A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes

Imagem: LNB
Imagem: LNB

A Festa dos Melhores do Ano do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2020/2021, oferecida por Budweiser, foi confirmada pela Liga Nacional de Basquete (LNB). O evento premiará os principais destaques coletivos e individuais da temporada e acontecerá na segunda semana de junho, com data e horário ainda indefinidos.

Iniciando a divulgação das premiações, os indicados ao posto de Estrangeiro do Ano do NBB 2020/2021, que terá David Jackson e Shaq Johnson, do Minas Tênis Clube, e Desmond Holloway, do Fortaleza Basquete Cearense, concorrendo pela categoria.

Criado na temporada 2013/2014, o prêmio de Estrangeiro do NBB já foi entregue sete vezes, sendo que somente uma vez o vencedor foi um atleta não norte-americano – Franco Balbi, no NBB 2018/2019. Os outros vencedores foram David Jackson, que faturou o troféu em três oportunidades (2013/2014, 2014/2015 e 2019/2020), Shamell Stallworth (2015/2016), Desmond Holloway (2016/2017) e Tyrone Curnell (2017/2018).

O prêmio de Estrangeiro do Ano faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano, Maior Evolução, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).

A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá na segunda semana de junho – data e horário ainda serão definidos.

Além dos três finalistas, outros 12 nomes também foram votados. São eles: Franco Balbi (CR Flamengo), Corderro Bennett (São Paulo FC), Nate Barnes (Unifacisa), Anton Cook (VipTech Campo Mourão Basquete/Assercam), Chuzito (CR Flamengo), Kyle Fuller (SC Corinthians Paulista), Luke Martinez (CR Flamengo), Nano Parodi (Minas), Shamell (São Paulo FC), Erik Thomas (Paulistano), Isaac Thornton (Pato Basquete) e Sammy Yeager (Universo/Brasília).