ADRM Maringá e Basquete Joinville se reabilitam no Brasileiro

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

A segunda rodada do turno da Conferencia Hélio Rubens, na fase inicial do Campeonato Brasileiro – 2021, foi disputada nesta quarta-feira (24 de fevereiro), com mais três jogos. O anfitrião NBPG/Ponta Grossa manteve o 100% de aproveitamento, enquanto a ADRM Maringá-PR e o Basquete Joinville-SC se reabilitaram.

O NBPG/Ponta Grossa derrotou o Stock Med/União Corinthians, por 94 a 89 (81 a 81 no tempo normal e 39 a 34 no primeiro tempo), no tempo extra e manteve a invencibilidade na competição. Cada equipe mandou em dois quartos, com isso o tempo normal acabou empatado; no tempo extra, valeu a força do time da casa, que conseguiu desgarrar no placar e venceu – 20 a 16 (primeiro quarto), 19 a 18 (segundo quarto), 15 a 24 (terceiro quarto), 27 a 23 (quarto final) e 13 a 08 (tempo extra).

Foto: Divulgação/CBB
Foto: Divulgação/CBB

Os destaques foram Samuel “Pará” Ferreira (22 pontos, 10 rebotes e 04 assistências – double-double) e Leonardo Bispo (21 pontos e 15 rebotes – double-double), pela equipe paranaense; o argentino Enzo Cafferata (23 pontos, 10 rebotes, 07 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double) e Rafael Paulichi (23 pontos e 09 rebotes), em favor do time gaúcho.

“Difícil descrever em palavras uma vitória desse nível, contra uma equipe forte, como a de Santa Cruz do Sul. Creio que foi uma partida de xadrez, pois não tivemos vida fácil em nenhum momento, o nosso adversário aplicou uma defesa por zona bem treinada, já que é um time muito bem organizado e foi difícil encontrar os furos na defesa deles, mas tivemos sabedoria para jogar na frente do placar e na hora que ficamos atrás soubemos retomar o comando da partida; Meu grupo está de parabéns, assim como a equipe adversária, e quero parabenizar os meus atletas pelo espírito guerreiro e coletivo, que nos fez sair com essa vitória muito importante”, comentou o técnico Milos Alexander, do NBPG/Ponta Grossa.

Já a ADRM Maringá-PR conseguiu a recuperação ao suplantar o Brusque/ARADEFE-SC, por 79 a 71 (26 a 36 no primeiro tempo), em jogo movimentado. Um belo segundo tempo, assim o time de Maringá conseguiu a primeira vitória na competição, em que pese ter saído na frente no quarto inicial, a equipe de Brusque reagiu logo no segundo e passou a comandar o marcador com certa vantagem; nos dois períodos finais, entretanto, a agremiação paranaense foi melhor e conseguiu a virada para garantir o resultado positivo – 20 a 18 (primeiro quarto), 06 a 18 (segundo quarto), 27 a 16 (terceiro quarto) e 26 a 19 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os atletas mais efetivos foram Brunno Biazin (24 pontos, 07 rebotes e 05 assistências) e Pedro Henrique Rodrigue (20 pontos, 07 rebotes e 05 assistências), pelo time paranaense; Gabriel Assunção (17 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Felipe Machado (13 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor da equipe catarinense.

“Gratificante, como citei, os meninos colocaram em prática tudo o que foi treinado na pré-temporada, pois eles compraram a nossa filosofia. Sabemos que as coisas são difíceis, pois estamos iniciando um trabalho novo e tem toda questão de moral e respeito, mas estamos juntos e as barreiras vão vir; esse jogo foi bem atípico, pois não contamos com três jogadores por conta de uma intoxicação alimentar e tive que usar um atleta com muita bagagem e que fez a diferença: o Mãozão (50 anos). Muito gratificante ver o trabalho fluindo, mas temos que virar essa página, já pensar no próximo jogo e na sequência da competição”, comentou o técnico Jamison Silva, da ADRM Maringá.

Por fim, o Basquete Joinville-SC também conseguiu a recuperação ao derrotar o Londrina Basketball-PR, por 76 a 64 (36 a 28 no primeiro tempo). O jogo começou equilibrado, mas depois o time catarinense, calcado no bom rendimento do pivô Murilo Becker, conseguiu abrir vantagem para consolidar o comando do marcador e vencer – 16 a 15 (primeiro quarto), 20 a 13 (segundo quarto), 24 a 20 (terceiro quarto) e 16 a 16 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os principais nomes da partida foram Murilo Becker – foto – (27 pontos e 08 rebotes) e Emanuel Matias (14 pontos e 13 rebotes – double-double), pelo representaste de Joinville; Jhon Bonfim (15 pontos), Robson Junior (11 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Rafael Bibiano (11 pontos e 06 rebotes), em favor da agremiação de Londrina.

“Estou superfeliz de estar matando a saudade de jogar basquete e acredito que o principal, não foi nem o que produzimos dentro de quadra, mas a atitude que tivemos de um apoiar o outro, sem egoísmo, pensando só na vitória e respeitando quem estava no melhor momento na partida; essa é a cabeça de um time vencedor. Agora, temos mais um jogo difícil pela frente, mais um desafio e temos que ir melhorado a cada partida, degrau por degrau, por isso, a expectativa é que façamos u, jogo melhor na terceira rodada”, comentou o experiente pivô Murilo Becker, do Basquete Joinville.

Com estes resultados, a classificação de momento da Conferencia Hélio Rubens é essa: 1º) NBPG/Ponta Grossa – 04 pontos (02 vitórias), 2º) Stock Med/União Corinthians, Brusque/ARADEFE, Basquete Joinville e ADRM Maringá – 03 pontos (01 vitória e 01 derrota) e 6º) Londrina Basketball – 02 pontos (02 derrotas)

A terceira rodada, que acontece nesta quinta-feira (25 de fevereiro), no mesmo local, terá estes jogos: Basquete Joinville x ADRM Maringá (14h), Londrina Basketball x Stock Med/União Corinthians (17h) e NBPG/Ponta Grossa x Brusque/ARADEFE (20h) – todos no horário de Brasília.