Classificados serão definidos em séries melhor-de-três jogos

Imagem: Divulgação/LNB
Imagem: Divulgação/LNB

O Pato Basquete abriu a série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2021/2022 derrotando o Zopone/Unimed Bauru Basket, por 72 a 63 (35 a 30 no primeiro tempo), em jogo válido pela primeira rodada, disputado no ginásio do Sesi, na cidade de Pato Branco (PR).

O jogo foi equilibrado, mas o time da casa conseguiu pequena vantagem no quarto inicial, o que foi importante, pois os dois períodos seguintes foram pautados pela baixa pontuação e não mudou o panorama. Nos dez minutos finais, o representante paranaense voltou a ficar em vantagem para vencer a primeira na série – 25 a 20 (primeiro quarto), 10 a 10 (segundo quarto), 16 a 16 (terceiro quarto) e 21 a 17 (quarto final).

Foto: Maurício Moreira/Divulgação

Os atletas mais efetivos foram Luiz “Gemadinha” Sacco (21 pontos, 05 rebotes e 08 assistências) e Victor Leal (13 pontos e 05 rebotes), pelo time paranaense; Rafael Hettsheimeir (14 pontos e 08 rebotes) e o norte-americano Larry Taylor (12 pontos e 07 rebotes), pela equipe paulista.

O segundo jogo, que pode ser o decisivo, acontece na sexta-feira (22 de abril), às 21h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Uma nova vitória coloca o Pato Basquete nas quartas-de-final.

A Unifacisa manteve o bom momento ao superar o Caxias do Sul Basquete, mesmo atuando no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS), por 73 a 64 (29 a 26 no primeiro tempo). Depois do primeiro quarto favorável ao time da casa, a equipe visitante cresceu nos dois seguintes e passou a comandar o marcador, abrindo vantagem. Nos dez minutos finais, o representante paraibano segurou a tentativa de recuperação do adversário para sair na frente na série – 14 a 18 (primeiro quarto), 15 a 08 (segundo quarto), 23 a 12 (terceiro quarto) e 21 a 26 (quarto final).

Os destaques foram Cauê Verzola (16 pontos e 09 rebotes) e o argentino Esteban Cantarutti (16 pontos), pelo time gaúcho; o norte-americano Trevor Gaskins (34 pontos) e Jimmy Dreher (10 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), em favor da equipe paraibana.

Foto: Divulgação/Caxias do Sul Basquete

“Demos o primeiro passo rumo à classificação, sabemos da importância do primeiro jogo em séries curtas de Playoffs e conquistamos uma vitória importante fora de casa. Agora, voltamos para Campina e temos a chance de fechar a série com o apoio da nossa torcida. Sabemos que temos a vantagem nos próximos dois jogos, mas também temos a consciência de que nada está decidido e vamos com a missão de conquistar a classificação já no Jogo 2”, comentou o ala do Unifacisa, Jimmy Dreher.

O segundo jogo, que pode ser o decisivo, acontece na sexta-feira (22 de abril), às 19h (de Brasília), no ginásio da Unifacisa, em Campina Grande (PB). Uma nova vitória garante a Unifacisa nas quartas-de-final.

Já a primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (2021/2022) tem sequência nesta quarta-feira (20 de abril), com dois jogos: Rio Claro Basquete x CA Paulistano, às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Felipe Karam, em Rio Claro (SP), e SC Corinthians Paulista x EC Pinheiros, às 21h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP).