A técnica Adrianinha Moisés manteve a base campeã Sul-americana da categoria

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Sub-18 Feminina está convocada para os treinos, visando à disputa da FIBA AmeriCup U18 2022, que ocorre entre os dias 13 e 19 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Campeão Sul-americano invicto, o Brasil manteve a base do time que venceu as argentinas, no mês passado, sob o comando de Adriana Moisés Mafra, a Adrianinha.

O grupo se apresenta no dia 23 de maio e viaja para a Argentina no dia 11 de junho. Os treinos serão realizados em Araraquara (SP). Das 19 atletas convocadas pela comissão técnica, 12 viajam para Buenos Aires para a competição que vale vaga para quatro países na FIBA World Cup U19, em 2023.

Participam da AmeriCup: Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, El Salvador, México, Estados Unidos e Canadá. Pela forma de disputa, as nações serão divididas em dois grupos com quatro integrantes em cada um deles, com todas as seleções se classificando para as quartas de final, quando ocorre o cruzamento das chaves. Os qualificados para as semifinais também garantem vaga na Copa do Mundo. A Federação Internacional de Basketball (FIBA) ainda irá sortear as chaves da fase inicial.

Adrianinha manteve a base campeã sul-americana / Foto: FIBA

A MVP (Jogadora Mais Valiosa) do Sul-americano, Taissa Queiroz é uma das 19 convocadas pela técnica Adrianinha. Ana Beatriz Passos, Giovanna Rocha e Stephany Gonçalves, outros destaques dos Sul-americano, também estão na lista de convocadas.

“Primeiramente, sempre é uma honra ter a oportunidade de defender a Seleção Brasileira. A expectativa é sempre de fazer o nosso melhor, manter a mesma determinação e garra que o grupo demonstrou ter no Sul-americano, já pensando no que temos que melhorar taticamente. Sabemos que vai ser uma competição muito mais difícil. Nessa convocação mantivemos o mesmo que conquistou a vaga, agregando mais algumas atletas, incluindo Letycia que estava no exterior”, explica Adrianinha.

Convocação

Armadoras: Ana Paula de Oliveira Dias (AD Santo André), Vitória Romulado Kons (BF Blumenau) e Isabelly Vitória Hadassa de Siqueira (São José Basketball)

Alas/Armadoras: Marcela Prande Freitas (AD Santo André), Stephany Gonçalves (AD Santo André), Maria Clara Soares Lourenço (Mampituba/Criciúma) e Paula Bernardo Carvalho (Mampituba/Criciúma)

Alas/Pivôs: Ana Carolina Machado (SESI-SP), Taissa Queiroz (ADC Bradesco), Alexia Dagba (Associação Adrianinha de Basketball), Ana Beatriz Passos (ADC Bradesco), Mariah Luiza de Jesus (APVE Londrina), Diully Silva (SESI Araraquara) e Manuella Aquino (Nosso Clube/Pernambuco)

Pivôs: Giovanna Rocha da Silva (AD Santo André), Arianny Francisco de Oliveira (ADC Bradesco), Letycia Miranda Vasconcelos (Montverde Academy), Manuella Alves (ADC Bradesco) e Ana Luiza Ramos Pires (ADC Bradesco)

Comissão Técnica: Maria Paula Gonçalves (diretora do naipe feminino), Gerente de Basquete Feminino: Adriana Aparecida dos Santos Lopez (gerente do naipe feminino), Monica Atílio (administradora), Adriana Moisés Pinto Mafra (técnica), Luciana Thomazini e Alessandra Minati (assistentes técnicas), Rafael Bernardelli (preparador físico), Bianca Campos Marfori (médica) e Marina Stefani Souza da Silva (fisioterapeuta)