batente na próxima segunda-feira. O Heat receberá o Lakers, enquanto o Wizards viajará até a cidade de Philadelphia, para enfrentar, o 76ers.

4 – Brooklyn Nets 109 x 107 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 19.660 (100%).

Numa partida extremamente equilibrada, onde tivemos 9 trocas de comando do placar e o registro de 7 empates, Nets e Bulls brindaram os amantes do esporte da bola laranja com um grande jogo, onde com pouco menos de 4 segundos, o ala/armador Zach LaVine teve o último arremesso para 3 pontos, que poderia ter dado a vitória ao Bulls, diante da sua torcida. Parabéns aos dois times!

O ala pivô Dorian Finney-Smith com 21 pontos e 3 rebotes, o ala Cam Thomas com 17 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, e o ala/armador Mikal Bridges com 20 pontos, 2 rebotes e 3 assistências, foram os grandes nomes do Nets, que emplacou a 3ª vitória nas 5 partidas disputadas, na atual temporada.

Pelo Bulls o trio formado pelo armador/ala Zach LaVine com 24 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, pelo pivô Nikola Vucevic, que alcançou o double/double com 13 pontos e 13 rebotes, e pelo armador DeMar DeRozan com 24 pontos e 4 assistências, foi o grande destaque do time.

As duas equipes estarão no 2º jogo do 1º back-to-back. O Nets, em casa, contra o Celtics, e o Bulls, fora de casa, contra o Nuggets.

5 – Golden State Warriors 141 x 139 Oklahoma City Thunder
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 16.827 (92%).

Com uma bandeja espetacular do armador Stephen Curry (30 pontos e 8 assistências), com menos de 1 segundo para o encerramento da partida, o Warriors bateu, fora de casa, o Thunder.

Com toda a certeza, a NBA fez uma bela “cesta de 3 pontos” na criação do “In-Season Tournament”, pois os jogos se assemelham muito a jogos de playoffs onde ao final deste mês de novembro apenas o primeiro colocado de cada um dos 6 grupos (3 do leste e 3 do oeste), e mais os 2 melhores segundos colocados, irão avançar para a fase de “knockdown round”, ou seja, fase de mata-mata, onde no dia 9 de dezembro, em Las Vegas, teremos apenas duas equipes na decisão do torneio que começou ontem e já vem sendo muito elogiado, não só pelos jogadores, mas principalmente pelos torcedores. Aplausos para a NBA!

Pelo Thunder que jogou sem o seu principal pontuador, o armador Shai Gilgeous-Alexander, o “SGA”, lesionado no joelho esquerdo, o destaque foi o armador/ala “Lu Dort” com 29 pontos e 5 rebotes. O pivô Chet Holmgren com 24 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, fez mais uma grande partida, na sua primeira temporada na NBA.

O Warriors estará jogando, fora de casa, neste domingo, contra o Cavaliers, enquanto o Thunder receberá, na 2ª feira, o Hawks.

6 – Dallas Mavericks 114 x 125 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.729 (100%).

Com domínio absoluto da partida, estando apenas nos 2 primeiros minutos em desvantagem no placar (6 x 5), o Nuggets, atual campeão da NBA, fez uma partida perfeita e quebrou a invencibilidade do Mavericks, na primeira partida das 2 equipes no “In-Season Tournament”.

O jogo foi tão tranquilo para o Nuggets, que no 3º quarto, o time chegou a colocar, por 3 vezes, 20 pontos de frente, sendo a último (73 x 93), quando o cronômetro acusava 4 minutos e 28 segundos para o final do quarto.

O pivô Nikola Jokic com 33 pontos, 14 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por uma assistência para o triple/double, foi o grande nome da partida. O armador Jamal Murray com 18 pontos e 13 rebotes, e o ala Michael Porter Jr. com 24 pontos e 9 rebotes, estiveram numa grande noitada.

Pelo Mavericks, o armador Luka Doncic com 34 pontos, 10 rebotes e 8 assistências, ficando por duas assistências para o triple/double foi o grande nome da equipe. O armador Kyrie Irving com 22 pontos e 7 assistências fez uma grande partida.

As duas equipes estarão como mandantes na próxima partida. O Nuggets, no 2º jogo do 2º back-to-back contra o Bulls, e o Mavericks, no domingo, contra o Hornets.

7 – Memphis Grizzlies 113 x 115 Portland Trail Blazers
Local: Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 18.592 (96%).

No jogo que fechou a noite de abertura do “In-Season Tournament”, Memphis Grizzlies e Portland Trail Blazers fizeram uma partida espetacular, onde houve a necessidade de uma prorrogação para ser conhecido o vencedor.

Faltando 3 minutos e 21 segundos para o final do último quarto, o Grizzlies tinha uma vantagem de 10 pontos (90 x 100). Aos poucos o Blazers foi melhorando sua defesa e chegou ao empate com 2 lances livres convertidos pelo armador/ala Shaedon Sharpe (22 pontos e 5 rebotes), com o cronômetro acusando 8 segundos para o encerramento do tempo regulamentar. O head coach do Grizzlies, Taylor Jenkins, solicitou tempo e armou o ataque para vencer a sua primeira partida na atual temporada. Os jogadores foram disciplinados, mas não contavam com um toco “monstro” do Sharpe. Prorrogação decretada.

Na prorrogação, o Blazers foi melhor e chegou a colocar 5 pontos de frente (110 x 115). Com menos de 1 segundo, o pivô Jaren Jackson Jr. matou uma bola de 3 pontos, para o Grizzlies, trazendo o jogo para 113 x 115. Entretanto era tarde e a tão esperada primeira vitória, na temporada, não veio.

O ala Jerami Grant com 26 pontos e 8 rebotes, e o armador Malcolm Brogdon com 27 pontos, 7 rebotes e 10 assistências, ficando por 3 rebotes para o triple/double, foram os destaques do mandante.

Pelo Grizzlies, que é a única equipe na competição que ainda não venceu, o armador/ala Desmond Bane com 33 pontos, 8 rebotes e 7 assistências, e o pivô Jaren Jackson Jr., o “JJJ”, com 30 pontos e 10 rebotes, atingindo o double/double, foram os destaques.

As duas equipes estarão se enfrentando, mais uma vez, no domingo, ainda na cidade de Portland, casa do Blazers.