As ex-jogadora Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, foi nomeada para a Comissão de Jogadores da Federação Internacional de Basketball (FIBA), eleita na reunião do Conselho Central da entidade, realizada no sábado (14 de setembro), em Pequim, na China. Já o novo presidente da referida comissão é o ex-jogador alemão Dirk Nowitzki, que também passou a integrar o Conselho Central da FIBA.

“Vou tentar representar muito bem, não só o basquete do Brasil, mas também o sul-americano. É um reconhecimento pela minha carreira como jogadora do Brasil, defendendo o país; vou tentar corresponder como fazia nas quadras”, disse Paula, que foi indicada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“A Paula foi uma jogadora fantástica, com uma carreira repleta de títulos e conquistas, que sempre representou muito bem o basquete brasileiro, dentro e fora das quadras. Por isso, tenho certeza que ela vai brilhar também integrando a Comissão de Jogadores”, completou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

Os outros membros da Comissão, com mandato de 2019 a 2023, são estes: Dirk Nowitzki (Alemanha – presidente), Tela Jenni (Austrália), Ilona Korstin (Rússia), Hachetou Maiga Ba (Mali), Raffaella Masciadri (Itália), Yegor Mescheriakov (Bielorrússia), Marko Milic (Eslovênia), Hanno Mottola (Finlândia), Kirk Penney (Nova Zelândia), Yuko Oga (Japão), Amaya Valdemoro (Espanha), Nikos Zisis (Grécia), Mathieu Faye (Senegal), Dejan Majstorovic (Sérvia – Basquete 3×3) e Marie-Eve Paget (França – Basquete 3×3).

Em 2014, a Federação Internacional anunciou a criação da Comissão de Jogadores para representar os interesses dos principais astros do esporte. Isso foi implementado como parte das melhorias feitas na governança da entidade internacional e de acordo com os esforços contínuos para incluir os jogadores no processo de tomada de decisão. O sérvio Vlade Divac foi eleito o primeiro presidente, exercendo seu mandato de 2014 a 2019.