Equipe de exibição norte-americana se apresentou na capital catarinense em 1952

Imagem: Divulgação/FCB

A primeira passagem dos Harlem Globetotters por Santa Catarina completou 70 anos, nesta terça-feira (10 de maio). Nesta data, no ano de 1952, a popular equipe de basquete estava em sua segunda passagem pelo Brasil e veio a Florianópolis onde fez um jogo contra a Seleção da capital vencendo por 58 a 21. Na ocasião, acompanhou também o time do New York Celtics – não tem relação com o Boston Celtics –, que jogou contra a Seleção Universitária Catarinense por 72 a 33.

Imagem: Divulgação/FCB

A história foi registrada pelo livro Basquetebol em Santa Catarina – 95 Anos de História (2010), do autor Luiz Augusto Tridapalli Archer. Então buscamos mais informações para saber detalhes desta apresentação.

Primeira turnê e feito
Quem conhece os Globetrotters, sabe que o placar é o menos importante, já que o time é famoso mesmo pelo show em quadra, com jogadas de efeito e malabarismos. Com mais de 26 mil vitórias em 123 países, aquela foi a primeira turnê mundial do time e a grandeza deste momento pode ser lida nas matérias do jornal O Estado, da capital catarinense.

“Brancos [Celtics] e negros [Globetrotters] americanos apresentaram muito de interessante e diferente em matéria de encestar, pois a sua técnica evoluída através de longos anos de prática, aliam à comicidade, provocando grande hilariedade. Goose Tatum, da equipe ‘colored’ fez o público rir a bandeiras despregadas com os seus excelentes repertórios cômicos, sendo ele o ponto principal da equipe e um dos melhores ‘ases’ do mundo no difícil esporte criado por James Naysmith”, descreveu a matéria do jornal O Estado no dia 15 de maio de 1952.

O jogo estava previsto para o dia 3 de maio de 1952, mas foi adiado para o dia 9 e depois, finalmente, para o dia 10. O local foi o antigo Estádio Santa Catarina, posteriormente conhecido como Ginásio da Fundação Atlética Catarinense (FAC), ao lado de onde hoje fica o Ginásio Rozendo Lima, no Instituto Estadual de Educação. A renda foi de 50.820 cruzeiros, recorde de arrecadação e público na época.

A FAC foi entidade que administrava o basquete, entre outras modalidades, até sua dissolução e a criação da Federação Catarinense de Basketball (FCB), em 1995.

Fama mundial e luta contra o racismo
A turnê 1951/52 dos Globetrotters comemorava os 25 anos da equipe e foi a primeira fora dos Estados Unidos. Foram visitados mais de 30 países da Europa, África e América, incluindo duas passagens pelo Brasil, vindo a Santa Catarina na segunda delas. Os Globetrotters foram fundados em Chicago em 1928 e, no ano seguinte, se mudaram para o Harlem, em Nova Iorque. Durante muito tempo carregaram a alcunha de “time mais famoso do mundo”, o que de fato era em 1952, época em que NBA ainda dava seus primeiros passos – a BAA, liga embrionária da NBA, foi criada em 1946.

A separação das equipes americanas entre negros e brancos, como escrita na matéria do Jornal O Estado, não é gratuita. Os Globetrotters eram um time composto apenas por atletas negros, enquanto o New York Celtics era composto apenas por brancos.

Mesmo com toda a fama mundial, comparada na época apenas aos lutadores de boxe Ray Robinson e Joe Lewis, os atletas dos Globetrotters viajavam o mundo com suas apresentações, mas em muitas cidades dos Estados Unidos e de outros países eram proibidos de frequentar restaurantes, hotéis, bares e sofreram acusações de roubo em mais de uma ocasião. Com a eclosão das lutas pelos direitos civis, nos anos 1960, a equipe virou um símbolo de integração dos negros na NBA (a exemplo de Wilt Chamberlain), no basquete e nos esportes, como um todo.

De lá para cá, os Harlem Globetrotters voltaram ao Brasil em diversas ocasiões, incluindo Santa Catarina onde vieram pela última vez em 2010 com apresentações em Blumenau e Joinville.

Fonte: Federação Catarinense de Basketball (FCB)