Joseense atuará nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, na China, em 2023

O São José Basketball Feminino terá mais uma representante nas seleções nacionais: a ala/armadora Júlia Letty foi convocada para a Seleção Brasileira Universitária. A equipe nacional disputará os Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, cidade chinesa, entre os dias 28 de julho e 08 de agosto.

Letty será uma das 11 atletas que vestirão a camisa amarela na competição internacional, que era para ter acontecido em 2021 e foi adiada, devido a pandemia de Covid-19, especificamente na China.

Os Jogos Mundiais Universitários de Verão, anteriormente chamado de Universíade, uma junção das palavras Olimpíadas e Universidade, já que a competição é considerada as Olimpíadas Universitárias. O torneio é realizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU).

A última edição do torneio aconteceu em 2021 em Nápoles, na Itália. A edição de 2021 foi adiada três vezes antes da confirmação da realização em 2023. A edição de 2023 aconteceria na cidade de Ecaterimburgo, na Rússia, mas foi cancelada após a invasão do país anfitrião a Ucrânia em 2022.

Foto: Jorge Fonseca/Família BF/São José Basketball

O Brasil não participou, no basquete feminino, das últimas edições e busca o título em 2023; a última participação brasileira na modalidade foi em 2015 em Gwangiu, na Coréia do Sul. Júlia se apresenta nos próximos dias para os primeiros treinamentos com a seleção, antes da viagem para a China.

Júlia confessou que não esperava e foi pega de surpresa. “Foi do nada que me mandaram mensagem informando a convocação. Minhas amigas estavam mandando mensagens e eu não estava entendendo, até ver a mensagem oficial da convocação”, relatou.

“Meu sentimento é de gratidão pela oportunidade. É uma honra representar o país e espero que joguemos da maneira correta e que todas tenhamos o mesmo propósito” complementou a atleta.

Indagada ainda sobre a oportunidade e como a experiência poderia ajudar na sua carreira, principalmente com a camisa do São José, Letty foi direta. “Acredito que a disputa da Universíade vai me ajudar e muito a crescer individualmente. Espero que eu consiga trazer isso e todos os ensinamentos que tirar dessa experiência para minhas colegas de time” completou.

A competição, que dura 12 dias, reunirá cerca de 10 mil atletas universitários de 150 países diferentes. O torneio é considerado o maior do segmento universitário no mundo e muitos atletas que brilham nas olimpíadas começam a se destacar na Universíade.