O ex-técnico comandou a Seleção Brasileira de 2003 a 2007

Imagem: Divulgação/CBB

O atual supervisor técnico do Sesi Franca Basquete, Aluísio Elias Ferreira Xavier, o Lula Ferreira, dará nome ao Troféu de Melhor Técnico do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, que começa no dia 18 de fevereiro. Lula nasceu em 02 de janeiro de 1951 e sempre esteve ligado ao esporte. No basquete, começou na Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, passando pela SE Palmeiras e outras equipes. Na Seleção Brasileira, treinou as equipes juvenis até ser auxiliar de Hélio Rubens Garcia. Mais tarde, em 2003, substituiu o treinador e assumiu como técnico principal do Brasil.

Com a Seleção Brasileira masculina, Lula foi campeão dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007. Treinando os clubes, foi campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2009/2010 e da Liga das Américas de 2009 pelo Brasília.

“É uma grande honra ter o meu nome no troféu. Gostaria de agradecer essa grande honra. Tive a oportunidade de ser técnico da Seleção Brasileira adulta nos anos de 2003 a 2007 e isso me ligou demais à essa camisa sagrada. E a Confederação representa a Seleção Brasileira. Isso me emocionou muito. Uma grande honraria receber o nome desse troféu, um reconhecimento por uma vida dedicada ao basquete. Quero agradecer de coração essa lembrança e homenagem. Muito obrigado, CBB”, finalizou Lula Ferreira.