Sesi Franca Basquete ganha bem fora de casa

O líder CR Flamengo-RJ derrotou o Caxias do Sul Basquete-RS, nesta quarta-feira (03 de janeiro), por 84 a 83 (78 a 78 no tempo normal e 39 a 31 no primeiro tempo), em jogo eletrizante, que foi realizado no ginásio do Sesi, na cidade de Caxias do Sul (RS), na primeira jornada do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) em 2024. A partida foi válida pelo turno da fase inicial.

Foto: Matheus Magnani/Caxias

Os 40 minutos iniciais apresentaram dois tempos distintos, com a equipe visitante comandando os dois quartos iniciais, com boa performance do ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini e o time da casa reagindo e ficando na frente nos dois finais, com destaque para o armador norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins. Com isso, a definição do vencedor ocorreu no tempo extra e o CR Flamengo conseguiu um rendimento ligeiramente melhor para liderar o placar no momento da definição – 21 a 16 (primeiro quarto), 18 a 15 (segundo quarto), 18 a 22 (terceiro quarto), 21 a 25 (quarto final) e 07 a 06 (prolongamento).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins (35 pontos e 04 assistências) e o argentino Alejandro Konsztadt (12 pontos e 03 assistências), pelo Caxias do Sul Basquete; Gabriel “Jaú” Galvanini (26 pontos e 12 rebotes – double-double) e Gui Deodato (19 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor do CR Flamengo.

Com este resultado, o CR Flamengo lidera a competição isoladamente, somando 15 vitórias e duas derrotas. O Caxias do Sul Basquete é o 14º colocado, com seis vitórias e 12 derrotas.

O Sesi Franca Basquete-SP derrotou o Fortaleza/Basquete Cearense-CE, por 77 a 72 (51 a 45 no primeiro tempo), mesmo atuando no Centro de Formação Olímpica, na cidade de Fortaleza (CE). A equipe francana comandou as ações nos três primeiros quartos, assumindo o comando do marcador e desgarrado. Isso foi importante, visto que o time cearense buscou a recuperação e ficou na frente nos dez minutos finais, mas sem conseguir a aproximação necessária para igualar ou buscar a virada – 29 a 22 (primeiro quarto), 22 a 21 (segundo quarto), 15 a 12 (terceiro quarto) e 11 a 17 (quarto final).

Foto: João Moura/Fortaleza

Os maiores pontuadores foram os norte-americanos Dexter McClanahan (19 pontos) e Eden Ewing (17 pontos e 03 rebotes), pelo Fortaleza/Basquete Cearense; o norte-americano David Jackson (17 pontos e 06 rebotes) e Márcio Santos (15pontos e 08 rebotes), em favor do Sesi Franca Basquete.

Com este resultado, o Sesi Franca Basquete segue na terceira colocação na classificação geral, contabilizando 14 vitórias e três derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense aparece no sétimo lugar, com 10 vitórias e oito derrotas.

A competição tem sequência na sexta-feira (05 de janeiro), com a realização de três jogos: Unifacisa x Sesi Franca Basquete, às 19h30 (de Brasília), na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB); EC União Corinthians x CR Flamengo, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS); SC Corinthians Paulista x Coop São José Basketball, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).