As duas equipes estão em crescimento na 10a edição do NBB

Foto: Filippo Ferrari/Divulgação
Foto: Filippo Ferrari/Divulgação

Adversários nas oitavas-de-final da última edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA), Paulistano/Corpore e Solar Cearense se reencontram pela primeira vez. Com campanhas idênticas de duas vitórias e três derrotas, e separadas por uma posição na tabela de classificação, as duas equipes vão à quadra neste sábado (09 de dezembro), às 14h00 (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr., na capital paulista, em partida com transmissão ao vivo pela Band.

Sexto e décimo primeiro colocados na fase de classificação da 10ª edição do NBB CAIXA, Paulistano e Basquete Cearense, respectivamente, se enfrentaram logo na primeira fase dos playoffs. Após cada time vencer o primeiro jogo dentro de casa, a equipe nordestina roubou o mando de quadra do rival no Jogo 03, com vitória por 85 a 81, em São Paulo (SP), e ficou a uma vitória da classificação. Porém, o CAP reagiu e devolveu a derrota em casa, com triunfo em Fortaleza (CE), por 82 a 76, no Jogo 04, levando a série para a quinta e decisiva partida.

Novamente no ginásio Antonio Prado Jr., as duas equipes fizeram um duelo bem equilibrado. Com uma grande atuação no quarto decisivo, o Paulistano virou o placar sobre o Basquete Cearense e finalizou a partida com vitória, por 76 a 72. Destaque para as atuações de Arthur Pecos e Georginho, que não estão mais na equipe paulista, além de Lucas Dias e Guilherme Hubner, que também foram bem e ainda defendem o CAP.

O inicio de NBB do Paulistano não foi fácil, com duas derrotas em seus dois primeiros jogos. Porém, a equipe da capital paulista se reabilitou e chegou aos 50% de aproveitamento, com vitórias diante de Flamengo (72 a 67) e Minas Tênis Clube (93 a 86). Após pausa de quase 20 dias para os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para o Mundial de 2019, o CAP voltou à quadra diante do arquirrival EC Pinheiros e sofreu dura derrota.

Em um segundo tempo dominado pelos pinheirenses, o Paulistano tentou reagir, mas não foi suficiente e acabou com o resultado negativo no clássico, por 81 a 65. O grande destaque do CAP na partida foi o norte-americano naturalizado peruano Kyle Fuller, cestinha da equipe, com 15 pontos.

O Basquete Cearense também iniciou o NBB CAIXA de maneira negativo, com três derrotas seguidas, mas se reabilitou e venceu seus dois últimos jogos. Diante dos dois alvinegros cariocas, Botafogo e Vasco da Gama, o time nordestino fez a festa ao lado da sua torcida, com vitórias por 61 a 47 e 85 a 76, respectivamente, no Ginásio Paulo Sarasate.

Grande parte desta reação se deve ao ótimo início de temporada vivido por Paulinho Boracini, uma das contratações da equipe nordestina para este NBB CAIXA. Com quase 34 anos de idade, completos no próximo dia 26, o armador é o cestinha desta edição, com média de 19,4 pontos, além de contribuir também com 3,2 rebotes e 3,8 assistências por partida. O número de pontos do camisa 9 do Carcará é o seu maior desde a sua temporada de estreia na competição, no NBB CAIXA 09/10, quando teve 23,3 pontos de média em 16 atuações.