Basket Osasco e Botafogo FR também obtiveram êxito na segunda rodada do returno da fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A segunda rodada do returno da Conferência Amaury Pasos, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022, foi realizada neste domingo (03 de abril), com jogos em Osasco (SP) e São José dos Campos (SP). O Praia Clube/Gabarito, Basket Osasco e Botafogo FR venceram os jogos.

O Praia Clube/Gabarito conseguiu a recuperação ao derrotar o AEGB/Vila Nova, por 66 a 54 (40 a 30 no primeiro tempo), no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP). O time mineiro começou bem o jogo e ficou na frente nos dois períodos iniciais. A equipe goiana tentou a recuperação no terceiro quarto, mas o Praia Clube Gabarito voltou ao seu melhor ritmo no quarto final e se manteve no comando do placar para vencer – 23 a 19 (primeiro quarto), 17 a 11 (segundo quarto), 12 a 16 (terceiro quarto) e 14 a 08 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Patrick Vieira (15 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e Gabriel Emiliano (11 pontos), pelo time mineiro; Alef César (20 pontos, 09 rebotes e 04 bolas recuperadas) e André Coimbra (08 pontos e 04 rebotes), em favor da equipe visitante.

“Vitória fundamental para a sequência e pela luta da classificação. Tivemos uma derrota no jogo anterior, quando não tivemos um bom jogo. Mudamos a postura principalmente na defesa e soubemos ter o controle do jogo”, comentou o técnico Daniel Wattfy, do Praia Clube/Gabarito.

Outra equipe que obteve a recuperação foi o Basket Osasco, ao superar o Memorial/Fupes/Santos, por 81 a 62 (42 a 25 no primeiro tempo), em jogo realizado no mesmo local. Disposto a se reabilitar no campeonato, o time da casa não deu chances ao adversário e começou em ritmo forte, abrindo uma boa vantagem no primeiro tempo. Nos dois quartos finais, o Basket Osasco controlou bem a diferença e não deixou a equipe santista buscar algo maior, vencendo com méritos – 17 a 09 (primeiro quarto), 25 a 15 (segundo quarto), 18 a 18 (terceiro quarto) e 21 a 20 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Igor Avelino (17 pontos e 04 rebotes) e Paulinho Boracini (16 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), pela equipe da Grande São Paulo; Olintho “Dida” Silva (18 pontos e 11 rebotes – double-double) e Jean Lucas (14 pontos e 05 assistências), em favor do time do Litoral Sul Paulista.

“Vitória importante para manter o trabalho. Após uma derrota como a do primeiro jogo para o Vila Nova hoje a equipe já se superou e isso dá equilíbrio na tabela e chances de classificação. Resiliência, de um dia para o outro, um resultado como esse, temos que agradecer e comemorar, cientes de que há muito a fazer, muito a trabalhar durante toda a semana. Contra o Praia Clube será mais um grande jogo, pois ambos precisam da vitória e nós ainda mais para subirmos na tabela”, João Ricardo, técnico do Basket Osasco.

Complementando a jornada, o Botafogo FR derrotou a Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, no ‘duelo carioca’, por 68 a 63 (35 a 28 no primeiro tempo), atuando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). Uma boa performance no segundo quarto foi determinante para que o Fogão chegasse ao resultado positivo, pois conseguiu uma boa diferença. Nos demais perídios, as equipes se alternaram no comando do marcador e o time da Estrela Solitária se manteve à frente para vencer – 16 a 20 (primeiro quarto), 19 a 08 (segundo quarto), 12 a 17 (terceiro quarto) e 21 a 18 (quarto final).

Os destaques foram André Luis “Batata” Mendes (27 pontos e 06 rebotes) e Luiz Felipe Espírito Santo (15 pontos e 10 rebotes – double-double), pelo Fogão; Fabricio Veríssimo (20 pontos, 07 rebotes e 03 bolas recuperadas) e o cubano Darwin Valdes (11 pontos), em favor do representante de Mesquita.

“O primeiro turno era tudo novo, pois começamos a treinar mais tarde que os demais times e tivemos dificuldades, mas agora, com o tempo maior, pudemos ajustar algumas coisas, revendo os jogos do turno, acertar taticamente a equipe em função àquilo que a LSB fazia, assim como em relação todas as outras. Buscamos diversificar um pouco mais o nosso ataque, além de um sistema defensivo diferente, ou seja, encaixamos uma marcação zona. O jogo interno da LSB é muito forte, com o Fabrício, Douglas e o Roberto, e soubemos conter esse ponto forte do adversário, mesmo com o Fabrício sendo o cestinha da sua equipe. Com essa marcação não demos a chance dos chutes de fora. A nossa defesa foi muito bem, reduzimos bastante a pontuação do adversário e, o mais importante, é tivemos o equilíbrio emocional para fechar a partida. E isso nos faltou no primeiro turno”, analisou o técnico Miguel Palmier, do Botafogo FR.

A classificação da Conferência Amaury Pasos está assim:

1º) Praia Clube/Gabarito (06 vitórias e 02 derrotas)
2º) São José Basketball (05 vitórias e 02 derrotas)
3º) AEGB/Vila Nova (04 vitórias e 04 derrotas)
4º) Basket Osasco (04 vitórias e 04 derrotas)
5º) Memorial/Fupes/Santos (04 vitórias e 04 derrotas)
6º) Sodiê Salgados/Mesquita/LSB (02 vitórias e 06 derrotas)
7º) Botafogo FR (02 vitórias e 05 derrotas)

A terceira rodada do returno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos acontece nesta segunda-feira (04 de abril), com esses duelos: Memorial/Fupes/Santos x AEGB/Vila Nova, no ginásio Geodésico, em Osasco (SP), às 17h; Basket Osasco x Praia Clube/Gabarito, no mesmo local, às 19h15; e Botafogo FR x São José Basketball, às 19h30, no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP) – todos no horário de Brasília (DF).