Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Cumprindo o protocolo da Federação Internacional de Basketball (FIBA) durante a pandemia da COVID-19, o técnico Aleksandar Petrovic pré-convocou 17 jogadores para os duelos contra Panamá e Paraguai, que fecham as Eliminatórias para a AmeriCup, nos dias 21 e 22 de fevereiro. A Seleção foi a primeira a se classificar para o torneio e encerra sua participação em nova bolha, agora na cidade de Cáli, na Colômbia.

“Mais do que ganhar os jogos, para mim é importante provar alguns jogadores. Depois do Pré-Olímpico e Jogos Olímpicos, teremos a saída de alguns jogadores. O Brasil precisa de novos jogadores. Essa janela, o mais importante é ter alguns nomes para cobrir a posição 3 no futuro. E também, alguns atletas que estão sempre nas listas, já conheço”, explica Aleksandar Petrovic.

“Agora quero dar oportunidade para todos. Não é que tenho dúvidas, quero ver como se comportam. Temos nomes novos, mas sempre quatro, cinco atletas que têm mais experiências. Não podemos usar todos os 12 jogadores jovens. Essa lista não tem qualquer ligação com Pré-Olímpico ou Olimpíada. Para isso, tenho tudo muito claro. Essa lista é pensando também nos próximos anos”, complementa o técnico do selecionado nacional.

Todos os atletas passarão pela programação de testes PCR para serem elegíveis para participar dos jogos eliminatórios, cumprindo o protocolo FIBA com supervisão do Departamento Médico da CBB. Destes, 12 serão selecionados para representar o Brasil.

Para esta janela, Petrovic trouxe novidades. O jovem pivô Vinícius Lúcio, do Joventut Badalona, da Espanha, ganha uma chance. Quem também chega é o armador Felipe Ruivo, do Paulistano/Corpore, o ala Anderson Barbosa, outro do Paulistano/Corpore, e os também alas Dimitri Sousa, do Scandone Avellino, da Itália, e Túlio da Silva, do KOT/Caxias do Sul. As novidades seguem com o ala/pivô Renan Lenz, do São Paulo FC, e Luís Gruber, do Mogi das Cruzes Basquete.

A lista também tem o retorno do armador Rafa Luz, da UCAM Murcia, e de Jhonatan Luz e Léo Demétrio, do CR Flamengo. Os outros convocados já haviam aparecido na última lista, em novembro, quando o Brasil venceu Panamá e Paraguai pelas mesmas Eliminatórias da AmeriCup: Georginho de Paula, Caio Pacheco, Gui Santos, Lucas Dias, Márcio Santos, Lucas Mariano e Rafael Mineiro.

A Seleção Brasileira se apresenta direto no Aeroporto, onde embarca no dia 16 de fevereiro para Cáli, e treina do dia 17 ao dia 20 na Colômbia. No dia 21, o Brasil enfrenta o Panamá, e no dia seguinte, 22, fecha sua participação nas Eliminatórias diante do Paraguai.

Convocados

Armadores: Georginho de Paula (São Paulo FC), Felipe Ruivo (Paulistano/Corpore), Caio Pacheco (Bahía Basket/Argentina) e Rafa Luz (UCAM Murcia/Espanha)

Alas: Gui Santos (Minas Tênis Clube), Jhonatan Luz (CR Flamengo), Anderson Barbosa (Paulistano/Corpore), Dimitri Sousa (Scandone Avellino/Itália) e Tulio da Silva (KOT/Caxias do Sul Basquete)

Ala/Pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Léo Demétrio (CR Flamengo), Márcio Santos (Sesi Franca) e Renan Lenz (São Paulo FC)

Pivôs: Lucas Mariano (São Paulo FC), Vinícius Lúcio (Joventut Badalona/Espanha), Rafael Mineiro (CR Flamengo) e Luís Gruber (Mogi das Cruzes Basquete)

Fonte: CBB