CR Vasco da Gama vence o ‘Clássico da Amizade’ diante do Botafogo FR

O CA Paulistano-SP quebrou a invencibilidade do Fortaleza/Basquete Cearense-CE, no sábado (04 de novembro), ao vencer duelo válido pelo turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2023), por 80 a 73 (46 a 39 no primeiro tempo), jogando no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP).

O time cearense saiu na frente e ficou na frente no quarto inicial, mas o CA Paulistano reagiu e comandou os dois períodos seguintes, com destaque para o segundo, assumindo o comando do placar e desgarrando. Nos dez minutos finais, o Fortaleza/Basquete Cearense tentou a recuperação e ficou na frente, mas a equipe da casa controlou bem essa tentativa der recuperação para vencer a primeira na competição e quebrar a série positiva do adversário – 20 a 23 (primeiro quarto), 26 a 16 (segundo quarto), 16 a 15 (terceiro quarto), 18 a 19 (quarto final).

Foto: Willian Oliveira/Foto Atleta

Os atletas mais efetivos foram Victão Silva (19 pontos e 04 rebotes) e Lucas Doria (13 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo CA Paulistano; Felipe Queiros (14 pontos) e Eddy Carvalho (12 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

Com este resultado, o CA Paulistano aparece no 10º lugar, com duas vitórias e duas derrotas. Já o Fortaleza/Basquete Cearense ocupa a sexta colocação, com três vitórias e uma derrota.

O CR Vasco da Gama-RJ venceu o ‘Clássico da Amizade’, diante do Botafogo FR-RJ, por 79 a 62 (36 a 33 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ). O cruzmaltino esteve na frente em três períodos, o que deu a chance de comandar o placar e abrir vantagem. O Fogão conseguiu igualar apenas no segundo quarto, o que não foi suficiente para tentar algo maior na partida – 17 a 14 (primeiro quarto), 19 a 19 (segundo quarto), 24 a 16 (terceiro quarto) e 19 a 13 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Lucas Andrade (14 pontos) e Guilherme “Guizão” Estevão (10 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo Botafogo FR; Rafael Paulichi (19 pontos e 04 rebotes) e Thiago Mathias (17 pontos e 09 rebotes), em favor do CR Vasco da Gama.

Foto: Maurício Almeida/Vasco

Na classificação geral, o CR Vasco da Gama está na quinta colocação, com quatro vitórias e uma derrota. O Botafogo FR é o 15º colocado, com cinco derrotas.

O campeonato tem sequência nesta segunda-feira (06 de novembro), com a realização de três partidas: CA Paulistano x Unifacisa, às 19h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP); Coop São José Basketball x Pato Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP); e São Paulo FC x Fortaleza/Basquete Cearense, ás 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).