Links para curtirem os highlights das partidas. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

06 de maio de 2021

1 – Chicago Bulls (27 v / 39 d / 11º do leste) 120 x 99 Charlotte Hornets (32 v / 34 d / 8º do leste)

Com o retorno do armador/ala Zach LaVine (13 pontos e 3 rebotes), depois de 11 jogos afastado pelos protocolos de saúde e prevenção da COVID-19, o Bulls conquistou uma importante vitória na sua caminhada rumo ao Play-in Tournament. A situação não é nada fácil pois o Wizards que é o 10º colocado, ocupando a última vaga do Play-in Tournamnet, tem 4 vitórias de frente, faltando 4 jogos para o Wizards e 6 jogos para o Bulls. Só um milagre daqueles pode salvar o Bulls. Vamos aguardar! Apesar de ter sofrido a 4ª derrota nos últimos 6 jogos, o Hornets está praticamente garantido no Play-in Tournament e busca nesta reta final de “regular season” uma vaga no G6 que leva as equipes direto aos playoffs. O pivô Nikola Vucevic com 29 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 7 tentadas (71,4%), e 14 rebotes, double/double, foi o destaque do Bulls. Pelo Hornets o destaque ficou com o ala/pivô P.J. Washington com 24 pontos, 6 rebotes e 3 assistências. O ponto negativo da partida foi o aproveitamento das equipes na linha de lance livre. O Bulls com 58,8% (10 em 17) e o Hornets com pífios 38,9% (7 em 18). Que coisa horrível galera! Este foi o 3º jogo entre as equipes na atual temporada com 3 vitórias para o Bulls. As duas equipes estarão num back-to-back, ambas em casa. O Bulls contra o Celtics que é o 6º do leste, e o Hornets contra o Magic que é o 13º do leste.

2 – Brooklyn Nets (43 v / 24 d / 2º do leste) 109 x 113 Dallas Mavericks (38 v / 28 d / 5º do oeste)

Com 19 trocas no comando do placar e por 11 vezes empatada, Nets e Mavericks fizeram uma partida de muito equilíbrio e decidida nos minutos finais. Com a sua 5ª vitória nos últimos 6 jogos, o Mavericks se isolou na 5ª posição do oeste, mesmo pressionado por Lakers e Blazers que dividem a 6ª posição com uma vitória a menos. Das 3 equipes, duas ficarão no G6 e serão conduzidas direto a fase de playoffs. A outra jogará o Play-in Tournament. O armador Kyrie Irving com 45 pontos, recorde de pontos na temporada, 5 rebotes e 4 assistências, teve uma excelente atuação, mas não o suficiente para livrar a sua equipe da 4ª derrota consecutiva. Pelo Mavericks, o armador Luka Doncic com 24 pontos, 10 rebotes e 8 assistências, batendo na trave por duas assistências para o triple/double, foi o destaque. Este foi o 2º jogo entre as equipes na atual temporada com duas vitórias para o Mavericks, que estará num back-to-back, em casa, contra o Cavaliers, de Anderson Varejão, que é o 14º do leste. O Nets jogará no sábado, fora de casa, contra o Nuggets que é o 4º colocado do oeste.

3 – Washington Wizards (31 v / 36 d / 10º do leste) 131 x 129 Toronto Raptors (27 v / 40 d / 12º do leste)

Na melhor partida da noite, o Wizards necessitou de uma prorrogação para bater o Raptors depois de um empate no tempo normal em 115 pontos. Faltando 2 segundos para o encerramento do tempo regulamentar, o armador Fred VanVleet matou uma bolaça de 3 pontos empatando o jogo e provocando a prorrogação, que foi inteiramente dominada pelo Wizards. O armador brasileiro Raulzinho, agora titular do Wizards, fez uma partida excepcional com 25 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 7 tentadas (71,4%), 2 rebotes 3 assistências. O “monstro” chamado Russell Westbrook anotou 13 pontos, pegou 17 rebotes e distribuiu 17 assistências, alcançando o 34º triple/double na temporada e o de número 180 na sua carreira na NBA. Faltando 5 jogos para o Wizards, na “regular season”, Westbrook precisa de apenas 2 triple/doubles para ultrapassar o lendário Oscar Robertson (181 triple/doubles) assumindo a liderança da lista dos jogadores com o maior número de triple/doubles na história da NBA. Pelo Raptors que ainda briga com chances remotas por uma vaga no Play-in Tournament, o destaque foi o pivô Pascal Siakam com 44 pontos, 11 rebotes e 7 assistências, double/double. Este foi o 3º jogo entre as equipes na atual temporada com duas vitórias para o Raptors. As duas equipes terão folga nesta 6ª feira e voltarão ao trabalho no sábado. O Raptors, em casa, contra o Grizzlies que é o 9º do oeste e vem de uma surpreendente derrota par o Pistons por 111 x 97. O Wizards, fora de casa, contra o Pacers na briga direta pela 9ª posição do leste.

4 – Memphis Grizzlies (33 v / 33 d / 9º do oeste) 97 x 111 Detroit Pistons (20 v / 47 d / 15º do leste)

O Pistons, uma grande e histórica franquia da NBA, não faz uma boa temporada mas nada impede de seguir seu caminho na busca por melhores resultados os quais podem causar estragos nos rivais que estão na briga pela próxima fase da competição. Foi exatamente isso que aconteceu nesta partida. O Grizzlies briga por uma vaga para o Play-in Tournament e esta derrota pode acabar sendo decisiva para suas pretensões. Ainda com 6 jogos pela frente, 4 deles contra adversários diretos por uma colocação no Play-in Tournament, a vitória contra o Pistons era de fundamental importância. O pivô Jonas Valanciunas com 19 pontos e 16 rebotes foi o destaque do Grizzlies. Pelo Pistons que se prepara para o NBA Draft, 7 jogadores terminaram a partida com dígitos duplos em pontos, com destaque para Wayne Ellington e Cory Joseph com 18 pontos cada. Este foi o 2º jogo entre as equipes na atual temporada com uma vitória para cada lado. As duas equipes estarão como visitantes no sábado. O Pistons contra o 76ers que lidera a conferência leste, e o Grizzlies contra o Raptors que é o 12º do leste.

5 – Atlanta Hawks (37 v / 31 d / 5º do leste) 126 x 133 Indiana Pacers (31 v / 35 d / 9º do leste)

Com um 1º tempo impecável (58 x 72), o Pacers redimiu-se da fraca atuação na 4ª feira diante do Sacramento Kings quando foi derrotado por 104 x 93, e obteve uma boa vitória sobre o Hawks que faz parte do G6 da mesma conferência. O armador/ala Caris LeVert (31 pontos e 3 rebotes) e o pivô Domantas Sabonis (30 pontos, 8 rebotes e 9 assistências), combinaram para 61 pontos, ou seja, 45,8% dos pontos do Pacers. No Hawks os destaques ficaram com o armador Trae Young (30 pontos e 10 assistências, double/double), o armador/ala Bogdan Bogdanovic (28 pontos e 2 rebotes) e o ala/pivô John Collins (25 pontos e 7 assistências). Este foi o 3º jogo entre as equipes na atual temporada com duas vitórias para o Pacers. O assistente técnico Greg Foster foi suspenso por um jogo e o pivô georgiano Goga Bitadze foi multado, após um acalorado bate-boca no banco, durante o terceiro quarto da derrota em casa na quarta-feira para os Kings. Bitadze xingou Foster enquanto ele passava correndo pelo banco (vejam no vídeo abaixo). As duas equipes estarão como mandantes na próxima partida. O Hawks, na 2ª feira, contra o Wizards que é o 10º do leste, e o Pacers, no sábado, também contra o Wizards.

6 – Oklahoma City Thunder (21 v / 46 d / 13º do oeste) 97 x 118 Golden State Warriors (34 v / 33 d / 8º do oeste)

Controlando muito bem o jogo e trabalhando coletivamente, fato este comprovado pelo número de assistências (36 contra 21 do rival), o Warriors alcançou a sua 3ª vitória nas últimas 4 partidas e beneficiado pela surpreendente derrota do Grizzlies para o Pistons por 111 x 97, assumiu a 8ª posição do oeste e praticamente garantiu vaga no Play-in Tournament. O armador Stephen Curry com 34 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 13 tentadas (46,1%), foi o nome da partida. Este foi o 2º jogo entre as equipes na atual temporada com duas vitórias para o Warriors. Os times voltam a se enfrentar no sábado, ainda na bela Chase Center, em San Francisco, na Califórnia, casa do Warriors.

7 – Los Angeles Lakers (37 v / 29 d / 6º do oeste) 94 x 118 Los Angeles Clippers (45 v / 22 d / 3º do oeste)

No charmoso clássico californiano, o Clippers, mais inteiro, acabou levando vantagem e com a vitória, a 2ª consecutiva depois de 3 derrotas em série, reassumiu a 3ª posição do oeste, empurrando o Lakers para a 6ª posição da mesma conferência. A situação do Lakers começa a preocupar os seus torcedores pois sem o astro LeBron James, recuperando-se de lesão, e ainda com o ala/pivô Anthony Davis fora de forma, a equipe terá um jogo crucial nesta 6ª feira, fora de casa, contra o Blazers que tem a mesma campanha (37 vitórias e 29 derrotas) e ocupa a 7ª posição. Lakers e Blazers se enfrentaram nesta temporada duas vezes com uma vitória para cada lado. No confronto direto, o Lakers leva vantagem pois venceu por 9 e perdeu por 8 pontos, ou seja, o jogo desta noite definirá quem ficará na frente em caso de empate ao final da “regular season”. Sete jogadores do Clippers fizeram dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador/ala Paul George com 24 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, eleito o nome do jogo. Este foi o 3º jogo entre as equipes na atual temporada com 3 vitórias para o Clippers, que voltará a jogar no domingo, em casa, contra o Knicks que é o 4º colocado do leste.

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário