Byra Bello é professor, comentarista e técnico

27 de outubro de 2023 (02 jogos do dia 26)

1 – Philadelphia 76ers 117 x 118 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.783 (100%).

Com 39 pontos, sendo 17 em 17 lances livres convertidos (100%), 8 rebotes e 4 assistências, o armador Damian Lillard, fazendo se estreia com a camisa do Bucks, depois de 11 temporadas envergando as cores do Blazers, foi, sem dúvida alguma, o grande nome do jogo. Lillard já chegou deixando sua marca no Bucks. Tornou-se o maior pontuador, em um jogo de abertura de temporada, da história da franquia, batendo a marca de 34 pontos, estabelecida pelo ala/pivô Terry Cummings em 1984.

Depois de colocar 19 pontos de frente (38 x 57), próximo ao final do 2º quarto, o Bucks, que liderou praticamente todo o jogo, foi aos poucos vendo a vantagem cair, face ao belo trabalho defensivo do 76ers que voltou melhor do vestiário. Logo no início do último quarto, o terrível visitante virou o jogo (95 x 94), ampliando a diferença para 8 pontos (102 x 94).

Refeito do susto, o Bucks foi aos poucos encostando e voltou a liderar o placar (104 x 105) com menos de 4 minutos para o encerramento. A partir daí, mesmo com a pressão do 76ers, o Buck se manteve na frente e fechou o jogo, mesmo diante de uma bolaça de 3 pontos do armador/ala De’Anthony Melton, do 76ers, no “at the buzzer”. Que jogo, galera!

O armador Damian Lillard foi o nome do jogo com os números citados acima. A equipe ainda contou com o bom desempenho do ala/pivô Giannis Antetokounmpo com 23 pontos e 13 rebotes, caracterizando o double/double. O grande inimigo de Antetokounmpo continua sendo o lance livre. Ele cobrou 9 e converteu apenas 3, com um baixo aproveitamento de 33,3%.

Pelo 76ers, o destaque ficou com o bom armador Tyrese Maxey com 31 pontos, 4 rebotes e 8 assistências. Além do destaque, o 76ers ainda teve 3 jogadores com ao menos 20 pontos, a saber: o armador/ala Kelly Oubre Jr. com 27 pontos e 4 rebotes, o pivô Joel Embiid com 24 pontos, 7 rebotes e 6 assistências, e o ala/pivô Tobias Harris com 20 pontos e 7 rebotes.

O 76ers viajará até a cidade de Toronto, no Canadá, para enfrentar, no sábado, na sua 1ª partida do seu 1º back-to-back da temporada, o Raptors.

O Bucks receberá, no domingo, também na sua 1ª partida do seu 1º back-to-back da temporada, o Hawks.

2 – Phoenix Suns 95 x 100 Los Angeles Lakers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997(100%).

Completando a noite de apenas dois jogos da melhor liga de basquetebol do planeta, o Lakers bateu, em casa, o Suns com grandes performances individuais de três grandes craques da atualidade.

Pelo Lakers, o ala/pivô Anthony Davis com 30 pontos, sendo 13 no último quarto, e 12 rebotes, caracterizando o double/double, e o astro LeBron James com 21 pontos, 8 rebotes e 9 assistências, ficando por 2 rebotes e uma assistência para o triple/double, foram os grandes nomes da equipe que tem 17 títulos da NBA, ao lado do Celtics.

Davis e James fizeram 23 dos 28 pontos, ou seja, 81,2% dos pontos do Lakers nos últimos 12 minutos de partida. Vale citar o ótimo trabalho defensivo do Lakers que limitou o rival a apenas 11 pontos no quarto derradeiro.

No Suns, que jogou sem o armador/ala Devin Booker, lesionado no pé esquerdo, o destaque foi o ala Kevin Durant com 39 pontos, cestinha da partida, e 11 rebotes, caracterizando o double/double. A equipe ainda não pode contar com o armador Bradley Beal, que envergou por 11 temporadas consecutivas, aliás a única equipe em que jogou, a camisa do Washington Wizards.

Amigos, desde o último ano de ensino médio, James e Durant, não se enfrentavam em uma quadra, desde o Natal de 2018, em virtude de lesões e protocolos de saúde e segurança. Finalmente tivemos a privilégio de nos deliciarmos com a presença dos dois grandes astros da NBA na atualidade.

O Suns receberá, no sábado, o Jazz, enquanto o Lakers enfrentará, no domingo, na cidade de Sacramento, capital da Califórnia, o Kings.